sábado, 8 de julho de 2023

"Poema para Mãe Iva"




Para ti, Mãe Iva, 
Eu deixo uma parcela
Do meu livro de curso... 
P'ra ti, que foste a estrela
Da minha infância agreste.
P'ra ti, Mãe, que me deste a tua alma viva
E o teu amor profundo, 
Maior que o próprio mundo! 
Aceita este tributo, 
Que tudo quanto eu for, 
Será do teu amor, 
_ Tua carne, Mãe, teu fruto! 
Sem ti, não sou ninguém. 
Só sou - porque és Mãe. 



Na página 258 do Livro "A última Lua de Homem Grande", encontra-se este poema dedicado por Amílcar Cabral à sua Mãe Iva, figura que atravessa todo o livro, diria que toda a vida de Amílcar, o fazedor de utopias como alguém já lhe chamou.


CREMILDA


RAIO DE SOL



Hoje a minha Mãe faria anos. Lembrei-me de me apropriar um pouco da inspiração deste grande homem e, também, dedicar-lhe este poema




Bom fim de semana, amigos.

Abraços

Olinda





====

Imagem: Flor da Guiné-Bissau - daqui

"A última Lua de Homem Grande", Mário Lúcio Sousa - post aqui

"O fazedor de utopias, uma biografia de Amílcar Cabral" - de António Tomás.


15 comentários:

  1. Um belo poema e uma carinhosa homenagem a sua mãe. Impressiona que um homem que foi guerrilheiro não deixou de ser um homem sensível.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida amiga Olinda!
    Uma ternura a música... delicada como deveria ser o Amor de Mãe sempre.
    Que saudade bonita senti da sua parte em relação á sua mãe!
    Deixo-lhe carinhos de irmã...
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Para ti, querida olinda, tua Mãe sempre fará anos " hoje " e esclheste um belo poema para a homenageares. Com certeza não se chamará Iva, mas, foi a tua " estrela ", deu-te " um amor profundo, maior que o próprio mundo " e " só és, porque ela foi Mãe ".Tão belo , este poema que me emocionou e fez-me recordar a minha mãe; não se chamava Iva, faz anos em Março, mas foi e continua a ser " o meu raio de sol " Muito obrigada, querida Olinda
    pela emoção que senti, pela saudade, pelo apertozinho no coração ao rever a minha mãe à medida que ia lendo o poema. Tenho a certeza que a tua emoção e saudade foram ainda maiores. Um beijinho e uma boa noite. Um fim de semana agradável, com saúde e paz
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. Uma belíssima escolha Olinda para homenagear sua mãe. Uma declaração de amor maior muito linda do Amilcar.
    Bela apresentação do poeta.
    Um bom fim de semana com esta saudade que se dói também conforta.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Bello poema . Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  6. Linda homenagem fizeste para tua mãe com a poesia de Amílcar Cabral! Gostei muito! Ótimo fds! beijos, chica

    ResponderEliminar
  7. Aproveitando o Poema do "fazedor de utopias" bem aproveitas a Homenagem que a tua e todas as Mães têm direito.
    Bela escolha.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  8. Linda homenagem fizeste à tua mãe com este belo e amoroso poema
    Um maravilhoso fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Olinda,
    Um poema muito belo que me comoveu!
    Não conhecia a poesia de Amílcar Cabral! Dentro de um grande Homem há sempre espaço para a sensibilidade e o amor a sua Mãe.
    Desta forma maravilhosa prestou também uma linda homenagem a sua Mãezinha!
    A música é linda, como toda a musica cabo-verdiana que sempre me comove também. A flor é belíssima.
    Beijinhos e continuação de um bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Um poema tocante que qualquer mãe gostaria de receber.
    A música tem, também, uma envolvência terna muito acentuada.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  11. Um poema de amor, que qualquer mãe gostaria que fosse para si.
    Obrigado pela partilha, gostei de ler.
    Boa semana, cara amiga Olinda.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Que enorme sensibilidade de Amílcar Cabral fazer em poema tão cheio de gratidão a sua mãe. E que bonita homenagem a Olinda faz à sua mãe. Sensibilizou-me muito. Os laços que me ligaram à minha mãe continuam fortes.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  13. Um poema muito sensível e amoroso Olinda,
    Me fez lembrar da poetisa Adélia Prado que perdeu sua mãe muito jovem
    e fazia poemas para ela.
    E muito belos como esse aí.
    Muito bom gosto e parabéns para sua mamãe, de onde ela estiver,
    ela com certeza está muito contente com a homenagem.
    um beijo e boa semana!

    ResponderEliminar
  14. Terno poema de gratidão materna que lhe serve de base para homenagear sua mãe. Bjsss

    ResponderEliminar