terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Quinzena do Amor


Não sei bem quando comecei isto. Em dado momento, tomando como referência o Dia dos Namorados, resolvi publicar poemas de amor ou prosa poética, de 01 a 15 de Fevereiro. Já falei dos amores de Pedro e Inês, de Tristão e Isolda, de Romeu e Julieta. 

Tenho publicado poemas de autores conhecidos e desconhecidos, cartas de amor de grandes personalidades literárias e não só. Já tive o prazer de publicar poemas vossos ou de autores da vossa preferência. 

E como não podia deixar de ser, volto a convidar-vos para esta maratona do amor e aqui fico a aguardar escritos da vossa autoria ou de quem gostais para abrilhantar este espaço durante o tempo acima referido. Bastará que depositeis o vosso contributo no espaço destinado aos comentários. Irei ali buscá-lo e publicá-lo-ei... 



Portanto, declaro aberta a Quinzena do Amor, aqui, no "Xaile de Seda" (a partir de 01/02).

Abraços


====

Imagem: Net

60 comentários:

  1. A minha humilde participação
    .
    Areais de além-mar, ruídos de amor celestial
    . …………………………………………
    Sento-me sobre a frescura do areal
    Ouço os murmúrios das ondas, chegando
    Em estímulos de uma viagem terminada
    Voltam as águas, ternamente ao mar
    Parecendo namorados se beijando
    Onde o mundo é um pouco de nada.

    Olho o além. Um barco navega indiferente
    Envolto pela nebulosidade de cor nenhuma
    Pés molhados. Sinto os suspiros dos areais
    Perco-me no irreal e num olhar envolvente
    Embriago-me na suavidade da alva espuma
    Onde os meus delírios são silêncios fatais
    .
    Aprecio a agitação das ondas no seu chegar
    Que abafam os esgares do meu pensamento
    Acalma-se o meu corpo pelo fresco da maresia
    Perguntam as ondas porque chora o meu olhar
    Não lhe sei responder, porque se calhar
    Elas são a fonte e a ternura da minha fantasia
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ryk@rdo

      Só agora (10.35) encontrei o seu comentário "alojado" no spam.
      Que coisa!
      Tem acontecido muito ultimamente
      o blogger fazer isso aos comentários.

      Adorei a sua participação, poema lindo
      que vai abrilhantar o "Xaile de Seda".

      Grande abraço
      Olinda

      Eliminar
  2. Chego em boa hora, ainda que na corrida de sempre (desta vez em fim de semestre lectivo), mas muito feliz por voltar!
    Obrigada pela presença.
    Beijinho, querida Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre desejada a tua presença, querida Ana.
      Aproveita esses dias de fim semestre, para
      retemperar energias.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  3. Gostei da ideia. Existem por "aí" bons Poetas e Poetisas!:)
    -
    A vida segue pelas veredas do destino

    Beijos, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem o diz, cara Cidália.
      Há sempre um Portugal Desconhecido,
      pleno de inspiração.
      Beijo
      Olinda

      Eliminar
  4. Que legal e falar de amor vale sempre. Agrada muito! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale sim, querida Chica. E eu além de durante o ano
      publicar poemas de amor, ainda lhe dedico quinze
      dias todinhos. :))
      Beijos
      Olinda

      Eliminar
  5. Ema ideia repetida, mas sempre original. E eu tenho tantos poemas de amor. Vou escolher um para lhe deixar, minha Amiga Olinda.
    Muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Amor tem essa característica de parecer sempre original. O seu poema irá abrir a minha/nossa quinzena. Estou a ler "Antígona passou por aqui" Depois destes dias dedicados ao Amor, "Antígona" passará por aqui. :) Beijinhos Olinda

      Eliminar
  6. PARA TI
    Porque
    "Mais do que nunca, eu lamento,
    a metade que não vivo e não conheço"
    me armo de resistência
    e te procuro
    combatendo a escassez do tempo.


    Correspondendo ao seu desafio , deixo aqui este meu poemeto , um dos "Em Ouro Cru". Sinta-se totalmente à vontade para o publicar ou não.

    Adoro esta canção de amor de Chico.

    Beijinho, minha querida Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida São

      Este seu poemeto é ouro puro. Terei o maior prazer
      em publicá-lo.
      Muito obrigada.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  7. Bom dia Olinda,
    Uma ideia linda e original.
    Decerto muito belos poemas de amor irão adornar o Xaile de Seda.
    Um grande beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Ailime

      Assim espero. E o "Xaile de Seda" terá cumprido
      um dos seus objectivos: Espalhar a
      palavra poética!

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  8. Querida Olinda, nunca participei desta tua quinzena do amor, mas, desta vez vou aceitar o desafio. Não sei se será isto que desejas, mas, sabes que, da cabecinha desta tua Amiga, não sai nada de jeito. Tenho de me socorrer de outros.

    " Não interessa quem tu amas, onde é que amas, porque é que amas, quando é que amas ou como é que amas; o que interessa é que AMAS "
    John Lennon

    " Tal como digo que, em vez da felicidade, eu acredito na harmonia, penso que o AMOR é o encontro da harmonia com o outro "
    José Saramago

    " Não ser amado é falta de sorte, mas NÃO AMAR é a própria infelicidade "
    Alberto Camus

    Querida Amiga, ficas com a liberdade de não publicares, certo? Boa sorte e com certeza vão aparecer aqui belos poemas de amor. Um beijinho e espero que a saúde e o amor nunca te faltem
    Emilia ♥️ 💝

    ResponderEliminar
  9. Como o amor é um sentimento mais que plural vamos ter por aqui muita coisa bela a apreciar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rosa dos Ventos

      Nos outros anos tenho frisado que se trata do Amor em toda a sua plenitude, de pais para filhos, de filhos para pais, amor romântico, amor ao "outro", nosso semelhante - enfim, amor plural, como bem refere. Portanto, concordo consigo. Temos muito pano para manga :)
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  10. Minha querida Emília

    Já participaste, sim :) Há muitos anos, quase tantos anos como os que tem o "Xaile de Seda". Trouxeste-me um lindo conto de Drummond de Andrade: "Maneira de Amar". Lembras-te agora?

    No ano passado não vos fiz um convite em forma. Andava eu às voltas com o Covid, a tentar vencê-lo. Então, ia publicando um ou outro poema de amor.

    Agradeço-te os pensamentos profundos que me trouxeste, de personalidades tão nossas conhecidas. Muito orgulhosa de poder publicá-los, e devo-o a ti.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Querida Olinda, fui ver o conto e, confesso, é lindo! Ainda por cima, trata do Girassol, flor que adoro. É um tipo de amor diferente daquele que se celebra a 14 de Fevereiro, mas, como diz Lennon : " não interessa quem tu amas, onde amas, como amas....o que importa é que Amas . Obrigada, Olinda por me teres recordado este lindo Amor, cantado por Carlos Drummond de Andrade . Já me tinha esquecido! Beijinhos e saúde para todos
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília

      Sabia que ias gostar de encontrar Drummond de Andrade entre girassóis, num conto que me trouxeste e que é uma lição.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  12. gostava de participar

    Será que posso?

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, MV
      Será um prazer.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
    2. Bom dia, Manuel Veiga

      Aguardo a sua participação para esta "Quinzena do Amor".
      Ou prefere que escolha um poema de um dos seus livros?

      Grata.

      Abraço
      Olinda

      Eliminar
    3. Se a Olinda quer dar-se a esse incomodo, agradeço
      tenho a certeza que será uma excelente escolha

      abraço

      Eliminar
    4. Incómodo nenhum, Manuel Veiga.
      Antes da publicação digo-lhe qual foi a minha escolha.
      Muito obrigada.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
    5. Olá, Manuel Veiga

      Então fica assente que publicarei, "Como se foras invenção minha", de conformidade com a sua preferência.
      Muito obrigada
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  13. Uma ideia brilhante, pois falar de amor nunca é demais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Obrigada, Olinda, por estar a ler o meu livro. Diz que vai pôr um poema desse livro. Não é preciso enviar outro, não é? Há-de haver muita gente a participar.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Graça

      A minha intenção é publicar um excerto de "Antígona" depois do dia 15.
      Mas poderei procurar um poema num dos seus outros livros.
      Grata, amiga Graça.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  15. Se quiser que eu escolha um, diga-me, porque o farei com gosto. Tenha um dia lindo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, escolhendo a Graça tem outro sabor. :)
      Obrigada.
      Beijo

      Eliminar
  16. Uma iniciativa interessante.
    Continuação de boa semana, amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, amigo Jaime.
      Boa continuação também lhe desejo.
      Abraço.

      Eliminar
  17. Aqui lhe envio um poema de amor (tenho tantos...)

