segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Nosso lado lunar

Caímos normalmente na assumpção da teoria do bom selvagem, aquele que a sociedade corrompe com estímulos vários, saído de um ambiente puro, livre de fingimentos e maldades e transferido para o seu contrário. Esquecemo-nos que toda a estrutura social tem as suas malhas e tramas, os seus conceitos de prestígio por vezes ditatoriais. O que muda é somente a maneira de ver as coisas e a sua valorização. Não há como fugir à certeza de que somos feitos de luz e trevas. Na luta entre o bem e o mal, segundo os nossos valores, não poucas vezes deixamo-nos sucumbir. Parece-me que a parte mais difícil será, não esta posição maniqueísta em que se consegue ver o lado bom e o lado mau, pré-estabelecidos, mas a parte cinzenta que a nossa consciência detecta e enfrenta. Esta, a consciência, é também fruto de toda uma informação de milhares de anos. E aqui temos a certeza de que realmente não somos uma tábua rasa e que no nosso interior vão se somando ideias, com avanços e recuos. As incertezas acumulam-se perante batalhas nem sempre ganhas, afirmando-se frequentemente o nosso lado menos benquisto. Nos dias que vivemos somos confrontados com situações que nos mortificam e chegamos a pensar que o fim dos tempos se aproxima. Mas, já várias gerações antes de nós tiveram este sentimento de destruição iminente. E penso que a nossa não será a última.

Boa semana, meus amigos.

Abraço 

9 comentários:

  1. (^‿^)✿

    Coucou et merci pour cette belle publication chère Olinda !
    Que c'est magnifique !

    Gros bisous ♡ d'Asie vers toi !!!!

    Bon lundi !

    ResponderEliminar
  2. É preciso é seguir sempre em frente......

    Um Bom Natal
    Boas Festas
    Boa semana
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto para parar, saborear e meditar.
    A Quadra que passamos convida a reflexões sobre a Vida; aqui estão, clarinhas e bem postas.
    Parece que os egoísmos acabam por tomar conta de nós, num qualquer momento menos forte. O remédio tem a palavra Amor por lema e o despredimento por prática.
    O Mundo bem pode acabar ( e acaba a cada tempo de cada um), que a nossa missão terá continuadores.
    Boa semana, também para ti.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  4. É, a nossa geração não será a última.

    Beijinhos

    Boa semana.

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  5. Nós reclamamos do mundo, do ser humano, de tanta desgraça que por aí vemos e a " nossa geração não será a última " e sabes por quê, Olinda. Porque felizmente há uma quantidade muito maior se seres humanos fantásticos do que mesquinhos. Damos mais ênfase ao que de mau acontece, mas muita coisa boa acontece por esse mundo afora. Sei que esta é uma quadra muito propícia a isso, mas nem imaginas a solidariedade que tenho visto na loja social e a quantidade de brinquedos que nos têm chegado. Está certo...poderia ser sempre assim, mas, pelo menos agora o povo se lembra dos mais pobres. O clube desportivo da cidade onde vivo fez uma campanha para angariar alimentos no dia do jogo do Domingo passado. Pois na Terça seguinte chegou à loja uma carrinha de alimentos. Pela quantidade, não houve uma pessoa que não tenha levado alguma coisa. Se não tivesse havido essa recolha, não teriamos alimentos para dar agora no Natal. Como vês, o ser humano, com o seu lado bom e o seu lado mau, deixa muitas vezes que o bom sobressaia. Beijinhos, querida amiga e obrigada por este belo texto de reflexão. Que o Natal seja para ti e para os teus uma época de alegria e benção. Que sejam também assim todos os dias que a vida vos conceder.
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga Olinda,

    Parabéns por este belo texto que dá para reflectir e colocarmo-nos algumas questões.

    Viemos aqui os três para desejar que passes um Natal muito feliz com muita saúde, amor e paz e que o ano de 2015 te traga muita felicidade e transforme os teus sonhos em realidade.

    Seguindo a máxima “Ano Novo, Vida Nova”, informamos que o Farol vai sofrer algumas mudanças já a partir do próximo mês de Janeiro. Assim, aproveitamos para te convidar a participar no desafio com o qual em 2015 iniciaremos essa mudança.

    Beijinhos e abraços dos amigos,

    Argos, Tétis e Poseidón

    ResponderEliminar
  7. Sim, é verdade, e lembro-me desde pequena de ouvir idosos dizerem que o fim do mundo estava próximo. Não estará. Diz-se que o mundo está cada vez pior, mas alguma vez esteve bom?
    Beijinhos, boa semana :)

    ResponderEliminar
  8. ~ Uma boa dissertação sobre a mente e comportamento humano.

    ~ Em tempos muito difíceis... Resistamos!


    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~

    ResponderEliminar