segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Só um mundo de amor pode durar a vida inteira


Há coisas que não são para se perceberem. Esta é uma delas. Tenho uma coisa para dizer e não sei como hei-de dizê-la. Muito do que se segue pode ser, por isso, incompreensível. A culpa é minha. O que for incompreensível não é mesmo para se perceber. Não é por falta de clareza. Serei muito claro. Eu próprio percebo pouco do que tenho para dizer. Mas tenho de dizê-lo.

O que quero é fazer o elogio do amor puro. Parece-me que já ninguém se apaixona de verdade. Já ninguém quer viver um amor impossível. Já ninguém aceita amar sem uma razão. Hoje as pessoas apaixonam-se por uma questão de prática. Porque dá jeito. Porque são colegas e estão ali mesmo ao lado. Porque se dão bem e não se chateiam muito. Porque faz sentido. Porque é mais barato, por causa da casa. Por causa da cama. Por causa das cuecas e das calças e das contas da lavandaria. (...)

O amor é uma verdade. É por isso que a ilusão é necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser. O amor é uma coisa, a vida é outra. A realidade pode matar, o amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe. Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não esta lá quem se ama, não é ela que nos acompanha - é o nosso amor, o amor que se lhe tem. 

Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado,viver sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode ceder. Não se pode resistir. A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a Vida inteira, o amor não.
Só um mundo de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também.
Miguel Esteves Cardoso, in 'Jornal Expresso'


O que quero é fazer o elogio do amor puro...

...amor do tamanho do mundo


Miguel Vicente Esteves Cardoso - n. 1955 - é um crítico, escritor e jornalista português.




O que ele diz de si próprio:

Acho que as autobiografias das pessoas deveriam começar pelo presente. Eu sou uma pessoa feliz, apaixonada pela Maria João, com quem vivo há quase 13 anos. Quis ser escritor desde que me lembro de ler — muito depois de ter aprendido a querer — e sou feliz por escrever todos os dias para as pessoas que fazem e lêem o PÚBLICO. Não é fácil escrever todos os dias — mas a obrigação de escrever é boa. Para quem nunca escreveu um diário, é estranha a quantidade de coisas que nos acontecem. E a tristeza e outras qualidades delas que, de resto, jamais mencionaríamos...
Ver mais aqui


=====

Por favor, leia o Texto, na íntegra: aqui
Imagem : aqui

Quinzena do amor
Post 1 ; Post 2 ; Post 3 ; Post 4Post 5Post 6Post 7Post 8; Post 9

11 comentários:

  1. Muito lindo e homenagear o amor puro, verdadeiro só pode ser assim! Adorei! bjs, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  2. Falar de amor desta forma desnudada não é fácil e ainda bem para o MEC ter encontrado na Maria João esse amor eterno!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia de muito Amor, estimadada amiga Olinda!
    Li, me encantei e fui tomar o café primeiro para saborear triplamente o amanhecer nosso (conversa com amado, o café moído na hora e seu post) O café foi ao som de Mariza que amo e já o postei no Meu Mundo Azul.
    A música é de entranha, de fundo da alma, como gosto... Linda demais e me diz muito ao 🔥💘💖
    Querida, a Temporada do Amor está tão encantadora, uma maravilhosa sinfonia ao sentimento que nos rende e nos faz bem-amados.
    Quanto à introdução, perfeita!
    Amor puro... Tão raro, mas está em nosso peito do lado esquerdo, amiga.

    "O amor é mais bonito que a vida".

    Diria eu, com todo respeito reverente, que é o que faz a vida ser ainda mais bela...
    De fato, o Amor nos acompanha quando o amado não está fisicamente presente, embora a sensação que nos entranha é na da própria pessoa tal e qual é, portanto ela nos abraça e a abraçamos no centro das nossas emoções: no ♥️...
    Gostei muito: "dor sem ficar magoado"... Bem assim! Nada se firma de ruim num ♥️ enamorado, num ♥️ amante verdadeiramente. Pode-se até falar do que nos causa incômodo,mas melindrar para sempre por isso, jamais!
    Tudo é resolvido com Amor, pelo Amor e no Amor Bonito que se vive.
    Sim, um mundo de Amor dura uma vida inteira, logo o Amor se eterniza para os dispostos...
    Tudo tão lindo que dá vontade de manter o discurso por aqui, minha amiga querida.
    Meu início de vida ficou mais encantado com sua postagem de hoje.
    Fechou com chave de ouro: Amor do tamanho do mundo,sim ! Sempre! O Amor merece ser Amado.
    Tenha dias bem amorizados, minha 🌺!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  4. Miguel Esteves Cardoso escreve bem e bem faz em adorar a
    Maria João e declarar a todos, esse amor imenso...
    Por se ter salvo do cancro, chamou-lhe «milagre da minha vida»,
    no Público, claro.
    A escrita é o seu melhor dom...
    Aplaudo a inclusão deste 'amor maior' nesta quinzena amorosa.
    Abraço grande, querida Amiga.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todo o talento de Marisa nesta bela canção de amor...
      Matias Damásio encantou com o poema e música.

      Parabéns pela opção, Olinda.
      Beijinhos
      ~~~~~

      Eliminar
  5. Querida Olinda, depois de vários poemas de amor a prosa de Miguel Esteves Cardoso fica igualmente bem na tua "Quinzena do Amor".
    Não falho uma crónica dele. Escreve bem sobre tudo, mas quando o tema é o amor pela sua Maria João esmera-se! "... o amor é mais bonito que a vida".
    Parabéns, amiga, pelas publicações magníficas.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Bem ao estilo do MEC. Gosto de o ler, mas nem sempre. Este texto sobre o amor tem todas as contradições necessárias que o amor reclama ao nosso modo de sentir…
    Não tenho sido assídua desta sua quinzena sobre o amor por pura falta de tempo… Uma boa semana, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. ... "O amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe! "

    tá fixe! gostei muito.

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de ler o MEC, especialmente quando o tema é amor. E adorei ouvir a Mariza.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  9. A vida é só uma
    mas tantos são os amores

    Bj

    ResponderEliminar
  10. “As raparigas do Norte têm belezas perigosas, olhos impossíveis. Têm o ar de quem pertence a si própria...."

    Só posso amar a escrita do Miguel. E este texto que a Olinda escolheu sobre o amor agrada-me imenso. Leio o MEC sempre o apanho.

    Assim, parabéns pela escolha.

    Beijos, amiga.

    ResponderEliminar