    Era cruel atravessar aquele tempo,
    onde faltava a tua voz.
    Houve, porém, uma noite em que disseste: meu amor
    e o coração alvoroçou-se-me no peito.
    Foram as minhas primeiras núpcias,
    soube-o mais tarde, quando o começo do outono
    deixou um lume aceso nos meus olhos
    e uma imensa clareira fez ecoar no meu hálito,
    não só o teu riso, mas, ainda, uma antiga
    inocência que trazias sobre os ombros.
    Da noite, perdi o sentido das margens,
    porque parti, sem norte, à procura
    da época dos duelos por amor.
    Hoje, teço no teu peito, indizíveis naufrágios:
    não para morrer, mas para ser salva
    de pretéritas e futuras solidões.

    Obrigada.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindo, lindo o poema que me trouxe, querida amiga Graça.
      Sensibilizada com o seu gesto.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  18. Que proposta mais linda! Animei para participar Olinda! Deixarei registrado aqui o que escolhi! Espero que gostes! <3



    AMOR GRANDE

    Aquece a vida
    E traz à alma
    Os mais tenros
    Sentidos!

    Seca os lábios
    Sufoca corações
    Apresenta ao mundo
    Os incautos
    Mais atentos!

    Não há na terra
    quem resista
    À sua incrível
    Perturbadora
    E investida!

    E no fim...

    És assim,
    Um amor grande
    Que chega para
    Desconfigurar regras!

    Vanessa Vieira


    Grande abraço pra ti! <3

    ResponderEliminar
  19. Lindo poema, Vanessa.
    Adorei. Muito obrigada pela sua participação.
    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  20. Bom dia de paz, querida amiga Olinda!
    Enviei por e-mail minha participação para ver se a aceita.
    Já estou a partir de hoje nos blogs novamente.
    É um prazer participar da sua tão esperada Quinzena do Amor.
    Com a simplicidade da minha poesia, virei os dias para me encharcar de Amor, junto a você e aos amigos.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos carinhosos de gratidão e estima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Rosélia

      Muito obrigada pela sua preciosa participação.
      Aqui fico a aguardá-la nesses dias da Celebração
      do Amor.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  21. A minha escolha que, espero, possa ser apreciada nesta participação.
    Beijo
    SOL da Esteva

    Certezas


    As afinidades neste Amor sereno
    Que ambos vivemos em nosso segredo,
    São de Almas gémeas, são calor ameno,
    São nosso carisma que cresceu bem cedo.

    O calor humano, vindo deste Amor,
    É essência doce, neste afastamento
    Que o Destino cruelmente quis impor,
    Mas que sobrepomos a cada momento.

    Isso é puro Amor, sublime encantamento
    Que nasce na Alma, vivo e transparente
    E que vai filtrando a Vida, lentamente.

    Por demais, vivemos em cada momento,
    Sempre, mais certezas e afirmações
    Do que existe, imenso, em nossos corações.



    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, Sol da Esteva

      Sensibilizada com a sua participação e com este belíssimo Soneto
      que me trouxe, para a "Quinzena do Amor".

      Tenha um bom fim de semana, meu amigo.

      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  22. Querida Olinda, pensei o que enviar para essa interação tão linda, "Quinzena do Amor", já que não sou poeta, sou cronista.
    E tive uma 'luz', te envio esse poema que Pedro fez para mim, mas fica à vontade para publicá-lo ou não, querida amiga!
    Um beijinho, um bom fim de semana!


    POEMA PARA A AMADA
    – Pedro Luso de Carvalho


    (Para Taís Luso de Carvalho)

    Hoje eu queria escrever um poema
    que saísse do peito como um hino
    à amada, que fosse hino de amor,
    com as palavras certas como setas.

    Diante de mim o papel em branco,
    pronto para as palavras do poema,
    mas não achava preciosas palavras –
    no lugar das letras nasciam flores.

    Pouco valiam todos os esforços,
    palavras modificadas por flores
    e eu extasiado feito jardineiro
    entre flores do mágico jardim.

    Que cante às flores o jardineiro,
    na beleza do jardim inspirado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís

      Que gesto tão lindo!
      Trazer ao Xaile um poema que lhe foi dedicado pelo Pedro.
      Duplamente preciosas as palavras que o compoem, minha amiga.
      Adorei.
      Muito obrigada.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  23. Querida Olinda,
    como posso resistir a este convite para celebrar o amor.
    Estou ouvindo Chico Buarque com esta linda canção, mas a inspiração para um poema novo não vem.
    Se me permite vou colocar um que fiz em 2012 para o meu marido e que gosto muito.
    Acho que também está no meu livro.

