quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Meu povo, meu poema






Meu povo e meu poema crescem juntos
como cresce no fruto
a árvore nova

No povo meu poema vai nascendo
como no canavial
nasce verde o açúcar

No povo meu poema está maduro
como o sol
na garganta do futuro

Meu povo em meu poema
se reflete
como a espiga se funde em terra fértil

Ao povo seu poema aqui devolvo
menos como quem canta
do que planta



   (1930-2016)


Quem visita o Xaile de Seda há algum tempo terá encontrado aqui Ferreira Gullar em alguns poemas, nomeadamente,  Traduzir-se e Não há Vagas.

Pois, meus amigos, hoje, traduzindo um pouco o meu estado de espírito, pensei em publicar Traduzir-se mas vi que já o tinha feito. Deixo o link, caso o queiram reler. 

Mas ainda bem, pois o poema que ora publico, Meu povo, meu poema, transcende-nos e vai buscar todo um sentimento de crescimento comum e de pertença. E ouso pensar que o momento que atravessamos, em que decisões importantes nos serão imputadas, requer reflexão em função das obrigações que nos cabem como eleitores dos nossos representantes. O nosso Leviathan


====
Poema: daqui
Imagem: daqui


34 comentários:

  1. Lindo poema de Ferreira Gullar, cheio de sentimento...beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Chica

      Ferreira Gullar com os seus poemas tão ao nosso jeito, não é verdade?

      Beijo

      Olinda

      Eliminar
  2. Como diz o padre Mário de Oliveira, o que me parece é que estamos numa partidocracia e não uma democracia, por isso, a mim, parece-me que o povo anda muito arredado da política. Vai daí tanta abstenção.
    Cara Olinda, o poema respira comunidade e sentimentos de pertença. Gostei muito! Como gosto de todos os seus posts, embora não ande a comentar ultimamente.
    Continue assim a brindar-nos com textos belíssimos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lua Azul

      Tão bom vê-la aqui no Xaile de Seda.
      Muito obrigada pelo seu apreço.

      Beijo

      Olinda

      Eliminar
  3. Excelente escolha. Parabéns. Adorei :))

    Hoje:-Cumplicidade mutua do nosso sentimento. |Poetizando e Encantando|

    Bjos
    Votos de um óptimo Fim-de-tarde

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Obrigada, minha amiga Larissa
      Sempre querida a sua presença
      aqui no Xaile.

      Beijo

      Olinda

      Eliminar
  4. Mais um poema muito belo deste autor maranhense.

    Para descontrair, tenho tango e sei que a Olinda
    aprecia o espetáculo.

    Dias bons
    O meu terno abraço.
    ~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Majo

      Sempre a surpreender-me, minha amiga.
      Sim, gosto muito de tango: nos salões, nos palcos, nas ruas,
      como lhe referi no meu comentário do post.

      Muito obrigada por me vir dizer. :)

      Bom fim de semana.

      Beijo

      Olinda



      Eliminar
  5. Olinda querida, Ferreira Gullar sem dúvida é um dos poetas que figuram na minha lista do coração, arrebatando um prêmio Camões.
    Belo poema, sem dúvida. É um poeta que cala fundo na gente, nas muitas entrevistas que vi e continuo a ver e no seus inúmeros poemas, ressaltando o belo 'Traduzir-se'. Como crítico de arte também se fez muito bem e com algumas obras suas bem criativas. Infelizmente nos deixou em 2016.
    Deixo o poema Extravio pra você, tenho certeza que vais gostar.
    Um beijo, querida, bom fim de semana.

    https://taisluso.blogspot.com/2018/03/extravio-ferreira-gullar.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís

      Como vê fui ao seu blog buscar o belo poema de Ferreira Gullar.
      Um dia publicá-lo-ei, com referências ao seu. :)

      Beijos.

      EXTRAVIO

      Onde começo, onde acabo,
      se o que está fora está dentro
      como num círculo cuja
      periferia é o centro?

      Estou disperso nas coisas,
      nas pessoas, nas gavetas:
      de repente encontro ali
      partes de mim: risos, vértebras.

      Estou desfeito nas nuvens:
      vejo do alto a cidade
      e em cada esquina um menino,
      que sou eu mesmo, a chamar-me.

      Extraviei-me no tempo.
      Onde estarão meus pedaços?
      Muito se foi com os amigos
      que já não ouvem nem falam.

      Estou disperso nos vivos,
      em seu corpo, em seu olfato,
      onde durmo feito aroma
      ou voz que também não fala.

      Ah, ser somente o presente:
      esta manhã, esta sala.

      Ferreira Gullar

      Eliminar
    2. Eu sabia que você iria gostar, fico muito feliz.
      Beijo, querida.

      Eliminar
  6. Olá, querida Olinda!
    Amei este poema, de um poeta que, lamentavelmente, desconhecia.
    Gostei tanto, tanto, que fui de imediato ler os outros dois que compartilhas no Xaile. Ambos, belíssimos!
    Não há dúvida, o teu Xaile, ensina, encanta e acalenta.
    Beijo, calma, feliz fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa

      Vejo que já voltaste das férias.
      Espero que tenhas descansado.
      Irei ver como elas se desenrolaram.

