domingo, 27 de outubro de 2019

Essa que eu hei de amar




Essa que eu hei de amar perdidamente um dia
será tão loura, e clara, e vagarosa, e bela,
que eu pensarei que é o sol que vem, pela janela,
trazer luz e calor a essa alma escura e fria.

E quando ela passar, tudo o que eu não sentia
da vida há de acordar no coração, que vela…
E ela irá como o sol, e eu irei atrás dela
como sombra feliz… — Tudo isso eu me dizia,

quando alguém me chamou. Olhei: um vulto louro,
e claro, e vagaroso, e belo, na luz de ouro
do poente, me dizia adeus, como um sol triste…

E falou-me de longe: "Eu passei a teu lado,
mas ias tão perdido em teu sonho dourado,
meu pobre sonhador, que nem sequer me viste!"


     (1890-1969)


No passado mês de Julho, apresentei, no Xaile, Guilherme de Almeida, poeta modernista, chamado "O Príncipe dos Poetas Brasileiros", com a sua poesia e alguns elementos biográficos, num total de onze posts. Não terei dito tudo a seu respeito, naturalmente. Hoje, trago mais este poema, para assinalar o Dia Nacional da Poesia, no Brasil, país que através dos seus Autores e iniciativas culturais muito prestigia a Literatura e o amor à Língua Portuguesa.

Trarei também, até 31 de Outubro*, poemas de Castro Alves e de Carlos Drummond de Andrade.



Santos e Pecadores (O.Bilac) - Fala-me de amor



* Dia nacional da Poesia, no Brasil. 
Inicialmente comemorado a 14 de Março, data do nascimento de Castro Alves, foi posteriormente instituído o dia 31 de Outubro, assinalando o dia do nascimento de Drummond de Andrade.

Espero aqui os amigos brasileiros, para me dizerem de sua justiça. :)

Bom domingo a todos.

Abraço.



=====

Veja, sobre Guilherme de Almeida:
Posts:  IIIIIIIVVVIVIIVIIIIXX, XI

====
Poema - daqui
Imagem - daqui


16 comentários:

  1. Gostei do soneto.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Doce e puro fascínio este maravilhoso poema. Dilçiciou-me o ego a ler

    Domingo feliz

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia este poema, embora conheça mal a poesia de Guilherme de Almeida. Tenho que o colocar na minha estante de poesia.
    Um beijo, minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de Domingo, querida amiga Olinda!
    Gosto do Video que me foi apresentado pela amiga Ailime. Gostei muito de ouvi-lo agora. Muito romantico como gosto
    "Eu passei a teu lado,
    mas ias tão perdido em teu sonho dourado,
    meu pobre sonhador, que nem sequer me viste!"
    O Amor passa por nos e precisamos estar bem atentos... Para nao estarnos nas nuvens e perdernos o "esbarrao" que ele nos da.
    Muito obrigada pelo carinho conosco.
    Tenha dias muito felizes e abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Meu coração já sentia a dor da saudade
    A falta de todos amizades
    ficaram distante num imenso vasio.
    È maravilhoso quando sentimos
    a presença de Deus.
    Deus me fortaleceu .
    Da vida, não quero muito.
    Quero apenas saber que tentei de tudo ..
    Tive tudo o que pude. Amei tudo o que valia a pena.
    E perdi apenas o que, no fundo, nunca foi meu.
    Um abraço saudoso com amor..

    ResponderEliminar
  6. A vida é como um sonho e bem assim
    Como o poeta diz ter se passado
    Em que o amor passou pelo seu lado
    Sem que notasse ele passar, enfim!

    É uma verdade que tiro por mim,
    Nunca sabemos bem o que um recado
    Nos quiz dizer. E virtude e pecado
    Estabelecem-se ao pensar afim.

    Quem quer, busca seu sonho com unha e dentes!
    Jamais podemos ser indiferentes
    A esperar que o amor nos chegue à cama.

    Quem ama busca o amor sem exigentes
    Preconceitos vis! Sonhos ardentes
    Levam o amante aos braços de quem ama!

    Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  7. Por vezes ausento-me sem premeditação. Nunca aviso porque quero estar, quero ver e julgo que tenho tempo. Nem sempre acontece.

    Devo dizer que amei este poema fresco, leve e apaixonado. É uma leitura que transforma um dia cinzento num dia festivo porque o que conta são as pessoas e os sentimentos.
    É sempre um prazer ouvir Olavo Bilac.

    Um beijo, minha querida Olinda Beja.

    ResponderEliminar
  8. um soneto elegante e muito belo.
    com a "arte" de quem conhece bem o amor e os seus "enganos"...

    e enredos!

    um poeta de eleição!
    que a minha amiga me deu a conhecer.
    grato, Olinda.

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá. Este video dos Santos e Pecadores é, na minha opinião, retirado, talvez do seu melhor album. Gosto muito de ouvir

    Feliz semana

    ResponderEliminar
  10. Adorei! Grata pela partilha.

    Como gosta de poesia convido-a a ler este post https://primeirolimao.blogspot.com/2019/10/10-ideias-para-quem-gosta-de-poesia.html

    Bjs,
    Vanessa Casais

    ResponderEliminar
  11. Não sou brasileira, mas considero-me luso- brasileira, uma " felizarda " que se " dá ao luxo" de ter duas pátrias, as duas por mim muito amadas. Não sabia que o dia da poesia, no Brasil, tinha sido mudado para 31 de Outubro, data do nascimento de Drummond da Andrade, embora antes também estivesse bem atribuido, assinalando o dia de nascimento de Castro Alves: ambos merecem esta distinção e ambos " prestigiam a literatura e o amor à lingua portuguesa " . Sempre atenta, querida Olinda, valorizas estes poetas maiores que merecem ser homenageados por todos nós, O soneto é lindo e a música maravilhosa. Como dissa acima, a minha segunda pátria merece que te agradeça, do fundo do coração, todo este carinho que dás à cultura brasileira; pais irmão que tem passado por graves problemas, mas que, com a garra do seu povo, com o seu optimismo e alegria, vai com certeza superar todos esses contratempos. Obrigada, querida amiga, e boa noite. Um abraço de grande amizade
    Emilia

    ResponderEliminar
  12. Depois de uma breve ausência (doente), estou de volta. O Gil com muito trabalho, incumbiu-me de vos visitar... Hoje numa passagem rápida. Espero que entendam...

    Hoje, do Gil António :-O amor e a sua ausência

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
  13. Fenomenal poesia né! Quem tem talento irrompe o tempo e fica pairando nas nossas flores...beijos

    ResponderEliminar
  14. Querida Olinda Melo,

    reparo que, no meu comentário, me enganei no seu nome. Peço desculpa. Conheci a poetisa Olinda Beja, de São Tomé e Príncipe, o ano passado na Hora da Poesia, em Vizela. Fascinou-me pela maneira como se veste, como canta e como declama. Leva pelo mundo a cultura das suas raízes.

    Foi uma distração, minha amiga.

    Um abraço bem apertado.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa

      Fui reler o seu comentário. Não tinha notado o lapso.
      Gosto imenso de Olinda Beja, adoro a sua Poesia e
      já a trouxe para o nosso convívio. Estou de novo a
      reler algumas coisas sobre a cultura sãotomense e é
      natural que volte a publicá-la em breve.

      Muito obrigada pela sua atenção, minha amiga.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar