sábado, 9 de julho de 2022

Conta comigo. Sempre




Conta comigo sempre. Desde a sílaba inicial até à última gota de sangue. Venho do silêncio incerto do poema e sou, umas vezes constelação e outras vezes árvore, tantas vezes equilíbrio, outras tantas tempestade. A nossa memória é um mistério, recordo-me de uma música maravilhosa que nunca ouvi, na qual consigo distinguir com clareza as flautas, os violinos, o oboé.

O sonho é, e será sempre e apenas, dos vivos, dos que mastigam o pão amadurecido da dúvida e a carne deslumbrada das pupilas. Estou entre vazios e plenitudes, encho as mãos com uma fragilidade que é um pássaro sábio e distraído que se aninha no coração e se alimenta de amor, esse amor acima do desejo, bem acima do sofrimento.

Conta comigo sempre. Piso as mesmas pedras que tu pisas, ergo-me da face da mesma moeda em que te reconheço, contigo quero festejar dias antigos e os dias que hão-de vir, contigo repartirei também a minha fome mas, e sobretudo, repartirei até o que é indivisível. Tu sabes onde estou.

Sabes como me chamo. Estarei presente quando já mais ninguém estiver contigo, quando chegar a hora decisiva e não encontrares mais esperança, quando a tua antiga coragem vacilar. Caminharei a teu lado. Haverá, decerto, algumas flores derrubadas, mas haverá igualmente um sol limpo que interrogará as tuas mãos e que te ajudará a encontrar, entre as respostas possíveis, as mais humildes, quero eu dizer, as mais sábias e as mais livres.
Conta comigo. Sempre.

         I n: Ano Comum







Bom fim de semana, amigos.

Abraços 
Olinda


====

Texto: Citador
Imagem: Pixabay


40 comentários:

  1. Gostei bastante do texto. Obrigada pela partilha!!
    -
    Olho o horizonte e sinto a melancolia

    Beijos. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Foto e texto encantadores que muito gostei de ver e ler
    .
    Feliz fim de semana. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, caro Ricardo.
      Abraço

      Eliminar
  3. Estes textos são sempre tocantes!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Lindo texto cpmpartilhastes, querida Olinda
    Votos de um feliz fim de semana.
    Um carinhoso abraço.
    Verena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito da sua visita e comentário, cara Verena.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Estarei presente quando já mais ninguém estiver contigo, quando chegar a hora decisiva e não encontrares mais esperança, quando a tua antiga coragem vacilar.

    Boa noite de sábado, querida amiga Olinda!
    Como temos necessidade de cumplicidade em tempos tão conturbados que vivemos.
    Se tivermos uma só pessoa com a qual podemos contar sempre, já estamos mais saciados emocionalmente.
    A amiga ainda nós proporciona uma música leve de ouvir para nós mimar. Obrigada.
    Ah! Podes contar comigo sempre também...
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙💐

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, amiga Rosélia. Precisamos todos uns dos
      outros, especialmente de quem nos é próximo.
      Muito obrigada pelas suas palavras de amizade.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  6. Não consegui ouvir a música, pena! E entrega que existe nas palavras do grande escritor é comovente. Um grande encantamento me ofereceu. Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Voltei, insisti e consegui ouvir a linda canção. Penso que fui prejudicada pelos sons de fora, pois há uma festa no condomínio rss. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marilene
      Grata pela excelente leitura que faz do texto.
      Ainda bem que conseguiu ouvir a canção.
      Nina Simone, um portento com a sua voz e
      sensibilidade.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  8. Olinda, minha querida, que texto fantástico, quem não precisa dessas palavras, dessa entrega amiga e comovente de vez em quando?
    Maravilhoso texto, gostei da foto, que paz!! E a música muito linda, enfim, deixaste o melhor, o teu carinho para esse fim de semana!
    Obrigada, amiga!
    Um beijinho, feliz domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, querida Taís
      Este é daqueles textos que verdadeiramente
      nos emocionam. No nosso íntimo, num momento
      ou noutro, desejaríamos ouvir palavras como essas.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  9. Que texto bonito, Olinda
    Poético e pleno de amor , deixa a nossa alma leve ao imaginar alguém assim tão entregue. E Nina Simone fechando com lindo canto.
    Um abraço grande de bom, domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Poético e pleno de amor..."
      Bela interpretação deste fabuloso texto, Cara Lis.
      Adorei o seu comentário.
      Abraço e votos de boa semana.

