quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ah, Primavera! Tão bela, florida e perfumada e tão castigadora...

É como me sinto, dividida entre as muitas belezas e divinos odores desta estação e o outro lado menos atraente das alergias causadas precisamente pelos pólenes e por tudo o que lhes está associado. Não há anti-histamínico que me valha, os espirros não me dão descanso e os olhos e o nariz já ganharam vida própria numa choradeira sem fim.

Mas há que remar contra a maré e, com um olho aberto e outro fechado, aqui estou eu a traçar estas linhas. Para dizer o quê? Hoje em dia, com a profusão de canais comunicacionais existentes, milhões de pessoas estão a dizer ao mesmo tempo as mesmas coisas, debatendo assuntos de grande importância ou assinalando apenas outros de seu interesse. Parece quase redundante eu aparecer também a fazer o mesmo. Contudo, há aspectos da sociedade, tanto no nosso bairro como em latitudes mais afastadas, que devemos todos apontar e rebater, se for caso disso.

Surge-me, de pronto, o caso noticiado das meninas raptadas na Nigéria. Uma tragédia humanitária. E é tão grande e sinto-a tão minha que me é quase impossível encontrar palavras para se lhe referir. As autoridades internacionais têm responsabilidades, todos nós as temos, cada um no seu íntimo. Um espelho em que teremos de nos rever. E é obrigação nossa olhar em redor e verificar se não existem casos perto de nós, não com esta dimensão, como é óbvio, que necessitam de atenção. E oiço em eco este verso de Augusto Gil: Mas as crianças, senhor, porque lhes dais tanta dor

Num sentido totalmente diverso, lembro-me agora de uma notícia, num jornal regional, sobre o Avô Cantigas. Lembram-se dele? Um jovem de há 32 anos que resolveu vestir a pele de Avô para delícia das crianças. Agora já não precisa fingir que é avô, os cabelos brancos atestam-no. Um homem de visão. Um ideia interessante, um projecto que vai sendo realizado ao longo da vida. Vai comemorar estes anos de carreira, brevemente, em Évora, com um espectáculo, É Bom Sonhar. Pessoas que pugnam pela felicidade das crianças: De louvar.





E, por estes dias, uma outra notícia chamou-me a atenção, numa revista, embora a mesma já tivesse aparecido em Janeiro, em jornais, como verifiquei depois. Duas jovens portuguesas, no Reino Unido, projectaram um trabalho de promoção do nosso idioma, inserido no conceito de speed-dating, destinado a crianças. E esta, hein?! Trata-se da divulgação e aprendizagem da língua, envolvendo crianças bilingues, precisamente as nossas crianças no estrangeiro. São muitos os voluntários, cientistas portugueses, que estão a dar o seu contributo, pois nisso está também inserida a abordagem de outras matérias.

Por falar em língua, no passado dia 5 foi o dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP. Ouviram falar disso? Algum Organismo fez disso notícia? Houve acções em conjunto com o órgão que representa a Comunidade a dar-nos conta do que tem sido feito em prol de uma maior exposição da referida cultura? Vieram dizer-nos se têm sido levado a cabo providências no sentido de a língua portuguesa ser, efectivamente, considerada como língua de trabalho nas instituições internacionais?  Não sei. 

Mas como tenho estado mergulhado neste meu limbo de alergias é natural que me tenha escapado.

Desejo-vos uma excelente semana. Bem, o que dela resta ainda.


Notícia: speed-dating aplicado às línguas e à ciência
Imagem: Tatiana Correia e Joana Moscoso

11 comentários:

  1. (^‿^) ❀❀ ✿ ❁

    MERCI à toi chère Olinda pour ce formidable partage !!!!!
    Je suis toujours ravie de venir visiter ton blog !!!

    GROS BISOUS d'ASIE et bonne journée ! :o)

    ResponderEliminar
  2. A Primavera tem destas coisas que lhe conferem muita beleza mas ao mesmo tempo criam reacções bem diferentes nas pessoas.
    Toda a nossa vida é feita destas cores que em muitas situações nos deixam as mãos a arder e o coração despedaçado.
    - As rápidas melhoras.
    O Avô Cantigas encanta pela sua grande vontade de comunicação. As crianças se encantam com ele e os mais velhos admiram a sua força.

    ResponderEliminar
  3. As melhoras no que respeita aos efeitos colaterais primaveris.
    Quanto a notícias pouco se fala sobre a Língua Portuguesa, o que mais interessa é difundir o suposto "sucesso" de um "insucesso" tremendo que é a política económica e financeira deste país...pobres cada vez mais pobres! E depois vangloriam-se que tomam medidas de "apoio social"...milagres!
    Quanto ao rapto de crianças ...é incrivel que ainda existam defensores de doutrinas fundamentalistas, onde se viu afirmarem que a nossa educação não é sadia quando eles torturam, violam, mutilam especialmente o sexo feminino, vendendo e explorando um mercado negro que não tem fim! A irracionalidade do fundamentalismo está sempre presente nos seus atos sejam eles praticados por qualquer um dos seus seguidores em qualquer parte do mundo...em resumo, uma escumalha!

    ResponderEliminar
  4. Abordaste assuntos muito interessantes.
    O maior problema que existe na comunicação, não é a repetição mas sim a manipulação que fazem da informação que nos servem. E quem a manipula é o poder, seja ele o do dinheiro ou o político.
    Um magnífico post, gostei imenso.
    As melhoras para as tuas alergias.
    Um beijo, querida amiga Olinda.

    ResponderEliminar
  5. Também não soube de nada e costumo estar atenta. Já sobre lesões de jogadores de futebol e afins, é a toda a hora...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A nossa bela e maltratada Língua...quem se lembra dela? Seres como tu que muito a dignificam!
    Este é um belo post, apesar das alergias. Também aqui estou «curtindo» uma rinossinusite...
    não há quem aguente, minha querida amiga.

    Beijinho grande e desejo de melhoras.

    ResponderEliminar
  7. Espero bem que sim, que alguém ame o suficiente a nossa Língua para a promover e para a proteger.

    As melhoras das alergias, querida Olinda, e bom final de semana

    ResponderEliminar
  8. O mundo não para e as novidades também não.

    Há sempre coisas positivas a acontecer...o pior são as negativas.

    A Nigéria faz-me cá uma confusão!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. ✿•̃‿•̃✿

    Passe un excellent dimanche chère Olinda !!!
    GROS BISOUS D'ASIE jusqu'à toi !!!

    ResponderEliminar
  10. O noticiário me deixa triste, quase sempre. Os fatos divulgados, como esse das meninas, me dói, como se as conhecesse. Há sempre, bem mais perto, tragédias da natureza, que nos passam despercebidas. Mas aqueles que desenvolvem trabalhos em prol das crianças são dignos de louvor e seu comportamento não é esquecido. Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Tantas são as primaveras

    dizem-me as flores
    em todas as estações

    Bjs

    ResponderEliminar