    "Esconde-me...
    como se eu fosse a flor mais rara do teu jardim
    retira os espinhos que me nasceram na alma
    abre trilhos de ternura na raiz
    e deita fios de água na seiva desordenada.

    depois…
    ao desfolhares as minha pétalas
    pelo tempo já gastas e desbotadas
    guarda-as na caixa dos teus sonhos
    como se fossem preciosas pérolas…
    de lágrimas. "

    Um beijinho grato minha amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fê

      Adorei este seu poema.
      Mesmo a propósito para esta Celebração do Amor.
      Muito obrigada.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  24. Uma ideia muito interessante que vem de encontro a uma ideia semelhante que me propus realizar no Palavras Aladas.
    É sempre importante interagir com os restantes atores da Blogosfera e interessá-los por projetos coletivos.
    Desejo o maior sucesso.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Caro Juvenal Sim, lembro-me do desafio que lançou, aliás, dois se não me engano:
      Sonetos, a partir de um Soneto de Machado de Assis e
      outro tendo como tema o Natal.
      Muito obrigada pela sua presença e incentivo.
      Abraço Olinda

      Eliminar
    2. Mesmo sem querer plagiá-la vou avançar com a minha proposta.
      Abraço amigo.
      Juvenal Nunes

      Eliminar
    3. Amigo Juvenal

      Venham mais iniciativas dessas. :)
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  25. Meus Amigos

    Disse acima que "não sei bem quando comecei isto", ou seja, esta ideia da "Quinzena do Amor". Mas descobri quando foi, ao procurar a participação da Emília, de há uns anos. Pois, bem. Foi em 2011, aquando da criação do blog, ainda que um pouco informalmente.

    E aqui vamos nós com esta quinzena que já se tornou tradição no "Xaile de Seda". Neste ano conto com a vossa participação como nos primeiros tempos, o que muito me agrada.

    A partir da meia noite começo a publicar os poemas que me trouxeram e um ou outro de autores conhecidos, para preencher os 15 dias. Era minha intenção iniciá-la com o poema que a Graça me trouxe. Mas, à medida que foram chegando comecei a magicar noutra coisa :)

    Lembrei-me do que "Rosa dos Ventos" disse no seu comentário. Falou em amor plural, que vai ao encontro do espírito desta Celebração do Amor. Assim, resolvi começar com um olhar sobre o amor universal até ao particular. Espero que gostem. :)

    Abraços
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia de paz, querida amiga Olinda!
      Estou na doce expectativa do início da sua Quinzena de Amor que tenho acompanhado e participado há alguns anos.
      Sua engenharia em compor cada post na certa vai nos contemplar muito, ainda mais que abarcará o Amor Universal. Que lindo!
      Vamos então à Festa do Amor em sua Quinzena!
      Tenha dias abençoados!
      Beijinhos carinhoso e fraternos

      Eliminar
  26. Querida Amiga Rosélia

    Muito obrigada pela sua amizade e incentivo.
    Veremos o que daqui sairá :)
    As palavras que me trouxeram ajudar-me-ão nessa engenharia.
    Até mais logo.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  27. Que legal Olinda esta generosidade na partilha.
    Acho que vou indicar um dos poemas da Ailime na serie Canto meu.
    Tem coisas lindas a amiga.
    Titulo:
    Ainda te lembras?

    O vento sopra nos meus dedos que, enregelados,
    procuram os teus e
    entrelaçamos as mãos.
    Esqueçamos o inverno e deambulemos
    como duas crianças que brincam ao sol
    num prado verde de ternas lembranças.
    Os pássaros esvoaçam e sinto a primavera
    que me sopra aos ouvidos
    melodias de amor já muito antigas,
    que costumávamos ouvir em silêncio
    quando o sol se escondia no horizonte
    e nos incendiava os corpos
    numa dança flamejante de amor.
    Ainda te lembras?

    Texto
    Ailime
    24.11.2021

    Abraços amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Toninho

      Adorei a sua visita e comentário e esse seu gesto,
      trazendo-me um belo poema da amiga Ailime.

      Muito obrigada, caro amigo.

      Abraço
      Olinda


      Eliminar
  28. link do texto da Ailime:
    http://cantomeu-ailime.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  29. Meu caro Toninho e amiga Olinda,
    Nem sei como agradecer este gesto tão amável do Toninho que me comoveu, assim como a pronta generosidade da Olinda na receptividade ao poema.
    O meu bem-haja a ambos.
    Beijinhos de gratidão.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ailime

      O seu poema é de grande beleza.
      Em boa hora o amigo Toninho teve a inspiração
      de mo trazer.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar