terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Protege-me com o teu Olhar






Completas


A meu favor tenho o teu olhar

testemunhando por mim

perante juízes terríveis:

a morte, os amigos, os inimigos.


E aqueles que me assaltam

à noite na solidão do quarto

refugiam-se em fundos sítios dentro de mim

quando de manhã o teu olhar ilumina o quarto.


Protege-me com ele, com o teu olhar,

dos demónios da noite e das aflições do dia,

fala em voz alta, não deixes que adormeça,

afasta de mim o pecado da infelicidade.


in “Algo Parecido Com Isto, 
da Mesma Substância”


***


Fala em voz alta, não deixes que adormeça. 
Afasta de mim o pecado da infelicidade





Laura Pausini
La Solitudine



====
Poema enviado por uma irmã minha. Obrigada, mana :)

Manuel António Pina (1943-2012) foi um jornalista e escritor português, premiado em 2011 com o Prémio Camões. A obra de Manuel António Pina incidiu principalmente na poesia e na literatura infanto-juvenil embora tenha escrito também diversas peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e televisão e editadas em disco. aqui

18 comentários:

  1. Bom feriado de Carnaval, querida amiga Olinda!
    Que ternura o vídeo!
    Nas aulas de Espanhol, fazíamos uso nas traduções e aprendi gostar dela, do seu estilo musical.
    Minha tia amada um dia me disse algo muito importante: o amor se passa pelo olhar...
    Assim que sendo "olhadas", estamos sendo cuidadas.
    O olhar expressa o Amor.
    Olhemos com Amor para o Amor.
    Muito lindo mais um dia da sua Quinzens do Amor que está cada dia bela.
    Tenha um final de Carnaval abençoado!
    Beijinhos com carinho




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosélia
      Muito obrigada pelos votos de bom feriado de Carnaval. Por cá, é mais tolerância de ponto para os funcionários públicos...
      Lindo o seu comentário focando-se na importância do "Olhar". Bem diz um provérbio conhecido que "os olhos são o espelho da alma". E assim sendo, tudo o que se passa no nosso interior transbordará para fora. :)
      Laura Pausini tem uma bela voz e as suas canções têm um impacto fantástico em nós.
      Também desejo que tenha tido um dia agradável.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  2. Mais uma linda poesia e a imagem escolhida também assim o é! A música perfeita! Ótimo dia! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Chica
      Muito obrigada por apreciar o poema e a música.
      Que também tenha tido um dia excelente.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  3. Excelente escolha.

    Li todas as crónicas de Pina na revista "Visão".

    Beijinho de alegre Terça -Feira Gorda, querida Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida São
      Muito obrigada por nos falar de Manuel Pina desta forma
      tão próxima.
      Que tenha tido também uma Terça-feira de Carnaval agradável.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  4. Brancas Nuvens Negrasfevereiro 13, 2024

    Um belíssimo poema do saudoso Manuel António Pina, como uma homenagem.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata por se juntar a nós nesta homenagem a Manuel António Pina.
      Um abraço.
      Olinda

      Eliminar
  5. Não conhecia o escritor desta bela poesia. Grata pela partilha. Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poeta de uma sensibilidade e talento imensos.
      Beijinhos, Norma.
      Olinda

      Eliminar
  6. Muito querido o Pina, o homem e o poeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário.
      O homem e o poeta, inesquecíveis.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  7. Gosto de ler Manuel Pina que fala sempre em 'voz alta'
    Deixando abraço, Olinda
    e agradecendo pelas escolhas .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preciosas as suas palavras, querida Lis.
      Eu é agradeço a sua vinda e os seus comentários.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  8. Imagine que juizes , querida Olinda!
    De António Pina , poeta de uma sensibilidade e bondade contagiantes, somos conduzidos igualmente ao cúmulo do bem estar no mundo : O amor
    Parabéns a sua mana e a si por nos trazer este poeta do Porto
    Beijinho !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, que juízes! Para julgar da bondade da sua obra e legado, levando-nos a lê-la com todo o amor e recordando-o com muitas saudades.
      Fiquei deliciada quando recebi o poema e apressei-me a publicá-lo.
      Muito obrigada, querida Manuela.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  9. Boa tarde Olinda
    Uma outra forma de poetizar o amor.
    Intenso e belo.
    Gostei de conhecer a poesia de Manuel António Pina.
    Um beijinho e um agradecimento à mana e Olinda.
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Olá, Ailime
    Tenho reparado que o seu nome é Emília, que tem aposto no fim os seus comentários. Mas "o hábito faz o monge" , e eu já me afeiçoei a "Ailime" :)
    Manuel António Pina deixou a sua marca na poesia e também em Crónicas. Muito lhe devemos.
    Tudo de bom, amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar