segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Ao encontro de "A Palavra Mágica"

Todos os anos dedico a primeira quinzena de Fevereiro a poemas que falem de Amor nas suas múltiplas facetas. Ao longo do tempo tenho-o anunciado e lançado desafios no sentido de virem nela participar não só lendo como trazendo textos da própria autoria como dos autores preferidos. Desta vez não tive oportunidade de o fazer, por motivos vários, mas a denominada, por mim, de Quinzena do Amor não passou despercebida à nossa querida Emília que me deixou este encantador comentário, no post A Demora.  



 
Sabia, querida Olinda, que ias começar a tua " quinzena do amor", como de costume e apesar de vir aqui sempre ( imperdoável...saio sem nada dizer), só hoje reparei que já começaste a brindar os teus amigos com poemas amorosos. Gostei muito da rosa, essa flor linda que, segundo o autor, sempre buscamos; estamos sempre inquietos, procurando alguma coisa e muitas vezes é tão simples o que desejamos, que poderemos encontrá-lo numa rosa, num girassol, numas florzinhas campestres, olhando o mar, pensando nos amigos , dizendo mais vezes, aos que estão perto de nós que os amamos. Não podemos visitar os amigos, abraçar os que estão doentes ( há-os sempre, infelizmente ) mas podemos telefonar e mostrar-lhes o quanto são importantes na nossa vida o quanto pensamos neles. Há dias de tudo, Amiga....há dias em que faço isso e a conversa fica muito interessante e benéfica para os dois lados, mas há outros em que penso neles, mas fico por aí. Esta situação desanima toda a gente, mas não podemos deixar que ele nos tolha e nos impeça de dar algum alento aos outros e, com isso, a nós mesmos também. Carlos Drummond de Andrade tem um poema onde ele fala da Palavra Mágica, palavra que ele busca todos os dias e que continuará a procurar até a encontrar. Há tantas palavras mágicas, Olinda!!!! Precisamos encontrar a nossa! Para muitos é o Amor e, concordo...sendo sincero, opera verdadeiros milagres e é essencial à nossa vida, ao nosso equilíbrio emocional; mas há outra...que não deixando de ser uma forma de amar, para mim também é mágica, a Amizade , esse sentimento lindo que, juntamente com o amor, faz a vida valer a pena. Obrigada, querida Amiga, pela quinzena do amor, uma oportunidade de conhecermos, com toda a certeza, belos poemas. Que te sintas sempre rodeada de muito amor e que não te faltem também os bons Amigos. Um abraço enorme, carregadinho de amizade
Emilia 🌷 🌻 🙏

Eis pois Drummond de Andrade, o homem do pluriamar, aqui, no Poema em boa hora citado pela querida Emília:

A Palavra Mágica

Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

Carlos Drummond de Andrade,
in 'Discurso da Primavera'





A minha resposta ao comentário:


Querida Emília

Devia ter anunciado a "Quinzena do Amor", como faço todos os anos. Não pude fazê-lo a tempo e horas, deixando para a rematar, no final, com algumas palavras.
E foi muito prazeroso para mim que te tenhas lembrado deste ciclo que nos tem acompanhado no "Xaile de Seda", desde o princípio.
A situação que estamos a atravessar é terrível, mas há sempre espaço, mais do que nunca, para o Amor. E para a Amizade, esse sentimento belíssimo que nos faz irmanar na vida e encontrar pessoas belíssimas,
como tu, querida Amiga.
E se não te importasses gostaria de passar algumas passagens deste teu comentário para o post. Ou na íntegra :)
Desejo-te muita Saúde ao lado dos teus.
Beijinhos
Olinda





Blogue da Emília: Começar de Novo sob a égide de "COMEÇAR DE NOVO", da autoria de Ivan Lins e Vitor Martins, canção interpretada por Simone.

Veja Drummond de Andrade, aqui, no Xaile de Seda.

E continua a Quinzena do Amor...
=====
Poema:Citador

16 comentários:

  1. Gosto muito deste poema. E contrariamente à maioria das pessoas não ligo nenhuma às rosas. Gosto de outro tipo de flores. Adoro Violetas, Girassóis, lírios, amores-perfeitos e orquídeas. Essas são minhas flores de eleição. E gostei muito do comentário da Emília. Nem sempre a palavra mágica é amor. Às vezes é amizade, é ternura.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira, sempre tão coerente
      com aquilo que fala. Um beijo.

      Eliminar
  2. Que coisa mais linda essa amizade e interação. Emília te mandou um carta linda, recheada de amor, carinho e amizade. E a poesia é linda! ADOREI esse carinho entre as duas amigas e que respinga em cada um de npos,fazendo bem. beijos às duas, chica

    ResponderEliminar
  3. Poema lindíssimo sem dúvida. Gostei muito de ler. Elogio a vossa interligação amiga e poética.
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Duas amigas fizeram magia com palavras, e irão encantar e emocionar os que as lerem.
    Olinda, esta publicação é maravilhosa!
    Os comentários da amiga Emília são sempre ternurentos mas este, este é realmente especial: um hino ao amor e à amizade. Ainda bem que o partilhaste.
    Adorei tudo, palavras (mágicas) imagens (de extremo bom gosto), vídeo musical (bem selecionado).
    Beijos para as duas. Boa semana.

