quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

TORRENTE AMOROSA


Na orla dos lábios onde uma flor desponta
e de tão rubra se incendeia...




Vem! E traz outro amigo também!
Zeca Afonso quase que nos inspirava neste apelo, tornando-se numa espécie de mote nesta "Quinzena do Amor", de dezasseis dias. E mais um dia, o de hoje,  já que é mister encerrá-la com algumas palavras.

Durante estes dias assistimos ao desfile de participantes primorosos que quiseram honrar esta iniciativa anual do "Xaile de Seda". Foi um esbanjamento de amor e se há coisa em que podemos e devemos esbanjar é no Amor. Nada de poupanças. Nada de avarezas. E foi isso que aconteceu.




Começámos por abordar o amor na sua vertente universal, doando o nosso tudo, e não menos que isso, seguido de alguns pensamentos profundos sobre este sentimento que movimenta ou deveria movimentar o mundo. 

Pensando em organizar os temas, embarcámos no amor lírico em areais longínquos, depois veio um apelo irresistível, meu amor, e o desejo de fugir à solidão. A partir daí ficámos envolvidos na dedicatória, para ti, para nos perdermos irremediavelmente nessa coisa linda, ou muito me engano ou és invenção minha.

Com o amor à solta por aqui, tomando conta de todo o ambiente, vem um amor grande, a desconfigurar regras, e as certezas que a nossa alma gémea pode conferir às nossas vidas. 

E surge-nos um poeta-jardineiro maravilhado, que vê as desejadas e apaixonadas palavras transformadas em perfumadas flores para a amada, e preciosas pérolas emergem de uma vida vivida plena de amor e compreensão.

Mas ainda há mais...
 
As recordações marcam o seu lugar, no amor vivido, e vão buscar esta saudosa pergunta, lembras-te?. E que dizer de um barco que parte e não parte, com o amado a velejar, e a musa a regressar de conluio com uma simpática onda e o vento sul? Situação de rara beleza...

E chegámos ao amor esperançoso, paciente, numa espera amorosa, de janela entreaberta... E já não é possivel conter essa explosão de luz, esse candelabro de estrelas, que vem das profundezas da mitologia e das metáforas.

E isto conduz-nos a um toque de realidade. O amor é lindo, todos concordamos. As palavras devem exprimir respeito, ternura e consideração, não esquecendo o seu sentido primordial. E aqui temos o questionamento, por que dizes: "meu amor" sem sentido ou noção?.

Mas a busca do amor continua. Essa ânsia reside nos nossos corações e desejamos sempre saber, por onde anda você?, - real ou produto da nossa imaginação ou inspiração poética.

E este milagre aconteceu aqui, mercê da generosidade dos amigos que se disponibilizaram a entregar os seus belos poemas e citações ao "Xaile de Seda", para esta Celebração do Amor.

Neste acto de amor e amizade, estiveram presentes os seguintes amigos:




Gostaria de vos oferecer uma Serenata. Trago-vos esta Morna. E o interessante é que fala do amor dos naturais pela sua canção nacional, que, por sinal, é Património Imaterial da Humanidade.

O ambiente é cálido, a música linda. 
Cremilda e Tito Paris, 
meus Amigos!

Até sempre!

Abraços
Olinda


====

Quinzena do Amor
Post 1 - Doe seu Tudo; Post 2 - Sobre o Amor;
Post 3 - Areais de Além-Mar; Post 4 - Meu Amor
Post 5 - Para ti; Post 6 - Como invenção minha
Post 7 - Amor grande; Post 8 - Certezas;
Post 9 - Poema para a Amada; Post 10 - Preciosas Pérolas;
Post 11 - Ainda te Lembras?; Post 12 - Velejei em ti
Post 13 - Espera Amorosa; Post 14 - Candelabro de estrelas

Citação: Do Poema Esbanjamento (s),
in Coreografia dos Sentidos, pg 118 - 
Manuel Veiga

1ª imagem flor rubra: pixabay

2ª imagem :Gentileza da Amiga Rosélia -
1º Aniversário do Blog Flor do Campo

29 comentários:

  1. Olá, querida amiga Olinda!

    "Que haja (a)mar por onde a gente flor!"

