sábado, 15 de fevereiro de 2020

Soneto do Amor Total



Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, como grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo, de repente
Hei-de morrer de amar mais do que pude.


Vinicius de Moraes, 

in 'O Operário em Construção'







Chegamos ao fim da Quinzena do Amor, deste ano. 
Em jeito de despedida desta série, trouxe o soneto de Vinicius de Moraes intitulado, Soneto do Amor Total, como que a reafirmar todos os poemas e textos que publicámos.

Que o amor seja vivido como uma festa entre risos, harmonia e cumplicidade.

Agradeço a todos os que por aqui passaram.

Bom fim de semana.

Abraços.

====

Entretanto, meus amigos, estarei ausente por alguns dias.
Desejo-vos dias felizes.

====

Poema: Citador
Imagem: aqui

Quinzena do amor


15 comentários:

  1. E quem se esquece deste fabuloso poema?

    Horas felizes de Vinícios de Morais. Perco-me ou encontro-me na escrita deste autor? Não importa, estou lá.

    Maravilhoso terminar o serão ao som de "eu sei que vou-te amar ..."

    Parabéns por esta bela quinzena do amor. Grata por fazer parte.

    Beijos, querida amiga Olinda.

    Beijos, querida Olinda.

    ResponderEliminar
  2. Olinda querida, a minha sintonia com a obra de Vinícius é grande, na primeira frase eu já senti que o soneto era dele, Vínícius era o que melhor sabia cantar o amor, é inconfundível o nosso poetinha mais querido. Você encerrou com chave de ouro a fase do amor. Não é fácil versos de amor sem ser um pouco piegas. Essa música é um sonho.
    Um beijo, amiga, boa pausa, de vez em quando precisamos.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso poema de Vinícius e foi lindo acompanhar a quinzena do amor por aqui! Valeu! Bom descanso! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  4. Vinicius tem sensibilidade e percepção muito particulares. Daí podermos reter cada palavra ou verso como um "caminho".
    Adorei esta Postagem pelo significado e pela oportunidade no tempo.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde de sábado, querida amiga Olinda!
    Muito boa escolha sempre pois é resultado de seu 💙 amoroso na essência.
    "Amo-te como amigo e como amante
    Numa sempre diversa realidade."
    Bonito demais!
    Um Amor Amigo é um sonho lindo.
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
  6. Querida amiga.
    Este soneto é uma lenda na literatura amorosa da Língua Portuguesa.
    É realmente belíssimo!
    Depois de Camões, Vinicius deixou-nos sonetos de mestre.
    Ontem antecipei-me -- esta é que é a chave de ouro.
    Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho.
    Agradeço a leitura de seleção.
    O meu terno abraço
    ~~~~~~~

    ResponderEliminar
  7. mas que bonito se sente que ha mt amor adorei parabens bjs

    ResponderEliminar
  8. Um soneto exultante de amor total. Bem poderá dizer que a Quinzena do Amor encerra com chave de oiro…

    Parabéns, amiga Olinda.

    Vinicius de Morais é um poeta grandioso e de nobres causas.

    E que muito amou, como é conhecido – viveu meia dúzia de casamentos e outros tantos “casos”. Notável, portanto … Foi, seguramente, uma “autoridade” em assuntos de Amor.

    Provavelmente nem precisava de falar – bastar-lhe-ia abrir a boca.

    Parece, no entanto, que este magnífico poema terá sido escrito em fase de “refluxo amoroso”, pois que o Poeta reconhece que há-de "morrer de amar mais do que pode".

    Enfim, no exemplo do poema, um amor desmedido, sem dúvida. Ou mal medido, vá lá saber-se…

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Que bem escolhido, o Vinícius, com este poema, para fechar a quinzena do amor, minha Amiga Olinda.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Nunca me canso de ler este soneto, é simplesmente maravilhoso!!!
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. E não podia ter escolhido melhor para terminar esta quinzena com chave de ouro.
    Adoro Vinicius.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  12. Sempre apreciei o soneto.
    É uma forma que nunca cai em desuso.
    Saudações poéticas!
    .

    ResponderEliminar
  13. Querida Olinda
    Simplesmente maravilhoso!
    Vinicius de Morais é um dos meus poetas preferidos (dos antigos...)
    O soneto é a forma de poesia de que mais gosto (e que considero a mais difícil de compor).
    O Amor... é sempre o Amor! Merece ser cantado todos os dias a todas as horas...

    Minha querida, aproveita bem a ausência mas... não abuses, volta logo!

    PS - Fico grata pela tua presença no Aniversário da minha "CASA".
    Tudo de bom para ti a para a tua família. Que a vida te sorria sempre.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  14. Como não gostar, minha amiga Olinda, do Soneto do Amor Total, de Vinicius de Moraes? Belíssimo soneto.

    Obrigado pela partilha.

    Um excelente final de semana, Olinda.

    Beijo.
    Pedro

    ResponderEliminar