segunda-feira, 16 de setembro de 2024

há qualquer coisa ...de mágico em nós

 já sabias que mais cedo ou mais tarde haveria de escrever um texto meloso como este; porque constantemente fazes questão de me lembrar que todos os dias devemos empenhar-nos na construção de um mundo só nosso - não de uma casa, não de uma conta bancária, não de uma mentira, mas de um mundo - um mundo inteiro cheio de coisas imensas, cheio de amor, cheio de tudo aquilo que conseguirmos meter lá dentro, cheio de vida; porque daqui a uns anos vamos com certeza ser capazes de nos comover com esta história; porque esta é a história que vamos querer contar aos nossos filhos (e que vamos querer que eles se encarreguem depois de contar às gerações futuras), esta é a história que nos emociona sempre que pensamos na grande probabilidade da mesma se vir a realizar, e nos faz chorar – mesmo quando não há nada para chorar – ao imaginarmos a remota hipótese dela não se vir a concretizar; porque a verdade é que todos os dias devemos ser capazes de chorar por tudo e por nada – saber chorar é uma qualidade, tentarmos ser felizes porque o que importa é sermos felizes – saber ser feliz também dá trabalho – e aceitarmos o que a vida nos dá e desejarmos sempre mais e mais felicidade, agarrarmos a vida pela mão, deixarmo-nos conduzir por ela, não permitimos que nada nos escape: esta é a nossa vida e não há-de haver outra; um dia saberemos reconhecer a importância de tudo isto quando olharmos para trás e nos revirmos: se ainda agora podemos constatar que o amor não encolheu, é porque há qualquer coisa de mágico e de imortal nesta nossa simples pretensão, há qualquer coisa de mágico em nós

.
mg 2013








 


Ver no Xaile: aqui

===
Título do texto: "há qualquer coisa"
Imagem: pixabay

15 comentários:

  1. No fundo, há sempre algo de mágico em cada um de nós. Todos temos esse sonho, essa utopia, da felicidade completa, contínua, uma vida preenchida com todos estes condimentos. Amor, carinho, família, felicidade. Enfim...um universo de coisas maravilhosas, que nem sempre podemos concretizar. Mas, sonhamos com elas.
    Gostei de ler este texto de Miguel Godinho. Que, confesso, desconhecia.
    Excelente partilha, amiga Olinda.

    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Um texto muito emotivo que só a Olinda saberá a quem se dirige. Eu faço as minhas suposições, mas que são apenas isso. Felicidades para todos é o que desejo.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante! Obrigada por esta partilha!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de Paz, querida amiga Olinda!
    Um texto assim dá gosto de ler e refletir.
    Quem vive de positividade tóxica não está com nada. A vida tem altos e baixos e fingir que está tudo bem num mundo caótico é pessoa sem noção de ser.
    Tem muita coisa boa e lindas que nos imensam...
    Em contrapartida, há outras que nos apequenam...
    "Um mundo inteiro cheio de coisas imensas, cheio de amor, cheio de tudo aquilo que conseguirmos meter lá dentro, cheio de vida"
    Um paraíso cá na Terra que acontece quando se ama de verdade.
    "Saber chorar é uma qualidade"
    Quanta veracidade e realismo!
    Os que fogem das lágrimas não sabem desfrutar dos momentos felizes com a mesma intensidade.
    O amor jamais encolheu... as pessoas é que medem a doação na quantidade do seu parco amor.
    Lindo texto que me deu ânimo na tarde aqui.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga Olinda,
    Aceitar o que a vida nos dá não significa dizer que temos que nos alienar. Em vez disso, devemos nos emocionar, porque, há algo verdadeiramente mágico em nós. A crença em um poder transcendental que existe na humanidade e no mundo, nos fascina, mas, na realidade somos mais limitados do que pensamos. O pensamento mágico dá mais sentido às nossas vidas. Preferimos acreditar no amor à primeira vista, do que no acaso.
    A realidade é que há um grande poder dentro de nós, o problema é que poucos sabem o que fazer com esta magia.
    Um grande abraço e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  6. Que lindo,Olinda! Adorei teu texto meloso, como dizes. Mas é o doce que sai do amor que há no corações e que os une. A vida é feita de momentos e esses sevem ser bem saboreados, mais tarde lembrados e contados aos filhos, netos que, na certa, os mesclarão com suas histórias de vida!
    ADOREI! beijos, chica

    ResponderEliminar
  7. Esse xale no cabeçalhp está lindo!Adorei! bjs, chica

    ResponderEliminar
  8. Uma bela reflexão, a construção necessária do nosso ser.

    Dias bons.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  9. Olá, querida Olinda, Uau!!! Que texto maravilhoso, leva-nos a pensar na felicidade como um sonho, mas ela existe para todos que sabem levar a vida baseada em verdades. Se atingirmos um plano maior de felicidade, faremos os que conosco convivem sejam também mais felizes.
    Felicidade se conquista aos poucos. A caminhada é longa, a escolha certa, não é fácil. Há muitas pedras no caminho, segundo Drummond.
    Amei esse texto e não conhecia o autor. Agradeço a bela partilha, querida amiga.
    Deixo votos para uma semana feliz, paz e saúde!
    Um beijinho, amiga.

    ResponderEliminar
  10. O que seria da vida sem um pouco de fantasia?
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  11. Uma bela mensagem. Sim, saber chorar é uma qualidade, e viver a buscar sorrisos, também.

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do texto ,Olinda
    É mesmo assim_ a vida é uma magia diária e somos capazes de sonhos impossíveis e também de sermos felizes a cada manhã apenas com um sol nascente. Que bom ter você com suas escolhas sempre poéticas , sempre trazendo luz para os nossos dias. Obrigada e te abraço desejando uma semana boa , de paz !

    ResponderEliminar