      Eliminar
  10. Este livro "Ano Comum", de Joaquim Pessoa é magnífico. Este texto prova isso mesmo. Gostei muito de o ler aqui, minha Amiga Olinda. Pega-se-nos à pele...
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Graça
      Palavras sábias de quem já leu o livro, como a minha amiga.
      Adorei o seu testemunho.
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Um texto tocante pelas palavras de amor verdadeiro que transmite. Que bom, podermos contar sempre em todas as circunstâncias, com alguém especial ao nosso lado. Obrigado por esta sublime partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria
      É como diz: Quem bom podermos contar com alguém especial em qualquer circunstância. Também penso assim.
      Beijinhos.

      Eliminar
  12. O autor se entrega de forma incondicional. Um texto que me tocou profundamente. E como é gratificante saber que podemos contar com alguém. Portanto conte comigo querida Olinda
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Gracita
      Grata pelas suas lindas palavras de amizade e pela leitura que faz
      deste maravilhoso texto.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Es una elección de texto preciosa, me ha encantado, es emotivo, profundo, cariñoso y cierto. No conocía al autor, gracias por descubrirmelo. Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, inma
      Texto precioso, que traz palavras que gostaríamos de
      ouvir sempre que nos encontrarmos em encruzilhadas da vida.
      Beijos

      Eliminar
  14. Uma promessa feita num texto onde a excelência da palavra é a nota dominante.
    E a Nina Simone é imortal, conto sempre com ela...
    Boa semana, amiga Olinda.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Jaime
      "A excelência da palavra é nota dominante"
      Muito bem visto, meu amigo. Gostei muito.
      Abraço

      Eliminar
  15. Amiga Olinda,
    “O pouco é para ontem!” - bem disse “Joaquim Maria Pessoa”, este poeta contemporâneo português, que também envereda nos estudos de arte pré-histórica.
    Gostei muito de o ler aqui, nesta tua inspiração.
    Um beijo e boa semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Douglas
      Realmente Joaquim Pessoa não é avaro em palavras onde
      o talento e a sensibilidade andam de mãos dadas.
      Abraço.

      Eliminar
  16. Um bonitp texto do Joaquim Pessoa... um tanto "dolicodoce para meu gosto, mas enfim. compensa o quadro das duas árvores gémeas! Perfeição! sinceramente, acho que não podia haver melhor simbólica identificaçáo---

    A Nina Simone, contudo, é património Universal - não pode ser "apopriada"---

    abraço

    Manuel Veiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Manuel Veiga!
      O meu amigo só me dá desgostos. E eu que gosto tanto deste texto!
      Mas pronto. Sinceridade acima de tudo. Quanto a Nina Simone, concordo consigo. É património universal! Precisamente por isso, cada um de nós "apropria-se" um pouco do seu talento sempre que desejarmos ouvi-la. Não é proibido, pois não?
      Abraço

      Eliminar
    2. Olá, Manuel Veiga
      Vi que teve a amabilidade de responder ao meu comentário.
      Infelizmente desapareceu quando quis publicá-lo.
      Peço-lhe desculpas.
      Abraço.

      Eliminar
  17. Faz-nos bem ler Joaquim Pessoa. Grata pela partilha, querida Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. Fiquei a ouvir a maravilhosa Nina Simone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa
      Joaquim Pessoa com as suas calorosas palavras e Nina Simone
      na sua voz cálida...
      Obrigada, minha amiga.
      Beijinhos

      Eliminar
  19. hola Olinda tengo tres arboles que están en diferentes sitios de donde vivo y al empezar el mes , una sola vez les abrazo ,los demas dias con la vista es suficiente ...me recargo interiormente de sus sabia lección de vivir con nosotros estar y no molestar su mudez es santidad ..la cancion de Nina Simone un deleite para los oidos escucharla ,.me encantaria abrazar el tuyo del prologo a tan bello relato , te mando un trozo de luna de oro que este paseo vi en el cielo , y deseo pases un fleiz fin de semana , un abrazo Olinda , tu amigo . jr.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia, Jose
    Grata pela excelente leitura que faz deste texto de Joaquim Pessoa,
    e pelas suas amáveis palavras.
    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde Olinda,
    Tinha-me escapado este texto maravilhoso de Joaquim Pessoa, que é uma autêntica pérola.
    Literatura de excelência e que muito aprecio.
    Beijinhos
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ailime
      É sempre tempo para lermos este texto de Joaquim Pessoa.
      Grata por ter vindo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar