quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

PRECIOSAS PÉROLAS

 




Esconde-me...
como se eu fosse a flor mais rara do teu jardim
retira os espinhos que me nasceram na alma
abre trilhos de ternura na raiz
e deita fios de água na seiva desordenada.

depois…
ao desfolhares as minha pétalas
pelo tempo já gastas e desbotadas
guarda-as na caixa dos teus sonhos
como se fossem preciosas pérolas…
de lágrimas.

Fernanda Maria
-Fê-



Apelo amoroso nesta viagem a dois, com mais etapas para percorrer.
E nesta entrega e dedicação o tempo não conta. Outros lugares e sonhos para serem sonhados, aguardam.
Con te partirò...





Con te partirò
Su navi per mari
Che io lo so
No no non esistono più
Con te io li vivrò



Blog da Autora: Só te peço 5 minutos


====

Quinzena do Amor

Post 1 - Doe seu TudoPost 2 - Sobre o Amor
Post 3 -   Areais de Além-Mar; Post 4 - Meu Amor
Post 5 - Para ti; Post 6 - Como invenção minha
Post 7 - Amor grande; Post 8 - Certezas;

Imagem: Pixabay

Poema: in "Só te peço 5 minutos" - Maria Fernanda (Fê)

34 comentários:

  1. Olá, queridas amigas Olinda e Fê!
    Estou swnsibilizadíssima na noite com tudo que estou lendo, vendo e, sobretudo, sentindo, que coisa mais linda!
    A beleza das pérolas, a flor... Quanta Delicadeza!
    A música me faz debulhar em lágrimas, nós a cantávamos no coral antes da Pandemia. Ela me toca o mais profundo do meu ser. Meu ámago fica afagado.
    Suspiro profundamente...
    A amiga Fê é de uma ternura impressionante.

    "Esconde-me...
    como se eu fosse a flor mais rara do teu jardim
    retira os espinhos que me nasceram na alma."

    O amor quer ser protegido, cuidado sob todos os aspectos. Necessita de zelo, atenção primorosa.
    Haja dedicação sincera, cumplicidade e, muita, incondicionalidade.
    Emocionante o dia de hoje da sua Quinzena de Amor, querida Olinda.
    Mil vezes parabéns às duas!
    Tanto pela formatação como pelo conteúdo tão amoroso e afim.
    Tenham dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos com gratidão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Rosélia

      Fiquei emocionada com as suas palavras, pela amizade e apreço que me trazem, nestes dias em que Celebramos esse sentimento tão belo, que é o Amor.

      É uma maratona, é certo. Mas o prazer é imenso. Preparar as publicações procurando interpretar (tentar, pelo menos) o sentir dos poetas, escolher a música que se lhes coadune...

      O poema da nossa amiga Fê trouxe-nos essa aura de dedicação e cumplicidade tão próprias do Amor. Confiança e compreensão, são indispensáveis para que perdure no tempo e para além dele.

      Desejo-lhe saúde ao lado dos entes queridos.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  2. Concordo que o verdadeiro amor é aquele que consegue resistir à passagem inexorável do tempo.

    Aproveito para convidar a Olinda a participar em:

    1ª CELEBRAÇÃO DE S. VALENTIM

    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Juvenal

      Realmente, quando o Amor existe nada pode contra ele.

      Grata pelo seu convite à participação na Celebração de S. Valentim. Irei ler e apreciar os poemas dos nossos amigos poetas.

      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  3. Mais uma maravilhosa poesia. Fê inspiradíssima sempre! beijos às duas, ótimo dia! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Chica

      Um poema escrito com o coração, como tudo o que a nossa querida amiga Fé escreve.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  4. E o Amor é isso mesmo, caminhar juntos tentando tirar com todo o cuidado os “ espinhos “ que , em cada um a vida vai colocando . A flor mais preciosa está dentro de cada um e convém cuidar dela, mesmo que , com o tempo, as pétalas comecem a desbotar. Lindo, Fê! Parabéns! Obrigada, olinda, por mais um brlo momento Beijinhos ás duas Amigas!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília

      Nessa caminhada, de vida a dois, o amor e a compreensão são os melhores aliados. Mesmo que as pétalas se apresentem desbotadas o dia-a-dia poderá ainda ganhar tons de arco-íris.

      Muito obrigada, minha amiga, pela tua presença nesta "Quinzena do Amor". Sei que dispões de pouco tempo o que valoriza ainda mais os teus comentários.

      Beijinhos Olinda

      Eliminar
  5. Gosto da poesia da nossa amiga Fernanda e este poema não foge à regra, é magnífico.
    Continuação de boa semana, amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jaime

      A Fé deu-me o grande prazer de trazer um poema inserido no seu livro, editado recentemente, "Só te peço 5 minutos". Realmente, a sua poesia traz esse cunho de talento e sensibilidade.

      Bom fim de semana, meu amigo.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  6. belo colar de pelavras.
    brilhantes como pérolasa

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manuel

      Um belo trocadilho que faz jus ao poema da nossa amiga Fé.

      Muito obrigada.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  7. Pétalas de inspiração fazem-se pérolas poéticas quando a vida se permite amar.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Antonio

      A vida vai ditando as suas regras e acredito que nelas se inclui o amor.

      Grata pelo comentário.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  8. Estou cada vez mais admirada com os poetas que por aqui andam!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, "Rosa dos Ventos"

      Poetas talentosos que me dão o prazer de trazerem ao Xaile as suas belas palavras.

      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  9. A Fê é maravilhosa, sua poesia é muito sensível, direta, muitas verdades ditas de uma maneira que emociona. O primeiro verso dessa sua Preciosas Pérolas está muito lindo!
    Querida Fê, gosto muito dessa sua maneira franca de dizer, sem rodeios, mas com muita beleza.
    O vídeo... escolha maravilhosa sempre!
    Deixo 2 beijinhos, um pra Olinda, pela bela iniciativa de sua 'Quinzena do Amor' e outro pra Fê, 2 amigas queridas.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Tem razão, querida Taís.
      Escrita diáfana que nos fala dos seus sentimentos mais belos.

      Nesse poema, muito pessoal, exprime os seus anseios e o que espera da vida ao lado do seu amor.

      Grata, minha amiga, pela sua vinda e pelas palavras que aqui nos deixa.

      Beijinhos
      Olinda


      Eliminar
  10. Meus Deus, querida Olinda, não são pérolas o que me escorre neste momento pelo rosto.
    Sempre que leio algo que escrevi publicado noutro lado, e este poema já tens uns bons anos, parece-me que o leio pela primeira vez, ficando sempre muito emocionada.
    Dediquei-o ao meu fiel companheiro de vida, uma vida onde o amor nunca faltou mas que não nos tem poupado a muitos desafios. Os espinhos fazem parte de todas as rosas, até as mais raras e preciosas, não é verdade?
    A delicadeza da imagem que nos dedicou e principalmente esta música e este tenor em especial. Andrea Bocelli que tanto admiro e respeito pelos desafios que teve que enfrentar para chegar a esta plenitude.


    "Quando sono solo
    Sogno all'orizzonte
    E mancan le parole
    Si lo so che non c'è luce
    In una stanza quando manca il sole
    Se non ci sei tu con me, con me..."


    Obrigada, querida amiga Olinda!
    Neste momento só desejava dar-lhe um abraço muito apertado, aliás tenho a esperança, de um dia concretizar este desejo.
    Combinado?

    Beijinho com profunda gratidão.
    Fernanda (Fê)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Fé

      Fiquei maravilhada com o poema que nos trouxe e mais ainda por ser dedicado ao seu marido. Um gesto que adorei, por falar de sentimentos que adornaram e adornam a sua vida e quis que fizéssemos parte desses momentos.

      Tem razão, minha amiga. Diz-se que não há rosas sem espinhos e é bem verdade. Conseguirmos separar e depurar essa parte bela e perfumada e crescer com ela é um acto de heroísmo nos tempos que correm.

      Andréa Bocelli, com a sua vida difícil dá-nos um grande exemplo de superação. Através da sua voz afirma-se e espalha felicidade.

      Minha amiga, eu é que lhe agradeço a sua generosidade e retribuo esse caloroso abraço, com a vontade imensa de que se venha a concretizar. Combinadísdimo :)

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  11. Boa tarde Olinda,
    Que poema tão belo de Maria Fernanda!
    Um poema sublime, muito delicado e irradiando amor.
    Gostei muito.
    Andrea Bocelli, sempre maravilhoso de se ouvir.
    Beijinhos para ambas.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ailime

      Um poema irradiando amor, diz bem. Palavras preciosas.

      Andréa Bocelli, grande intérprete que traz sempre essa emoção impressa na sua voz.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  12. Um poema de amor como só uma grande poeta é capaz de escrever. A Fê consegue isso: fazer do amor uma flor rara e preciosas pérolas.
    Beijo, minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Graça

      Esta "Quinzena do Amor" traz-nos verdadeiras pérolas de bem escrever e de exprimir sentimentos.

      O poema da Fé vem provar isso, mais uma vez.

      Bom fim de semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  13. Que lindo, palavras ditas com sensibilidade que exaltam o amor sem limite do tempo... Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo, essa entidade escorregadia...de vez em quando conseguimos agarrá-la e torná-la nossa cúmplice.
      Grata, Norma, pela sua presença e comentário.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  14. Olá, Fê, este teu belíssimo poema levou-me a mais de uma leitura. Um poema de rara beleza, sensível e delicado. A segunda leitura foi feita com a Taís, o que nos levou a comentar sobre esta obra poética da sua lavra.
    Meus parabéns, minha amiga.
    Votos de um bom final de semana, pra você e para nossa querida amiga Olinda.
    Beijos, para as duas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro

      E aqui estou eu a receber os louros devidos à nossa querida amiga Fê.:)
      Poema passível de várias leituras,e se não conhecêssemos a Fé, ele poderia ser o retrato de muitas vidas, pela sua abrangência.
      Bom fim de semana, meu amigo.
      Abraço.
      Olinda

      Eliminar
  15. Um pequeno grande poema! Que incrível a sensibilidade da Fê. Já quero conhecer mais de seu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz bem, Vanessa, "Um pequeno grande poema". Nele cabe todo o amor e a cumplicidade que podem unir dois seres.
      Bom fim de semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  16. O Amor, irradia luz e Vida; este Poema é o complemento perfeito dessa sensibilidade.
    Parabéns.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  17. Mais preciosas são as palavras que encantadas pela Fê, carregam um sentimento amoroso de claros e belos pedidos, que aceitos fazem o amor mais lindo Olinda.
    Ótima partilha. Recentemente adquiri o livro dela e é uma viagem maravilhosa.
    Parabéns Fê e você pela partilha sempre com uma bela musica a ilustrar.
    Carinhoso abraço para as duas.

    ResponderEliminar
  18. Agradeço a todos, especialmente à querida Olinda, os comentários carinhosos e elogiosos que quase me fazem acreditar, que sei fazer poesia.

    Beijinhos com estima,

    ResponderEliminar
  19. Na alquimia do amor; pétalas, lágrimas... Tudo pode transmutar-se em pedras preciosas, joalheria do viver.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar