quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

COREOGRAFIA DOS SENTIDOS ...


e o subtítulo...

COMO SE FORA(S) INVENÇÃO MINHA, também nome de poema.

Quase tão importante como o título, visto que encerra um mundo de significações que irão ao encontro do sentir e das emoções do Poeta.




É no próximo dia 10 de Dezembro o lançamento deste novo Livro de Poesia do nosso amigo MANUEL VEIGA.

Daqui lhe endereço votos de muito sucesso.

E enquanto não folheamos o livro ora editado, ilustro esta bela notícia, constante do seu blog, com o seguinte Poema retirado de uma outra publicação minha, no Xaile de Seda:


Inamovível Pedra

Evoco a inamovível pedra
Onde me sento e deponho meus silêncios
Pórtico e palco de esperas longas
E festivas chegadas.

E apaziguo meus demónios
E limpo minhas culpas
E sacudo poeiras
E as cinzas
E o estertor
Dos mitos.

E me celebro, pedra
Agora ara e vara do tempo.

E mergulho. Matriciais águas
E desfile de rostos. Que um a um nomeio.
E digo. Em murmúrio de lábios.

E em meus passos me ergo.
E lavro - linhas de meu rosto!...
E fecundo. Horizonte
De meus dias
Peregrinos.



====

O Poema: in Perfil dos Dias, pag. 75

16 comentários:

  1. Poema lindíssimo. Musica e letra bem conhecidas mas sempre agradáveis de ver e ouvir
    .
    Saudações natalícias
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Todos nós temos dias peregrinos! ;)
    Já agora, senti imenso a música.

    Cumprimentos de Portugal! :)

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Olinda,
    Manuel Veiga é um Poeta de excelência e este poema é disso um elevado testemunho. Admiro-o muito!
    Assim, como Menina dos Olhos de Água, para mim, talvez a mais bela canção portuguesa de todos os tempos.
    Muito sucesso para o Manuel.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Excelente publicação. Musica lindíssima. Obrigada pela partilha!!
    *
    Quantas vezes subo os degraus da minha alma
    *
    Um excelente feriado a todos.

    ResponderEliminar
  5. Olinda, este seu "Post" é verdadeiramente uma coreografia de sentidos!
    As vozes do saudoso Pedro Barroso e do Manuel Freire, acordaram em mim um universo de sensações que me fizeram reviver tantos momentos maravilhosos. Tantas vozes, por vezes cantando a revolta em silêncio ou em ensurdecedores gritos de revolta! Passados tantos anos, ainda hoje guardo como verdadeira relíquia a "cassete" de um concerto dado no Coliseu pelo M. Freire e pelo Pedro Barroso! Ah! como tudo era diferente. Muito mais genuíno e vigoroso!
    Ainda hoje... a Pedra Filosofal, continua a ser tão verdade! M. Freire era um visionário! Também é isso que nos diz o belo poema do Manuel Veiga.
    Ainda hoje digo muitas vezes "Eles" não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida" !... e nem sabem tantas coisas mais!!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  6. Olinda, minha Amiga,
    grato e sensibizado pelo interesss e carinho
    que a mimha escrita e em especial a Poesia lhe merecem

    quanto ao livro, que agora vem a público com a chancela Modocromia acresce o meu prazer pela edição incluir um intressnte e informado texto de análise critica. qoe a Olinda teve a generosidade de escrever com essa finalidade. Lamento apenas a minha falta de eloqu»ência para a convencer apresentar o texto publiblicamente, na sessão da próxima Sexta feirs

    abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Manuel Veiga

      Os meus agradecimentos por acolher, tão bondosamente, as minhas despretensiosas palavras sobre o seu novo Livro de Poesia, "Coreografia dos Sentidos", e pelo convite para estar presente no dia do seu lançamento.

      Infelizmente não poderei deslocar-me ao local mas creia-me sua admiradora, sempre.

      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  7. Tenho pena de não poder estar no lançamento do meu Amigo Manuel Veiga. Mas ele sabe quanto aprecio a escrita dele. É como se estivesse lá a festejar com ele a festa de uma poesia cada vez mais depurada. Parabéns ao Manuel. Um beijo para si, minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia de toda paz, querida amiga Olinda!
    É muito bom apoiar nossos amigos em seus projetos.
    Solidariedade só nos faz muito bem.
    Desejo sucesso para seu amigo.
    Alegrias nos dão os livros.
    Tenha dias pré Natal abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  9. Muito bom o poema do Manuel Veiga e muito louvável a tua atitude publicitando o lançamento do seu livro (outra coisa não seria de esperar de ti... 👏)
    Emocionante rever o saudoso Pedro Barroso.

    Como publico no próximo dia 16 e espero ver-te lá... não vou ainda desejar boas festas.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    Maravilhoso vídeo!!! Gosto tanto das duas canções que não consigo dizer qual prefiro.

    ResponderEliminar
  10. Está bem definido um estilo muito pessoal, numa escrita assertiva e eloquente.

    Desejo-lhe muito sucesso e alegrias.
    Saúde e dias bons. Beijinhos, Olinda.
    ~~~

    ResponderEliminar
  11. Querida Olinda, vim da amiga São, do amigo Manuel Veiga aplaudindo pelo caminho o lançamento de 'Coreografia dos Sentidos', livro do nosso amigo Manuel.
    Vamos, também, eu e Pedro aplaudi-lo daqui, e com a certeza do sucesso.
    Querida Olinda, postei também no meu blog, em 2016, o poema 'Pedra Filosofal' de Antonio Gedeão com o excelente Manuel Freire! Adoro.
    Deixo um beijo aos meus dois queridos amigos, Manuel e Olinda!
    Manuel, sucesso sempre!

    ResponderEliminar
  12. O Manuel Veiga é um bom escritor que muito admiro, seja de prosa ou poesia.
    Este destaque é bem merecido, por isso.
    Bom fim de semana, amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de "Pedra Filosofal", que já ouvi várias vezes ao vivo por Manuel Freire.

    Manuel Veiga merece a divulgação e desejo-lhe todo o sucesso.

    Abraço a ambos.

    ResponderEliminar