domingo, 2 de fevereiro de 2020

Pergunta-me


Pergunta-me qualquer coisa, uma tolice, um mistério indecifrável, simplesmente para que eu saiba que queres ainda saber. 

A incerteza bate à porta do coração? No amor há que desfazer todas as dúvidas.




Pergunta-me
se ainda és o meu fogo
se acendes ainda
o minuto de cinza
se despertas
a ave magoada
que se queda
na árvore do meu sangue

Pergunta-me
se o vento não traz nada
se o vento tudo arrasta
se na quietude do lago
repousaram a fúria
e o tropel de mil cavalos


Pergunta-me
se te voltei a encontrar
de todas as vezes que me detive
junto das pontes enevoadas
e se eras tu
quem eu via
na infinita dispersão do meu ser
se eras tu
que reunias pedaços do meu poema
reconstruindo
a folha rasgada
na minha mão descrente

Qualquer coisa
pergunta-me qualquer coisa
uma tolice
um mistério indecifrável
simplesmente
para que eu saiba
que queres ainda saber
para que mesmo sem te responder
saibas o que te quero dizer


Mia Couto

in 'Raiz de Orvalho'


Mia Couto,(5 de julho de 1955), é um escritor e biólogo moçambicano.
Estreou-se no prelo com um livro de poesia, Raiz de Orvalho, publicado em 1983.





Mia Couto tem uma obra literária extensa e diversificada, incluindo poesia, contos, romance e crónicas, e é considerado como um dos escritores mais importantes de Moçambique. As suas obras são publicados em mais de 22 países e traduzidas em alemão, francês, castelhano, catalão, inglês e italiano. Ver mais aqui


=====

Poema: de aqui
Imagem: de aqui

Quinzena do amor
Post 1

6 comentários:

  1. Lindíssimo e no amor há que deixar tudo bem às claras sempre! bjs, lindo domingo! chica

    ResponderEliminar
  2. Lindo mas às vezes é melhor não desfazer dúvidas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. "Pergunta-me qualquer coisa, uma tolice, um mistério indecifrável, simplesmente para que eu saiba que queres ainda saber."

    Algo mais belo é impossível… Ainda assim… alguém atento, sabe e sabe que não necessita de perguntar (penso)…

    ainda assim, gosto muito do "jogo de palavras", belas e reveladoras de uma mensagem de amor.

    Bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de Domingo, querida amiga Olinda!
    Que linda a temporada do Amor aberta aqui em seu blog!
    Muito bonito o pensamento da abertura da postagem!
    A imagem do que se diz aí ouvido... É um relicário do 💙...
    Tão bom se ter a certeza de ser amada (o)!
    Coisas precisam ser ditas e escutadas. Ambos podem ter razão e não só uma parte.
    Meu dia é feliz quando sou ouvida e entendida no meu Amor. A cumplicidade se dá assim. Uma paz no Amor acontece.
    Tenha dias abençoados e felizes na nova semana!
    Saio daqui em suspiros da alma.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Ler Mia é uma verdadeira e magica viagem encantada.
    Ótima escolha na partilha para acender a chama do amor,
    que tudo pode e sabe e faz o rubor das faces e o acendimento
    do clarão do riso. Eu só quero saber do amor, que liberta, que voa livre,
    que nada cobra e plaina na mais alta montanha, onde as águias se renovam.
    Carinhoso abraço amiga

    ResponderEliminar
  6. no amor não há vencidos...
    e até as tolices são o máximo - soberbas!

    Gostei muito do poema, amiga Olinda
    excelente Mia Couto

    abraço

    ResponderEliminar