quarta-feira, 30 de maio de 2018

Memórias de um Espírito*

Um homem que morre de repente sem tempo para arrumar os seus assuntos. O seu espírito continua a pairar dentro de casa e vê com espanto todas as expressões dos preparativos para as suas próprias exéquias e o comportamento dos familiares, dos amigos, das antigas namoradas. Cada uma das pessoas que chega para apresentar condolências traz-lhe um mundo de recordações e, claro, o falecido na sua forma etérea, tece as suas considerações e confidencia ao leitor as variadas experiências que teve em vida. O leitor (ou seja, eu) sorri agradado perante a ironia, a crítica velada dos costumes e...a brejeirice.



Mas, "As Memórias de um Espírito" não foi o primeiro livro que li de Germano de Almeida. O primeiro contacto estabelecido com ele foi através de "Estórias de dentro de casa". Seguiram-se outros: "O Testamento do Sr Napumoceno da Silva Araújo", "Os dois irmãos", "O Mar na Lajinha". E o interessante é que são livros que me foram oferecidos por familiares e amigos, tendo tomado, desta forma, conhecimento da pujança da obra deste excelente e carismático escritor cabo-verdiano.

Isto, para assinalar, aqui, que o Prémio Camões deste ano lhe foi atribuído e devo dizer que o mesmo não poderia estar em melhores mãos, na minha óptica. Germano de Almeida não só prestigia a Língua Portuguesa como também lhe introduz palavras, termos, expressões de sabor crioulo que a enriquecem enormemente. Sei dar o devido valor a esse facto porquanto conheço como falante a dinâmica dessa língua, designada crioulo cabo-verdiano, especialmente na vertente das ilhas do Barlavento.

Insiro, a propósito, este pequeno apontamento sobre o assunto: 

Apesar da pequenez territorial, a situação de insularidade fez com que cada uma das nove ilhas desenvolvesse uma forma própria de falar crioulo. Cada uma dessas nove formas é justificadamente um dialecto diferente, mas os académicos em Cabo Verde costumam chamá-las de «variantes», que é o termo que passaremos a empregar neste artigo.
Essas variantes podem ser agrupadas em duas grandes variedades. A Sul temos a dos crioulos de Sotavento que engloba as variantes de Brava, Fogo, Crioulo de Santiago e Maio. A Norte temos a dos crioulos de Barlavento que engloba as variantes de Boa Vista, Sal, São Nicolau, São Vicente e Santo Antão. Aqui

Os linguistas têm muito trabalho pela frente, no sentido de conciliar todas as variantes e fazer nascer regras gramaticais para que o crioulo cabo-verdiano venha a ser representado uniformemente, tanto em termos fonéticos como ortográficos.

E PARABÉNS A GERMANO DE ALMEIDA. 

VENHAM MAIS LIVROS!

====
Ouçamos a LURA, uma força da natureza, em NA Ri Na:




====
* Escolhi esse título para o post devido à preferência que tenho pelo livro:"As Memórias de um Espírito".

4 comentários:

  1. Olinda, bela postagem!
    Não posso dizer que foi bem atribuído o prémio Camões a Germano de Almeida porque não conheço a sua obra. Estupidamente, porque tenho dele três romances trazidos há uns anos de Cabo Verde por um colega que lá foi em serviço. Estão, inclusive assinados pelo autor.
    Já os procurei e coloquei à vista. Agora que li a tua opinião fiquei curiosíssima.
    Beijo, minha amiga.

    ResponderEliminar
  2. "Memórias de um espírito" deve ser de uma riqueza literária fantástica. E o crioulo um desafio linguístico fascinante. Vem-me à ideia a doce melodia de uma "morna" na voz de Cesária Évora.
    No caso do mirandês os linguistas fizeram uma convenção ortográfica. E quem se aventura na escrita da língua mirandesa, não a pode dispensar.
    Também não dispenso a leitura das suas publicações, minha querida Olinda.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Grato, amiga, que desta forma intimista, escorreita e pedagógica, fiquei a saber alguma coisa sobre o nada que sabia do Prémio Camões. Gostei do que li, aguçou-me a curiosidade e deixa-me inquieto sobre o tempo que me falta para lhe dedicar um espaço de leitura. Fica o agradecimento.
    abraço.
    jorge

    ResponderEliminar
  4. Gostei da voz, o que me levou a ouvir outras canções.
    Foi com prazer que a vi comentar no Andradarte.
    Beijo


    ResponderEliminar