      Bom fim de semana, com chuvinha :)

      Beijo

      Olinda

      Eliminar
  7. Gosto da poesia deste poeta e este poema não foge à regra.
    Obrigado pela partilha.
    Olinda, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Muito obrigada, amigo Jaime.
      Sempre apreciada a sua presença aqui no Xaile.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  8. Um poema lapidar, minha amiga Olinda! que deveria ser legenda ou estrela polar no universo dos poetas (por mim falo) da actualidade, que demasiadas vezes se enredam em "angústias existenciais" e metafísicas.

    li também os poemas para que remete - o poema "Traduzir-se" é verdadeira expressão de "modernidade" e da multi-polaridade das consciências mais sensíveis.

    grato por ter chamado a atenção para um poeta tão fecundo.
    hoje, amiga Olinda, trouxe-nos verdadeira poesia "para comer"...

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Amigo Manuel Veiga

      Realmente, um alimento para a alma, servido com simplicidade e amor numa aproximação extraordinária com o leitor.

      Excelente a leitura que faz deste Poeta e da sua Poesia.

      Muito obrigada.

      Abraço.

      Olinda

      Eliminar
  9. É muito bonito!
    O povo é um poema que muitos poderosos se esquecem de ler e decifrar.

    Bom fim-de-semana!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Bom dia, Fá

      Nem mais...
      Preocupados com o seu próprio mundo, o povo acaba por ser relegado para segundo.

      Beijo

      Olinda

      Eliminar
  10. Deixo o meu aplauso a Ferreira Gullar. Seus poemas medram no campo com a arte e o labor do povo. E o povo e a terra são o poema primordial. É curioso que na passada segunda -feira estive na biblioteca de Gaia e Rui Spranger disse "Não há vagas". É, também, um poema que abala.

    Querida Olinda, foi muito bom encontrar no "Xaile de Seda" um autor que me agrada tanto.

    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa

      Comentário belíssimo.
      "Seus poemas medram no campo com a arte e o labor do povo".

      Sim, "Não há vagas" é um poema que mexe connosco.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  11. Verdadeiro, real, perceptível, aconselhador...
    Uma excelência de Poema que não pode nem deve ser calada no segredo to tempo.
    Uma escolha excelente, Amiga.Parabéns.



    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sol da Esteva

      Felizes palavras com que fala deste Poeta e deste poema.
      Gostei muito, meu amigo.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  12. "Meu povo em meu poema
    se reflete
    como a espiga se funde em terra fértil"
    É realmente como diz, minha Amiga Olinda, o Poeta Ferreira Gullar oferece-nos um "sentimento de crescimento comum e de pertença". Gosto muito de ler este poeta. Um bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Graça

      E assim o Poeta nos coloca perante nós mesmos e fala-nos daquilo que realmente falta fazer.

      Obrigada pelo seu comentário, minha amiga.

      Beijo

      Olinda

      Eliminar
  13. Ferreira Gullar é um daqueles poetas que assume tudo por inteiro , traduz-se numa espécie de inquietação entre o "eu" e o "outro" , numa lâmina transparente onde o povo é sempre o elo mais fraco, mas indispensável.
    Oportuno este soberbo poema, querida amiga Olinda, numa época a que assistimos a tantas incongruências inqualificáveis.
    Abraço!
    .
    Sobre o link, comigo funcionou embora só na segunda vez.
    Irei colocar outro, mais para quem morar fora do país, segundo o Editor. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. "O povo é sempre o elo mais fraco, mas indispensável".
      Tão bem dito, Manuela.

      Beijo

      Olinda

      Eliminar
  14. Olá, estimada amiga!

    Neste blogue "espalha-se" cultura, humanismo e bom senso.

    Conheço algumas poetas deste mestre das palavras e este não é exceção. É um poeta de intervenção, se assim lhe quisermos chamar.

    Somos todos povo, pois o tempo das classes sociais, da hierarquia social, já lá vai, pelo menos por cá, embora haja clero e nobreza, direta ou indiretamente, mas infelizmente continuamos falsos, divididos e chegadinhos a quem é da nossa cor, política, sobretudo, o que considero um erro crasso, mas … somos imperfeitos e tendenciosos por natureza.

    O dia 06 de outubro está próximo e que cada um vote em consciência e de forma livre. E a isso eu chamo POVO.

    Beijos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  15. Retificando: "Conheço alguns POEMAS deste mestre…"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Céu

      Imperfeitos como só nós, é verdade. Temos alguma dificuldade em discernir e decidir o caminho a seguir, ainda que por vezes alguma luz se insinue no nosso espírito. Então, quando é assim, até somos capazes de grandes actos.

      Muito obrigada, minha amiga. Sempre um prazer recebê-la aqui no Xaile de Seda.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  16. Bom dia de paz de Primavera no coração ainda que Outono seja aí, querida amiga Olinda!

    Levmaos conosco na poesia nosso povo amado do coração, certamente!
    Você sabe escolher belos poetas e poemas com conteúdo muito relevantes.
    Tem carinho para nossa querida Lourdes e você aqui:
    https://espiritual-marazul.blogspot.com/2019/09/amorosa-homenagem.html#comment-form
    Tenha uma noite abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem  

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Roselia

      O Brasil tem autores extraordinários que amam prestigiam a Língua Portuguesa. Adoro perder-me nas suas obras, as quais nos trazem sempre páginas de grande talento.

      Gostei muito da sua visita e comentário.

      Beijo

      Olinda

      Eliminar