quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Noite longa


Na noite longa

minha alma
chora sua fome de séculos

Meus olhos crescem
e choram famintos de eternidade
até serem duas estrelas
brilhantes
no céu imenso.

E o infinito se detém em mim

Na noite longa
uma remotíssima nostalgia
afunda minha alma
E eu choro marítimas lágrimas
Enquanto meu desejo heróico
de engolir os céus
se alarga
e é já céu

Tenho então
a sensação esparsamente longa
de vogar no absoluto.

Mário Fonseca
    (1939-2009)


Mário Alberto de Almeida Fonseca nasceu a 12 de Novembro de 1939, na Praia. Foi professor de Francês no Senegal e administrador e tradutor na Mauritânia e Turquia.

Tem poemas dispersos em revistas, jornais e antologias - Boletim de Cabo Verde, Seló (que fundou juntamente com o poeta cabo-verdiano Arménio Vieira), África, Internacional, Solidarité, Afrique, África, Raízes, Poésie du monde Noir (Presence Africaine d´Expression Portuguese). Das suas obras constam "O Mar e as Rosas", que foi confiscado em Lisboa, em 1964, aquando do encerramento forçado da então Associação Portuguesa de Escritores, pela Polícia Política.

Sob o título "Mon Pays est une Musique" publicou os livros de poesia: Près de la mer, Mon Pays est une Musique e Poissons. Participou das actividades da Associação de Escritores Afro-Asiáticos (Pequim, 1966), no Simpósio Literário Internacional contra o Apartheid (Brazaville, 1987) e nos Estados Gerais do Livro Francófono (Paris 1989).

O poeta foi colaborador e re-writer do Jornal "A Semana" por longos anos e, recentemente vinha colaborando com alguma regularidade o jornal Expresso das Ilhas. aqui





=====
Poema - daqui

17 comentários:

  1. Gostei bastante de a ler. Obrigada pela partilha!
    .
    Mundo louco...
    .
    Beijo, e uma boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Você sempre nos traz figuras importantes da poesia e da literatura. Escolheu um lindo poema para homenagear o autor, cuja biografia gostei muito de conhecer. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Mário, oh, Mário...
    Assim tu me deixas
    maluco. Mário, Mariozinho,
    Maneco, Manequim. Manequim
    deveria ser o teu nome se não
    existisse Quintana para servi-lo.
    Um beijo e boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério, Sílvio Afonso?
      É o que se lhe oferece dizer?
      :)

      Eliminar
  4. Um poeta que conheço muito pouco e que gostei de ler.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Oi Olinda
    Gosto das tuas escolhas> Um poema intenso que nos amarra no contexto tão lindo
    Gostei de ler a biografia deste poeta que eu não conhecia
    Beijinhos minha querida amiga

    ResponderEliminar
  6. Um poema magnífico!
    Gostei sobremodo de conhecer o poema e o autor. Um 'curriculum' surpreendente!

    A noite foi longa para os de cá e para os de além-mar.
    A censura policial sobre tudo o que se escrevia foi uma das piores vilanias da ditadura.

    Agradeço ter conhecido o Poeta. Lura tem uma voz muito bonita...
    Beijinhos, querida Olinda.
    ~~~~~~

    ResponderEliminar
  7. "O infinito se detém em mim"... Só pode ser assim, porque poetas com esta sensibilidade roçam o infinito de todas as emoções. Gostei de conhecer aqui este poeta, para mim desconhecido. Tenho tanto para aprender...
    Um bom fim de semana, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Grande Poesia de Mário Fonseca, Poeta que não conhecia mas deixas algumas dicas para eu poder fazer o trabalho de casa.
    Te fico grato, Olinda, pela partilha e alargamento de horizontes que, eventualmente, estão menos abertos.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  9. "fome de séculos" - a alma!
    "famintos de eternidade" - os olhos

    no mundo "sulfuroso", que por vezes vem bater à porta
    e em que raras vozes chegam ao céu
    o Poeta traça em dois versos
    todo um programa de resgate das "marítimas mágoas"
    e de conquista do Céu.

    gostei muito, Olinda
    beijo

    ResponderEliminar
  10. Precioso poema de Mario Fonseca, gracias por compartirlo.

    Te agradezco tu comentario en mi blog.

    Besos.

    ResponderEliminar
  11. É nas noites longas que a nostalgia mais aperta o coração.
    Lindíssimo poema, desconhecia o poeta, obrigado pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Esparso e absoluto como o pulsar poético.
    Um poema que nos redimensiona.

    A poesia é esta gratificação permanente.

    Beijo, querida Olinda.

    ResponderEliminar
  13. Poema que expressa enorme sensibilidade, grandioso em expressão!
    Obrigada por compartilhar e me dar a conhecer o autor.
    Boa noite e ótima semana.

    Beijo querida amiga.

    ResponderEliminar
  14. Excelente poema que, apesar da contenção provocada pela nostalgia em que imerge, conduz a uma libertadora ascensão.
    Saudações poéticas.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  15. Excelsa partilha, amiga Olinda, como sempre, aliás!!!

    Passei para deixar um bjinho e votos de dias harmoniosos, se bem que tudo esteja demasiado ensombrado!

    ResponderEliminar