sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Vercingétorix ou Clóvis?

Da fama de  Vercingétorix, valente guerreiro das campanhas da Gália - 58 a 52 a.C -, fala-nos Júlio César na sua obra De Bello Gallico, na qual pretende ter um discurso objectivo mas, na realidade, uma forma de fazer a apologia pessoal, segundo dizem os seus críticos.

Vercingétorix estivera ao lado de César, nos seus exércitos, batalhando contra outros adversários. Ali, terá aprendido a arte da guerra e assim vencido César na batalha de Alésia, para a qual consegue reunir várias tribos, vitória que, na verdade, não dura muito. Na imagem abaixo vemo-lo a entregar-se depois de vencido, ele próprio, definitivamente. Mas a sua aura de herói reaparece muito mais tarde, como veremos adiante.




Sabemos que Clóvis I, chamado o Rei dos Francos, é considerado o fundador de França. Vence vários povos e consegue firmar-se, decorrendo o seu reinado de 481 a 511. Torna-se cristão, tendo sido baptizado pelo bispo de Reims, o que veio fortalecer a sua autoridade, porquanto, como é sabido, após a queda do Império Romano, a Igreja é a única instituição que se mantém firme, desempenhando importante papel de supremacia, com um poder que se dizia vindo do alto, confirmando, coroando e destituindo Reis e Imperadores.

(Aliás a Idade Média - foi uma época muito rica culturalmente, de grandes elucubrações filosóficas, nada coincidente com a idade das trevas com que muitos a apelidam. Lembremo-nos, por exemplo, de grandes doutores da Igreja como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, além de outros grandes teóricos).

Depois de muito caminho percorrido, semeado de tantos e tão grandes acontecimentos e figuras importantes para a cultura ocidental, de que tenho aqui falado ainda que superficialmente, como é natural, ressalto a Revolução Francesa, 1789, com todas as alterações verificadas ao nível social, político e mental. E, na senda das várias revoluções que se seguiram, eis que no século XIX surge de novo a figura de Vercingétorix, defendendo-se ser ele o verdadeiro fundador de França, o seu herói.

Isto para referir a obra de banda desenhada, de 1959, da autoria de Albert Uderzo e René Goscinny, na qual recuperam Vercingétorix plasmando-a na figura de Astérix, com um humor cheio de trocadilhos, caricaturas e estereótipos. Li algures que esta obra faz agora 60 anos e que para os assinalar foi lançada ontem "A Filha de Vercingétorix", a filha rebelde, saída da imaginação de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad.

Há quem associe a figura de Adrenalina, de "A filha de Vercingétorix", a Greta Thunberg, a menina que quer mudar o mundo, trazendo a muito boa gente  grandes perplexidades pela sua intervenção crítica nas Nações Unidas sobre as alterações climáticas. 

Boa sexta-feira, meus amigos.

Abraço.



=====

Ver, se lhe interessar:
Vercingétorix
Poder espiritual/Poder temporal



Grande trilha sonora de "Chariots of fire" - Vangelis


7 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco mais sobre essa parte da história. A imagem escolhida também ficou perfeita!

    ResponderEliminar
  2. Foi bom recordar estes heróis, incluindo os da BD!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Um pedaço da História Universal que sabe bem ser relembrada. Pena é que os contemporâneos não "conheçam" (porque não querem) muitos episódios que engrandecem ou fazem meditar sobre as atitudes modernas de olhar a Vida.
    Amei.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  4. Um post brilhante. Adorei voltar a ouvir esta música de Vangelis, é espectacular.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Magistral publicação. Saber a história é sempre um reconhecimento pelo grau de consciência com que se vive

    Gostei muito
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
  6. desconhecia em absoluto que existia uma Adrenalina filha "Filha de Vercingétorix", mas tive uma certa paixão pelo seu antepassado Astérix.

    na realidade as sociedades "alimentam-se" dos seus heróis e de seus mitos, criando uns e "desmistificando" (passe o pleonasmo) outros, conforme satisfaçam ou não as "exigências" de cada tempo histórico.

    e se Greta Thunberg, a "menina que quer mudar o mundo", é heroína de banda desenhada, apenas poderei congratular-me, na medida em que pode ajudar a sensibilizar e"mobilizar" muita gente para as questões climáticas

    mais um excelente texto
    e um excelente tema, amiga Olinda

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Um post muito interessante e um video excelente.
    Obrigada pela partilha
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar