sexta-feira, 24 de maio de 2019

Tentações

Vejo Odisseu atarefado, procurando equilibrar o barco por entre tempestades alterosas, contornando mil e um perigos. Tanto tempo se passara já, e lá longe na Ítaca amada a sua Penélope fugindo, sabe-se lá com que estratagemas, aos vários pretendentes que já o terão dado como morto. A ele, ardiloso guerreiro, nada nem ninguém o fará desistir, nem ciclopes, nem Posídon na sua fúria insana. Contudo, sinto que há ali um receio, quase irracional, contra todas as expectativas, posto que se vive num tempo em que tudo faz parte do maravilhoso. Nada do que venha será impossível aos deuses do Olimpo que velam pelos escolhidos. E se ele, Odisseu, por motivos que não consegue vislumbrar, tiver caído em desgraça? Dúvidas terríveis. Só assim se explica essa premonição paralisante à medida que o barco avança. Aproximam-se perigos maiores, sente-o, perigos que o farão praticamente esquecer a pátria e a sua amada. Atentai agora: Cânticos maviosos de belas sereias ressoam. E tão cativantes que os levariam, a si e aos seus homens, a atirarem-se ao mar e para ali ficar, nas profundezas, para sempre. Seguindo conselhos avisados, medidas drásticas se impunham: taparam os ouvidos com cera e amarraram-se aos mastros com nós indestrutíveis. Eu, enroscada num canto, atónita, tomando para mim, inexplicavelmente e de forma excruciante, as divinais promessas, tapei os ouvidos com as mãos, atei-me o mais que pude, mas as vozes das sereias ressoavam-se-me no cérebro, músicas que me prometiam paraísos alteavam-se inundando céus e terra em tentações incontornáveis. Seguindo o exemplo de Odisseu reuni forças e declarei: Agora é a hora, soçobrar ou vencer. Adiantando-me no tempo, desliguei tudo... Enfim, o Silêncio. Porém, pobre de mim, as promessas, os cânticos das sereias, as músicas, haviam lançado raízes bem fundas no meu coração.





Meus amigos,

Desejo-vos um bom fim-de-semana.

Olinda

====
Video - Youtube

7 comentários:

  1. Mais uma maravilhosa e interessante leitura:))

    Hoje:-Quero-te tanto...Quero-te, porque sim. [Poetizando e Encantando]

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderEliminar
  2. As tentações têm por raiz
    O nosso gene e o que a Alma sente.
    E bem sabemos, como o Povo diz,
    A verdade é um Bem presente.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  3. há tempo para o Silêncio e tempo para o(s) Cântico(s)

    e há refregas que desejamos perder. e Odisseu bem o sabia!
    deixar que medrem no coração será, porventura, a forma de vencer os encantamentos.

    maravilhoso e texto, amiga! trés sage, Olinda.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Um texto excelente, minha Amiga Olinda! Odisseu escolheu ser livre e mortal, mesmo com as sereias a tomarem-lhe o pulso dos sentidos…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga, este vídeo - com a magnífica voz da Carminho - prepara e bem para este mergulho num mundo maravilhoso. E as raízes estão muito fundas. Qual é o espanto?

    Beijos, querida Olinda,

    ResponderEliminar
  6. Excelente sinopse da Odisseia.
    «Soçobrar ou vencer»...
    Vençamos as tentações (só algumas).
    Ótima semana, Olinda.
    Beijinho
    ~~~

    ResponderEliminar
  7. As tentações são boas!
    Adorei relembrar a canção!
    Beijo!
    Boa terça-feira!

    ResponderEliminar