sexta-feira, 3 de junho de 2022

ENCONTRO





Que vens contar-me
se não sei ouvir senão o silêncio?
Estou parado no mundo.

Só sei escutar de longe
antigamente ou lá para o futuro.
É bem certo que existo:
chegou-me a vez de escutar.

Que queres que te diga
se não sei nada e desaprendo?
A minha paz é ignorar.

Aprendo a não saber:
que a ciência aprenda comigo
já que não soube ensinar.

O meu alimento é o silêncio do mundo
que fica no alto das montanhas
e não desce à cidade
e sobe às nuvens que andam à procura de forma
antes de desaparecer.

Para que queres que te apareça
se me agrada não ter horas a toda a hora?
A preguiça do céu entrou comigo
e prescindo da realidade como ela prescinde de mim.

Para que me lastimas
se este é o meu auge?!
Eu tive a dita de me terem roubado tudo
menos a minha torre de marfim.

Jamais os invasores levaram consigo as nossas
torres de marfim.

Levaram-me o orgulho todo
deixaram-me a memória envenenada
e intacta a torre de marfim.

Só não sei que faça da porta da torre
que dá para donde vim.

(1893-1970)



José Sobral de Almada Negreiros foi um artista multidisciplinar português que se dedicou fundamentalmente às artes plásticas (desenho, pintura, etc.) e à escrita (romance, poesia, ensaio, dramaturgia), ocupando uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses. aqui


Neste mês de Junho de 2022, assinala-se o 52º aniversário do falecimento de Almada Negreiros: 


O Homem-Espectáculo


Entrevista - 1968


====
Imagem: Duplo retrato, de Almada Negreiros, 1934-1936
Poema: aqui

15 comentários:

  1. Olá Olinda, gostei muito da poesia, logo se vê que é de um grande poeta, belíssimos versos! Beijos ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Belíssimo poema. Amei por compartilhar. Parabéns pelo blog Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bom dia , minha amiga !

    Um interessante texto seu fazia parte da disciplina de Português e lembro-me de o ver no Zip-Zip.Gostei muito do poema.

    Grata por inserir o vídeo.

    Querida OLinda, beijinho e bom final de semana :)

    ResponderEliminar
  4. Almada Negreiros é um génio!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Poema lindíssimo que me fascinou ler. Muito bonito mesmo.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. se não sei ouvir senão o silêncio?
    chegou-me a vez de escutar.

    Boa noite serena, querida amiga Olinda!
    Por si só, os dois versos acima retratam uma realidade existencial.
    Apesar de ternos dois ouvidos e uma boca, parece que trocamos os sentidos...
    Que chegue nossa vez de escutar os sinais do tempo que seja! Há uma certa urgência real!
    Embutidos em torres indestrutíveis estamos nos relacionamentos e na vida humanitária, como um todo (muitos de nós).
    Excelente poema da vez e foto ilustrativa.
    Ouvindo a entrevista com calma.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙

    ResponderEliminar
  7. Fantástica partilha! Obrigada :)
    .
    Não quero o silêncio nem a solidão...

    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Olinda, nada como um poema magnífico para essa comemoração. Gostei das palavras dele na entrevista, principalmente quando aborda memória e esquecimento. Notável escritor! Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Que beleza de partilha Olinda. Há que se reverenciar uma arte tão bela.
    Grato amiga e feliz fim de semana.
    Abraços com carinho e feliz seja junho de paz e luz.

    ResponderEliminar
  10. ..Perdemos um pedaço de nós.
    Celebrar Almada Negreiros bem poderia ser Celebração Nacional. Aprender a Honrar os "nossos" é virtude que escasseia.
    Te Louvo pela partilha e te agradeço.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  11. Um poema magistral, Olinda
    Obrigada por compartilhar.
    Tenha um excelente fim de semana
    Um carinhoso abraço.
    Verena.

    ResponderEliminar
  12. Olá, amiga Olinda, meus aplausos pela excelente partilha.
    Almada Negreiros deixou uma obra que deve orgulhar a todos os portugueses. Este seu poema mostra muito do seu talento.
    Um ótimo domingo, minha amiga, com saúde e paz sempre.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  13. Olá, querida Olinda, nunca o tinha visto em entrevista, gostei muito!
    Belíssimo poema, sem dúvida, um artista completo.
    Maravilha!
    Um lindo domingo, saúde sempre, amiga!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Olinda,
    Um poema belo e muito profundo de Almada Negreiros, um artista completo!
    Perante tanta arte poética fico sem palavras.
    Belíssima a tela.
    Beijinhos e obrigada por partilhar temas tão interessantes.
    Ailime

    ResponderEliminar
  15. Foi um vulto importante da cultura portuguesa do seu tempo, apesar de não ter formação académica...
    Gosto muito de alguns dos seus quadros, que uso frequentemente para ilustrar os meus trabalhos.
    Gostei da entrevista.
    Navegando neste blog há dez anos... Beijinhos
    ~~~~~~

    ResponderEliminar