    ResponderEliminar
  5. È de louvar a interligação entre amigas poetisas. O meu elogio
    Gostei muito de ler oos vossos comentários
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  6. Eu também acho que tenha amizade
    mais forte que o amor, pois tem amor
    que, quando acaba, não sobra outra
    coisa senão o desprezo por parte de
    um ou de outro. Felizmente nem sempre.
    Ao passo que a amizade não acaba nunca.
    Não existe exigência para uma boa
    amizade e ciumes então, muito menos.
    Um beijo a você, comentaristas amigos
    desse blog e a dona do pedaço, Olinda,
    um beijo maior.

    ResponderEliminar
  7. Um texto da nossa Amiga Emília, tão atenta sempre ao que vale a pena. Gostei da postagem toda, com Drummond, com rosas lindíssimas, com a voz de Simone no "Começar de novo". Boa quinzena do amor, minha Amiga Olinda.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Por aqui , as palavras tomaram a magia e fizeram florescer o brilho da amizade , a ternura do amor, a beleza da canção, brindando aos passantes com as graças dos bons sentimentos registrados.
    Linda postagem, Olinda!
    Abraço,
    Calu

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!
    Adorei a publicação e a partilha do poema. Adoro essa interação :)
    -
    Parece um parto feito em plena natureza
    -
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  10. Pois, Viva quem festeja o Amor nestes tempos tão adversos!
    Gostei da interecção.

    Beijinhos, amigas Emilia e Olinda!

    ResponderEliminar
  11. Nossa!! Que bela postagem, Olinda. Começando pelas rosas... a mais linda das flores, e sabes por quê? Elas são delicadas sempre, não agridem, e deixam seus espinhos à mostra. Nunca teremos surpresas. E as suas cores são sempre alegres.
    De Drummond...esse não preciso falar, quem não conhece o grande poeta? Sempre certeiro! Maravilhoso.
    Quanto à nossa querida Emília, ela é extremamente carinhosa e atenciosa com as amigas(os). Só que é muito teimosa, há tempos poderia estar escrevendo crônicas, presenteando seus amigos com suas ideias e narrativas sempre muito concisas.
    Vou parar aqui, amiga, a postagem está excelente para ir ficando...
    Beijo para as duas amigas, uma boa semana!

    ResponderEliminar
  12. Querida Olinda, costumamos usar um " muito obrigada " para agradecer algo , mas, neste caso, é muito muito pouco. Terei que usar uma das " palavras mágicas " e vou escolher a amizde; só ela é capaz de agradecer a atenção, o carinho e todos os outros miminhos que recebemos. Sei que tenho, neste Xaile uma Grande Amiga e não foi preciso colocares em destaque as minhas palavras para ter a certeza disso; há muito que sinto a tua grande amizade e não vejo a hora de te conhecer pessoalmente. Quero, mais uma vez, afirmar que tens aqui uma grande Amiga que te admira muito e que estará sempre por aqui, enquanto a vida o permitir. Fiquei emocionada quando vi que tinhas também escolhido esta bela canção para fazer parte da tua quinzena de amor, sabendo tu que gosto muito dela. Mais um miminho, querida Amiga!
    Quero, agora, agradecer a todos os amigos que por aqui passaram, deixando-me, palavras muito carinhosas . A todos deixo um abraço carregadinho de Amizade e a ti, querida Amiga, amarrado ao abraço, com um bonito laço, vai um beijinho muito, muito especial e os votos sinceros de saúde para todos. OBRIGADA!!!
    🙏 🌻
    Emilia

    ResponderEliminar
  13. Tenho lido com prazer todas as suas postagens. E vi o comentário da Emilia, assim como sua resposta. O amor é um sentimento maravilhoso, mas não o vejo prosperar se não tiver como alicerce a amizade. Simone é uma grande cantora e a música encanta. É daquelas que nunca deixamos para trás rss. Tudo que foi escrito por Carlos Drummond de Andrade merece aplausos. Magnífica postagem, querida! Grande abraço.

    ResponderEliminar
  14. Drummond foi, é, um poeta especial, dos que mais aprecio não somente na poesia brasileira, mas do mundo inteiro, e a Emília parece ser uma pessoa especial também. um beijo, Olinda!

    ResponderEliminar
  15. Claro que não poderia perder Carlos Drummond de Andrade. Este é um poema que também me diz. E quanto à amizade é tão especial e importante na vida que não a queremos perder. Subscrevo, portanto o comentário da Emília.

    Beijinhos às duas.

    ResponderEliminar