sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

MEU AMOR




Era cruel atravessar aquele tempo, onde faltava a tua voz.
Houve, porém, uma noite em que disseste: meu amor
e o coração alvoroçou-se-me no peito.

Foram as minhas primeiras núpcias,
soube-o mais tarde, quando o começo do outono
deixou um lume aceso nos meus olhos
e uma imensa clareira fez ecoar no meu hálito,
não só o teu riso, mas, ainda, uma antiga
inocência que trazias sobre os ombros.

Da noite, perdi o sentido das margens,
porque parti, sem norte, à procura
da época dos duelos por amor.

Hoje, teço no teu peito, indizíveis naufrágios:
não para morrer, mas para ser salva
de pretéritas e futuras solidões.

Graça Pires


"Houve, porém, uma noite em que disseste: meu amor
e o coração alvoroçou-se-me no peito". 
Um alvoroço que deixou as suas marcas.
O salvamento estaria em acreditar e afugentar solidões. 
Um timbre de esperança e uma escrita que 
sempre me encanta, querida Graça.




Qualquer dia, qualquer hora, 
a gente se encontra, 
seja aonde for 
para falar de amor



O Blog da Autora: 


======

Quinzena do Amor:

Post 1 - Doe seu TudoPost 2 - Sobre o Amor; Post 3 -   Areais de Além-Mar

Imagem: Pixabay



27 comentários:

  1. Bom dia de toda paz, queridas amigas Olinda e Graça!
    Fiquei muito emocionada com a beleza da poesia que escorreu pelos olhos sem que eu fizesse esforço... Ouvindo a música tão bem escolhida e ilustração também doce que você, Olinda, teve sensibilidade para escolher.
    Que lindo também o dia de hoje na sua Quinzena de Amor!
    Graça, ouvir "meu amor" faz com que acreditemos no coração e movemos mundos para se efetivar um romance tão lindo como os clássicos mais românticos.
    O riso do amado fica impregnado em nós... Provocando lágrimas de saudade, em algumas circunstâncias.
    Quisera nunca víssemos o amor partir!
    Assim é um poema de Amor: emocionante!
    Muito obrigada às duas amigas por tão belo momento.
    Tenham dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosélia

      Também emocionante o seu comentário, numa interpretação tão bela deste poema da nossa querida amiga Graça.

      Grata pela sua presença com palavras que muito prestigiam os amigos.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  2. Gostei muito desse seu poema, minha amiga Graça, no qual você fala do amor ao mesmo tempo com leveza e profundidade, como acontece por quem é tomado por esse sentimento.
    Um bom final de semana com muita paz.
    Beijo para as amigas Graça e Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro

      A Graça tem esse condão de dizer coisas belas em tudo o que escreve, com "leveza e profundidade", como bem refere.

      Muito obrigada, pelo seu precioso comentário e pelas palavras de apreço.

      Grande abraço
      Olinda

      Eliminar

  3. A minha amiga Graça, faz o que quer com as palavras quando fala de amor, é sensível, a flecha vai direto ao coração! Sempre com sua poesia sofisticada e com doces palavras. E que música linda, quantas recordações ao ouvi-la! Uma doçura, me reportei há anos, que delícia.
    Deixo um beijinho para as minhas amigas queridas, Graça e Olinda.
    Um feliz fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís

      "Flecha que vai direto só coração"! Faço minhas as suas palavras, minha amiga. A Poesia da Graça tem lugar cativo nas minhas preferências como leitora assídua e grande apreciadora da forma como emprega cada palavra.

      Muito obrigada, pela sua presença e comentário.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    2. Leia-se, em vez de "só" - ao coração

      :)

      Bj

      Eliminar
  4. Hoje é a minha vez de dizer obrigada, minha Amiga Olinda, por aceitar a minha participação. Gostei muito da música e do vídeo. O amor anda à solta por aqui...
    Muita saúde e amor.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Amiga Graça

      Eu é que lhe agradeço o ter tomado parte nesta iniciativa, trazendo-me um belo poema de amor.

      Tomei a liberdade de ir buscar a palavra "amor" ao poema e colocá-la no título do post. Espero que esteja mais ou menos no espírito daquilo que as suas palavras idealizaram.

      Citando-a, digo:
      "O amor anda à solta por aqui..." :)

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  5. Graça encanta sempre com suas tão inspiradas poesias! Adorei! beijos às duas,chica e lindo fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Chica

      Concordo plenamente com as suas palavras. Uma novidade sempre, cada poema!
      Grata pelo comentário.
      Bom fim de semana também para si.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  6. Que lino este poema da nossa Amiga Graça que diz tudo sobre a nossa necessidade de amar e sermos amados. O Amor, esse sentimento lindo capaz de nos " salvar de pretéritas e futuras solidões " E a música, Olinda? Tantas recordações do meu querido Brasil, ao ouvi-la...
    Obrigada às duas queridas Amigas pelo belo momento que me proprcionaram, logo ao começar o dia, hoje sem sol. Beijinhos, Amigas!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília

      "O amor anda por aqui..." diz a a nossa amiga Graça, e bem, mercê dos poemas e das palavras dos amigos que responderam ao convite.
      E o amor se apresenta em cada uma das manifestações de carinho e apreço seja nas produções poéticas ou nos comentários.
      Assim, vamos tratando do nosso jardim, cultivando as mais belas flores da amizade e bem-querença.
      Que o Amor nos salve de "pretéritas e futuras solidões" e tenhamos a capacidade de nos doarmos uns aos outros.
      Adoro essa canção, letra e música conjugadas num mesmo desejo: Falar de Amor.
      Obrigada, minha amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  7. O amor é um mistério que pode surgir em qualquer tempo, a qualquer hora!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sentimento imprevisível, para o qual nem sempre se encontra explicação.
      Grata, "Rosa dos Ventos"
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  8. Boa tarde Olinda,
    Tão bom encontrar aqui um poema de Graça Pires, uma Poeta que tanto admiro.
    Excelente este poema de amor tão ao jeito da Graça, como só ela sabe conceber.
    Excelente e especial para mim esta participação.
    Música linda!
    Beijinhos para ambas e um bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ailime

      Encontrou as palavras certas para definir a Poesia da amiga Graça, "como só ela sabe conceber".

      Muito obrigada, pela sua presença nesta "Quinzena do Amor".
      Beijos
      Olinda

      Eliminar
  9. Os poemas da poeta e amiga Graça Pires, são sempre comoventes, porque saem da sua alma, sensibilidade e talento.
    O amor é eterno, quando marca desse modo tão especial o coração.
    Que linda e bem escolhida esta canção, querida Olinda, também me trouxe gratas recordações.

    Beijinhos para ambas minhas queridas amigas, Graça Pires e Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fê

      "O amor é eterno, quando marca desse modo tão especial o coração."

      Nada mais certo. É um sentimento nobre e profundo, que dulcifica a vida tornando-a mais digna de ser vivida.

      E então, há os Poetas que nos falam e interpretam o que nos vai na Alma, com o seu talento e sensibilidade.

      Assim, a nossa Amiga Graça que aqui nos oferece a sua arte de bem escrever.

      Esta canção tinha-a no ouvido, comecei a cantarolá-la. E fui à sua procura.

      Obrigada, minha amiga.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  10. Querida Olinda
    Maravilhoso, este poema da querida amiga Graça Pires - que, aliás, nos encanta sempre.
    O Amor, eternamente cantado, e sempre tema para poesia.
    O vídeo é muito lindo. Vê-se e ouve-se sempre com agrado.

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tema de poesia, o Amor. É verdade.
      Amor correspondido, amor infeliz, com todas
      as nuances próprias da nossa condição humana.

      Penso que neste poema da Graça vemos um Amor
      esperançoso, pelo menos leio-o assim.

      E a nossa Amiga Graça sabe o faz quando escreve.
      Aqui a emoção e o talento estão bem patentes.

      Querida Mariazita, muito obrigada pela tua presença.
      Desejo-te Saúde bem como aos teus entes queridos.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  11. Um magnífico Poema de Graça Pires que aqui felicito.
    Grato pela partilha, Olinda.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sol da Esteva

      Um presente que a Graça nos trouxe.

      Muito obrigada pela presença e comentário, meu amigo.

      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  12. Como não se encantar com um poema tão profundo! Estou cada dia mais encantada com o trabalho da Graça! Ela tem uma poesia arrebatadora!

    Beijinhos às duas!

    ResponderEliminar
  13. Um prazer ler a Graça sempre com suas lindas tecituras poéticas, Gosto muito desta música que me acompanhou na leitura. Parabéns,

    ResponderEliminar
  14. Amor, solidão, saudades; muitas vezes, versos indissociáveis na poética do viver.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar