O Blog da Norma Emiliano faz treze anos e como devem calcular hoje é dia de Festa. Recebemos o Convite para nos juntarmos a essa celebração, escolhendo uma palavra que nos tenha causado maior impacto em relação aos temas das publicações. Este ano é o primeiro em que frequento com maior assiduidade o espaço desta nossa amiga. E como não podia deixar de ser a palavra escolhida é FAMÍLIA.
Família porque faz parte do título do blog e pela sua função de terapeuta a nossa amiga trata de assuntos que dizem respeito a todos, como uma grande família, e em comunhão com essa sua preocupação ajuda a ver melhor o mundo em que nos encontramos inseridos. Nessa linha, os seus interessantes textos têm um enorme cariz humano e didáctico pela apresentação de autores da área como também pelos desafios que traz aos leitores.
Vejamos um pequeno excerto:
A poética e a terapêutica
(...)
Na biblioterapia, a poética pode oferecer individualmente ou em grupo a oportunidade do cliente(s) estabelecer (em) o olhar atento para si e/ou com os membros do grupo, tendo como estímulo os poemas que podem ampliar novas percepções sobre si mesmo e sobre as relações. Ao ler um poema se tem contato com as palavras que ao serem costuradas tocam sentimentos e desperta emoções.
Como psicóloga, e sendo membro do grupo de biblioterapia, ampliei muito minha escrita poética, lancei livros e comecei a compartilhar, com certa regularidade, poesias, para minhas redes, escritas e em vídeos, principalmente via Whatsapp, ao qual denominei Gotas poéticas, com retornos que me deram um novo rumo na direção do cuidar. Assim, hoje associo a minha prática terapêutica esta outra forma de cuidar das pessoas e de mim. O livro No Traçado das paletas, lançado em 2021, é a concretização do meu arco-iris existencial.
As palavras têm um profundo processo de cura. “A poesia é escuta, é sossego da alma” Danilo Vizibelli. aqui
O seu talento não se esgota nesta temática. Oferece à nossa leitura belos poemas, profundamente humanos onde se encontra patente a sua vertente profissional, e não só. Lembro-me, por exemplo, da sua participação na Quinzena do Amor, do Xaile de Seda, com um precioso poema romântico que poderemos reler aqui.
Hoje, apraz-me transcrever, para vossa apreciação, outro belíssimo Poema, que trouxe do "PensandoemFamília": Qualidade aliada à sensibilidade e talento:
Força Vital
Na balança do tempo
O invisível letal mantém-se à espreita
E transforma a incerteza
Numa montanha russa de sentimentos.
Nada dura para sempre.
Na balança do meu tempo
O perigo já está além do suportável.
Quando desaparecerá ?
Quando me serão retiradas
As amarras que me tolhem?
Adiando os desejos de liberdade
Do ir e vir sem receios do mal
Que me cerceia.
Ao subir no topo da montanha
Abro os pulmões com forte som
Que me desperta da letargia
Que a descida provoca n’alma
Que se revira para não permitir
Que a energia vital seja banida.
Muitos parabéns, querida Norma.
Beijinhos
Olinda
BLOG - Pensandoemfamília
======
Excertos e Imagens: Do blog da Norma
Olá, querida amiga Olinda!
ResponderEliminarUm apanhado muito bem preparado que alude ao blog da amiga Norma e seu projeto que ela desenvolve há 13 anos com esmero.
Você, apesar de ter se aprofundado no contato com ela a partir da sua Quinzena do Amor, fez um bom apanhado dos talentos da amiga blogueira, escritora que tem marca relevante na BLOGOSFERA.
Parabéns à querida Norma pela sua dedicação e perseverança na doce Arte de Blogar!
Parabéns a você, Olinda, pelo carinho na participação da linda confraternização que está a começar com chave de ouro!
Que o blog aniversariante dê muitas alegrias à nossa amiga em comum!
Gostei do vídeo, como sempre, um ritmo contagiante.
Ambas sejam felizes e abençoadas!
Beijinhos festivos e fraternos
🎂🎁💐😘
Muito bonitos estes seus parabéns. O meu aplauso e elogio
ResponderEliminar.
Abraço virtual de amizade
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Que lindo carinho com a Norma que realmente nos oferece leques de assuntos, sempre interessantes e ainda poesias. Ficou ótima tua participação e destaque da poesia! Parabéns à Norma e beijos às duas, chica
ResponderEliminarNão conheço o blog mas mando-lhe os parabéns!
ResponderEliminarAbraço
Boa tarde Olinda,
ResponderEliminarExcelente a sua participação na festa de Aniversário do Blogue de Norma.
Captou de forma sublime toda a a essência que Norma coloca nos seus posts, para além da sua Poesia que é notável!
Um Blogue que muito aprecio também.
Parabéns à Norma e beijinhos para ambas.
Ailime
Que linda homenagem, sinto-me emocionada com tanta delicadeza de palavras e de detalhes selecionados por você. Gratidão.poe estar na roda, que continuemos neste laço amoroso que a blogosfera nos oferta, Um forte abraço virtual.
ResponderEliminarLinda e sentida homenagem à nossa amiga Norma, pelo aniversário do seu interessante blogue.
ResponderEliminarParabéns à Norma e beijinhos para as duas.
Parabéns pela excelente publicação em forma de homenagem!!
ResponderEliminar-
Uma excelente semana. Beijos
Não conhecia o blogue e é extraordinário! Que bom que aqui foi aberto espaço para esta celebração! Obrigada, querida Olinda (como sempre, atenta e generosa). Beijinho
ResponderEliminarConhecendo você e o seu blog, Olinda, e alegrando-me com a sua linda homenagem neste dia de festa. Concordo plenamente com os seus dizeres tão bem expressos.
ResponderEliminarO meu abraço e carinho...
Passei pelo blog da Norma de precioso conteúdo,
ResponderEliminarque abrace todos os parabéns!
Não conheço o blog da Norma, mas por tudo o que á li e pelo texto e poema aqui, penso ser um blog muito interessante, que só não vou conhecer, porque infelizmente a falta de tempo e o estado dos meus olhos já não me deixam acompanhar diariamente aqueles que me visitam.
ResponderEliminarDeixo os meus parabéns à Norma e os desejos de muitas mais aniversários para alegria dos seus leitores.
Abraço e saúde
Os seus cumprimentos para a Norma, bem merecidos, foram abrangentes e verdadeiros. A experiência profissional dela e a veia artística foram destacados, com propriedade. Uma linda participação para a data comemorativa. Amei ouvir a música. Grande abraço.
ResponderEliminarUma viagem linda pela obra da Norma nesta bela festa de seu blog. Suas palavras traduzem bem o que é a Norma para nós nestes longos 11 anos de interação com seu blog.
ResponderEliminarMuito linda sua inspiração para trazer a palavra família, que eu também trouxe Olinda.
Grato pelo carinho com nossa Norma.
Abraços com carinho.
Uma brilhante postagem, rica em seu conteúdo de qualidade. Parabéns à Norma, e a ti , por essa homenagem, Olinda!
ResponderEliminarUm beijo carinhoso.