    Que bom!
    Ter uma Quinzena do Amor que se estendeu para dezesseis dias para nosso deleite, com excelentes participações, ótimos comentários de incentivo, a presença efetiva e carinhosa da idealizadora do Evento. Ainda ganharmos sua visita em nossos blogs durante todos os dias.
    Um ânimo e generosidade impressionante.
    Bem sei que é trabalhosa tal iniciativa bem cumprida como foi da sua parte, Olinda.
    Parabéns por tudo!

    Que tal?
    Fazer um Mês do Amor (para que entrem mais poetas que, por humildade ou outros motivos, não puderam participar).

    Agradeço aos que passaram com carinho e delicadeza no meu dia de abertura. Muita gentileza.

    Enfim, o saldo foi positivo demais e enriqueceu o mês dos Enamorados aí e incentivou o nosso daqui a uns meses poucos. A data em si não é o que conta de maior valor, mas o Amor puro precisa ser celebrado sempre. Amar o Amor incondicional e gratuito.

    Você, querida amiga Olinda, merece um troféu de pacificadora, ministrou a Quinzena de forma ímpar, não elitista, carinhosa como deve ser e com uma visão privilegiada de todos poemas postados e comentários feitos. Tem um cultura de se admirar e muito aprendi com você em todos os aspectos. Muito obrigada.

    Vi desfilar aqui na sua Quinzena do Amor, poetas amigos de galardão, o mais importante é que todos conhecidos no meio virtual (alguns eu conheci pessoalmente na vida real, que prazer imenso!), valorosos, humildes como nos convém na doce arte de Blogar. Fora outros atributos inúmeros que lhes devo agregar pelo grande valor pessoal e poético que eles revelaram ter e ser.

    Muito bonita e propícia sua iniciativa num tempo de guerras e "enfrentamentos" de todos os tipos.
    O Amor jamais acabará.

    Emocionada estou (como fiquei a cada dia) pela sua sutileza, delicadeza de alma, competência e a dos amigos poetas.

    Muito obrigada por tudo, querida. Todas palavras são pequenas para o tamanho da sua iniciativa e originalidade no ministrar tal evento.
    Gratidão pela serenata linda do ritmo Cabo-verdiano costumeiro em seus posts, com predileção.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Amiga Rosélia

      Foram dezasseis dias de grande emoção, esta nossa "Quinzena do Amor". Todos os dias um poema diferente, e todos cantando o Amor com talento e muita sensibilidade.

      Achei adorável a sua sugestão de que para o próximo ano esta Celebração do Amor se estenda pelo mês todo, passando assim a chamar-se "O Mês do Amor". Projecto ambicioso mas aliciante. Daqui até lá veremos...

      Minha querida, estou-lhe grata pelas suas elogiosas palavras, que muito me emocionaram. A sua presença amiga ajudaram-me nesta amorosa tarefa, e nomeadamente na gestão do tempo.

      Os seus comentários sempre animadores foram realmente preciosos.

      Bem-haja!

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  2. Pois é, querida amiga Olinda, estamos nos despedindo dessa sua bela iniciativa que reuniu em torno de você, como bons amigos que atenderam a sua chamada para participar dessa "Quinzena do Amor". Interessante frisar, amiga Olinda, que nos sentimos irmanados nessa Quinzena do Amor, sentindo sua presença amável e amiga.
    Da nossa parte, minha e da Taís, fica nosso carinhoso agradecimento, pelo convite, pela postagem e pelos comentários seus e dos colegas que estiveram na Quinzena com estímulo e consideração, aos quais somos muito gratos. Então, querida amiga, Taís e eu desejamos sucesso no seu Xaile de Seda, que sentimos ser um pouco nosso.
    Beijos nossos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro

      Preciosa a sua presença no encerramento desta "Quinzena do Amor", com palavras de grande apreço.

      Os poemas trazidos pelos participantes, primorosos poetas, enfeitaram e perfumaram este "Xaile de Seda" de uma forma maravilhosa.

      Agradeço-lhe a si e à Taís esse gesto tão lindo e os comentários que a cada públicação me foram deixando, com muito carinho.

      Grande abraço
      Olinda

      Eliminar
  3. Fantástica sua bela e inteligente tradução de todas as formas de amar e ou falar de amor, sem parcimônia e avareza. Uma interessante viagem pelos poemas com aquilo que eles tinham de essência. Pude identificar cada um e lhe aplaudo pelo fechamento de gratidão com tão bela síntese.
    Fico lhe grato por estar neste cesto de poesia e que florindo possamos espalhar poesias pelos caminhos.
    Carinhoso abraço e que outras belas ideias venham.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Toninho

      "Falar de amor sem parcimónia e avareza." É isso. E foi o que aconteceu com os vossos poemas maravilhosos florindo e compondo autênticos jardins, perfumados.

      A sua presença com o seu belo poema e comentários vieram dar um toque de grande romantismo a está celebração do amor.

      Abraço
      Olinda


      Eliminar
  4. Foi realmente maravilhosa esta sua iniciativa. Bonita a forma como descreveu, em poucas palavras, cada poema. Eu gostei de participar. Obrigada a todos os outros que enviaram poemas para celebrar o amor, e que eu li sempre com todo o interesse. Obrigada, minha Amiga Olinda e parabéns por este seu "êxito". Um abraço a todos.
    Para si, um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Graça

      Sabe bem como amo a sua poesia, a sua escrita, a sua elegância. Não me canso de lho dizer e aqui o reitero.

      O ter participado, trazendo um poema de amor para esta série, foi realmente lindo.

      Muito grata também pela sua presença e pelos comentários que produziu, todos os dias.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  5. Olinda, foi muito bom acompanhar aqui essa torrente e amor que desfilou em teu blog! Valeu muito e ele deve sempre ser bem espalhado e poetas e poetizas aqui não faltam! beijos e parabéns para todos! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chica

      Também foi muito bom poder contar com a sua presença todos os dias, incentivando e comentando com a amizade que é seu apanágio.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  6. Muito lindo de ler tão rica iniciativa de comemorar não apenas o dia do amor, mas a quinzena do amor.
    Parabéns a todos que fizeram uma quinzena muito especial, celebrando o amor que é um sentimento muito bonito para a humanidade.

    Beijinhos, Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fatyma

      Um prazer vê-la aqui apreciando e comentando esta nossa maratona do amor.

      Foram dias de muito glamour trazido pelos preciosos poemas que tive a honra de publicar nesta Festa do Amor.

      Muito obrigada, minha amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  7. E é isso mesmo, Querida Olinda, aos 16 dias que durou esta quinzena de amor, tens de acrescentar este, porque a maneira como fizeste este encerramento é um verdadeiro tratado ao amor. E não é? Este teu gesto de agradecimento, de valorização pela participação dos teus Amigos, sem descriminar as mais simples, como a minha, dando um destaque belissimo a cada uma delas com as tuas carinhosas palavras é também um acto de amor. Gentileza, carinho e amizade foi o que senti ao ler este belo encerramento , aliás é o que sempre sinto nesta casa que já considero um pouco minha. Sei que o Amor vai continuar por aqui, mesmo sem poemas a ele dedicado; vai continuar nas mensagens que aqui nos deixas, na tua amizade sincera e também nos comentários dos tantos e bons Amigos que te visitam e que também já conheço e admiro. Agradeço-te do fundo do coração esta iniciativa e deixo um beijinho muito especial a todos os Amigos que participaram, provando assim que a amizade e o amor não têm fronteiras e que neste mundo dito virtual, há muito carinho entre todos, há sempre uma palavra amiga quando " paira tristeza no ar ", há desafafos e muito apoio quando necessitamos. Já necessitei dele e não me faltou. A ti, querida Amiga, fica a minha sincera Amizade e, mais uma vez o meu agradecimento por tudo o que me tens dado. Muitos beijinhos e saúde para todos, Que te sintas sempre muito amada, Olinda!
    Emilia 👏 🙏 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília

      Foi uma experiência maravilhosa a "Quinzena do Amor" deste ano. Belos poemas aqui me chegaram de poetas talentosos e que abrilhantaram esta nossa festa. Muitos conheci-os agora e foi deveras prazeroso este intercâmbio e esta amizade.

      Amizade e cumplicidade que foi crescendo a cada publicação, com palavras encantadoras e românticas a inundar este blogue, como flores perfumadas.

      Tens razão, o amor vai continuar por aqui, seja em verso ou prosa. O importante é não nos esquecermos durante todo o ano e pela vida fora que o Amor deverá ser o nosso farol a indicar-nos o caminho nas encruzilhadas da vida.

      Fiquei emocionada com as tuas belas palavras de apreço, de simpatia, de uma grande amizade que retribuo calorosamente.

      Saúde, minha querida amiga, juntamente com teu entes queridos.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    2. ...teus entes queridos...

      corrigindo :)

      Eliminar
  8. Que o fluxo poético do amor circulante por aqui nesses dias, transborde em inspirações individuais e coletivas num positivo contágio dos bons versares.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Antonio Apon

      Um fluxo poético que andou por aqui e deixou o seu perfume.

      E que essa força inspiradora contagie e se multiplique em grandes produções poéticas.

      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  9. Boa tarde Olinda,
    Maravilhosa a sua narrativa sobre a participação de todos quantos tiveram o privilégio de serem aceites nesta sua tão bela iniciativa!
    Há lá coisa mais bela que o amor?
    Que ele seja sempre cantado e dignificado como foi aqui no seu lindo espaço, nesta Quinzena que lhe foi dedicada.
    Bem-haja, amiga Olinda, pela sua disponibilidade e enorme generosidade.
    Beijinhos com o meu carinho e gratidão.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ailime

      Foi uma grande honra para mim poder contar com um poema seu e publicá-lo no "Xaile de Seda"

      Estou-lhe grata por isso e por me ter apoiado todos os dias com a sua presença e seus belos comentários.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  10. Passaram por aqui belos nomes/Poetas... Adorei a publicação!
    -
    No meu pensamento faz frio ...

    Votos de um dia feliz. Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cidália

      Tem razão, belíssimos Poetas, com poemas inspiradores.

      E a minha querida amiga bem podia ter trazido um dos seus ;)

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  11. Querida Olinda, parabéns e grato abraço por esta magnifica iniciativa.

    Gostei de conhecer esta morna, até porque adorei as gentes de Cabo Verde.

    Tudo de bonito na sua vida, minha amiga :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida São

      Grata pela sua participação e pela sua presença e comentários.

      E também por ter gostado da Morna que eu trouxe para a Serenata que vos ofereci :)

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  12. Linda síntese de tudo que nos embalou e tocou a alma nestes dias. Sua dedicação a cada um dos participantes e visitas aos blogs merece menção, pois mostra sua atenção cuidadosa ao AMOR.
    Gostei de conhecer seu espaço que passo a seguir. Minha gratidão pela oportunidade de congregar esta roda afetiva. Com carinho meu forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Norma

      A "Quinzena do Amor" deste ano foi das melhores, senão a melhor de sempre.

      Tive a oportunidade de conhecer novos poetas, cada um com o seu talento e sensibilidade.
      Uma bela experiência.

      Assim, agradeço-lhe ter facultado o seu poema e ter perfumado este Xaile com a sua presença.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  13. Parabéns Olinda, pela grande homenagem! Quinzena do amor!
    Lindos poemas!!!

    Beijos e boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Muito obrigada, "Fátima", pela sua presença e comentário.
      Beijos
      Olinda

      Eliminar

  14. "Cabo Verde sem morna
    Pa mi é terra sem sol sem calor
    Noiva sem grinalda, vitória sem glória
    Di um povo cristom.."

    Querida Olinda estou lendo o seu maravilhoso texto, que para mim é um verdadeiro poema, "Torrente Amorosa", embalada por esta morna e pensando… como tudo seria diferente se o mundo se envolvesse numa torrente de amor.

    Amor gera amor, assim como o contrário gera a onda de desamor que alastra pelo mundo. (não quero colocar aqui palavras que retirem o espírito positivo por si tão bem criado).

    "Dar" dá trabalho, dedicação, empenho, não é para ser feito a correr, tem que vir da alma, e por vezes até faz doer.
    Talvez por isso, todo o mundo anda apressado e não sente a essência da vida, a dádiva do amor.

    Agradeço-lhe de coração ter conseguido reunir aqui, tanto amor e carinho, que decerto vai proliferar ainda durante muito tempo, em cada coração que aqui passou.

    Receba um enorme beijinho com carinho.
    Fê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fê

      Bela reprodução dessa passagem de "Nôs Morna", música linda tão bem interpretada por Cremilda e Tito Paris.

      Tem razão, o mundo seria um lugar maravilhoso se nele imperasse o amor. E a verdade é que nestes dezasseis dias foi este o sentimento que reinou por aqui.

      E também muita amizade, amigos trazendo amigos, todos poetas e se doando em admiração e partilha. Foi um Cântico de belos sentimentos o que se ouviu no "Xaile de Seda".

      O meu reconhecimento, querida amiga, pelo tesouro do seu coração que me trouxe em forma de poema.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar