terça-feira, 29 de agosto de 2023

Incerto ao som de Piazzolla

No espaço da minha boca
trago palavras entre os dentes
que a língua vai expulsar
num poema.*




O sempre breve encontro das minhas mãos
com todos os teus dedos límpidos
nunca estrangulados por anéis__nem os de herança
O sempre breve encontro das nossas mãos
antes da tua partida para o momento mágico
em que dedilhaste Piazzolla no pequeno palco escuro
e a tua voz
só o teu rosto sobre o bandoneón
a Balada para un loco com todo o negrume em volta__
__e eu a consumir cigarros sozinho numa mesa
como um louco sem saber se voltarias
se encostarias a tua perna à minha
se eu te faria um convite em voz baixa.

Acorde sobre acorde
cigarro atrás de cigarro
copo a seguir a outro copo
até cair o pano sobre a minha dúvida
As ruas de Buenos Aires abafaram os meus passos.


Luís Raimundo Rodrigues
In: No Espaço da Minha Boca
pg 47


Escolher um dos poemas para esta publicação não foi processo fácil. Fixei-me neste porque me deu a oportunidade de revisitar Astor Piazzolla, com a sua reinvenção do tango (no ritmo, no timbre e na harmonia) e o bandoneón que eie toca com maestria e o convite que se sente quase suspenso no ar... 

No Espaço da Minha Boca livro de poesia de Luis R. Rodrigues, publicado neste ano, uma forma de escrever intimista que nos leva a questionar a vida e os seus vários momentos. Qualquer dos poemas resgata-nos a memória, tanto do passado como do presente.



Las cuatro estaciones porteñas

Balada para un loco, referido pelo poeta, faria mais sentido aqui, não é verdade? A sua toada compõe a magia envolvente criada pelo poema. Mas quis trazer um pouco mais de Piazzolla como intérprete. 

E não resisto. 
Deixo aqui este fragmento, que se encontra na contracapa, do poema "Importante é a poesia", na pg 52:
 

Talvez haja poesia
na contagem dos dias
no inconformismo surdo da prisão
na coragem de sobreviver__
__desde que não sejam
muito profundos os golpes
e uma mão de vento vá construindo
novas formas nas nuvens.

Sim, talvez haja poesia em todos os momentos da nossa existência. Saber encontrá-la é uma arte.

***

Blog do autor:

Veja a biografia do Autor


***


Muito obrigada, caro Luís Rodrigues.

Um abraço

Olinda



====
Imagem:

Erythrina ou Ceibo Flores, Argentina


* Pg 12

18 comentários:

  1. Olá, querida amiga Olinda!
    Fui ler o poeta e me encantei com o poema atual lá.
    Em contrapartida ao daqui, vejo a capacidade dele em detalhar sentimentos e desejos humanos com perspicácia, inusitada delicadeza e intensidade..
    Sim, há poesia em tudo, basta termos olhos e coração poéticos.
    Ela está nos sentires, nas emoções, nas sensações e ao redor de nós da mesma forma que em nosso interior.
    Obrigada por acalentar minha noite com poemas tão substanciais (o postado aqui e o lá no blog do autor).
    Pude entender a dificuldade da sua escolha em meio aos inúmeros poemas cheios de beleza.
    Tenha dias abençoados na nova semana!
    Beijinhos



    ResponderEliminar
  2. Me encanto el video y el poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  3. Maravilhosas poesias de Luis Rodrigues e revisitar Piazzolla vale sempre!
    Lindo post!
    beijos praianos, chica

    ResponderEliminar
  4. Great article and beautiful flower. Have a nice day ok

    ResponderEliminar
  5. Poemas brilhantes. Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  6. Cara Olinda, é um elogio inesperado a publicação tão completa que amavelmente fez neste seu tão interessante blog.
    Agradeço a distinção.
    Um afectuoso abraço.

    ResponderEliminar
  7. Postagem maravilhosa Olinda neste resgate de Astor com sua arte incrível, que faz dormir nos sonhos intimistas na noites frias de Buenos Aires, perdido num bar a deixar a musica fluir e o poema rolar pelas mãos.
    Uma rica partilha amiga no que sou grato.
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Esplêndida postagem!
    Não conhecia e fiquei maravilhada.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Hello my dear!
    Great poem, it's a really beautiful post full of emotions!
    Greetings from Poland!

    ResponderEliminar
  10. O poema escolhido é muito bom, leva-nos para ambientes e situações interessantes.
    Parabéns ao autor.
    Continuação de boa semana, cara amiga Olinda.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Querida Olinda, conheço o Luis de o ver em vários blogues e já visitei o dele algumas vezes, admirando a sua bela poesia; acho que só comentei uma ou duas vezes, mas isso não quer dizer que não o aprecie muito. E quanto à poesia Amiga, ela está em qualquer canto, no nosso dia a dia, mas, como nem toda a gente é capaz de fazer um poema, que é o meu caso, também também será dificil ver a poesia que existe, por exemplo no belo jardim, em frente da minha casa, sempre bem cuidado e florido; olho-o muitas vezes, mas não me sai um único versinho. Parabéns ao Luis e a ti também, pelo belo post.
    Quanto à Conceição Evaristo, por acaso, nas minhas pesquisas encontrei, há 2 anos um poema dela, node recorda a vida sofrida das mulheres negras no tempo da escravatura ( ou escravidão...) Infelizmente ainda há muito racismo e o trabalho escravo continua por esse mundo fora e para vergonha nossa, temo-lo aqui no nosso país. Desculpa por só ter aparecido agora, mas tenho estado na praia, aqui perto de casa e a sapequinha e os pais também estiveram; com ela, impossivel pegar num livro ou no tablet, pois só quer brincadeira. Sabes bem como é. ...
    Beijinhos e fiquem todos bem, com alegria e saúde, pois sem ela estamos perdidos
    Emilia 🌻 🌻 😘

    ResponderEliminar
  12. Olinda
    CatiahoAlc.
    do Blog Espelhando
    Confere lá:
    https://reflexosespelhandoespalhandoamigos

    ResponderEliminar
  13. É referido um alargado conceito de poesia.
    A interpretação é, claramente, subjetiva.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  14. Excelente publicação pelo conteúdo e pela divulgação da poesia de Luís Raimundo Rodrigues que sempre que posso acompanho.
    Valeu e muito esta visita.
    Um kandando, bom final de semana.

    ResponderEliminar
  15. Poemas de Luís Rodrigues e a ligação feliz com Piazzolla são caminho "quase" comum neste traçado da Vida.
    Excelente, Olinda. Grato pela partilha.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  16. Ah ,Olinda também sou fã do Luis e das suas 'brancasnuvensnegras' .
    Também aprecio as aquarelas, sempre interessantes e singulares.
    Uma homenagem especial, como sabe bem trazer-nos. Obrigada.
    Um beijinho aos dois .

    ResponderEliminar
  17. Mais uma publicação magistral, que tão bem soube cruzar o universo poético, com o universo musical!
    Sempre um gosto imenso, saborear as suas criteriosas escolhas, Olinda!
    Um beijinho! Bom feriado e continuação de uma excelente recuperação!
    Ana

    ResponderEliminar