sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Quando eu não te tinha




Quando eu não te tinha
Amava a Natureza como um monge calmo a Cristo...
Agora amo a Natureza
Como um monge calmo à Virgem Maria,
Religiosamente, a meu modo, como dantes,
Mas de outra maneira mais comovida e próxima…
Vejo melhor os rios quando vou contigo
Pelos campos até à beira dos rios;
Sentado a teu lado reparando nas nuvens
Reparo nelas melhor—
Tu não me tiraste a Natureza...
Tu mudaste a Natureza...
Trouxeste-me a Natureza para o pé de mim,
Por tu existires vejo-a melhor, mas a mesma,
Por tu me amares, amo-a do mesmo modo, mas mais,
Por tu me escolheres para te ter e te amar,
Os meus olhos fitaram-na mais demoradamente
Sobre todas as coisas.
Não me arrependo do que fui outrora
Porque ainda o sou.



Alberto Caeiro da Silva foi um heterónimo criado por Fernando Pessoa, sendo considerado o Mestre Ingénuo dos heterónimos Álvaro de Campos e Ricardo Reis e também de seu próprio autor, Fernando Pessoa, apesar de apenas ter feito apenas a instrução primária....
É um poeta de completa simplicidade, e considera que a sensação é a única realidade. Suas principais obras são O Guardador de Rebanhos, O Pastor Amoroso e Poemas Inconjuntos.




Veja Alberto Caeiro, aqui, no Xaile de Seda.

====
6-7-1914

“O Pastor Amoroso”. In Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. (Nota explicativa e notas de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946 (10ª ed. 1993).

  - 89. aqui

6 comentários:

  1. Desconhecia a música, mas gostei muito de ouvi-la.
    O que dizer sobre um poema, quando o autor mora, há muito, em nossos corações? A naturalidade com que ele sempre escreveu, tudo claro e lindo, só merece meus aplausos. Neste, evidenciou as mudanças que o amor provoca em nosso olhar sobre tudo o mais. Lindo!!! Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Poema lindo ,cheio de amor! Adorei a imagem com a joaninha! beijos, chica

    ResponderEliminar

  3. "" Amar a natureza é amar-se a si próprio/a""

    Imagem e poema lindíssimos. A conjugação poética perfeita.
    .
    Feliz fim-de-semana. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Musica tão velhinha. Sempre atual Amei a publicação bem como, do texto!
    -
    Envolvo-me no silencio das flores
    -
    Beijos e um excelente fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  5. Um belo poema e um não menos belo tema musical. Adorei
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  6. "Tu mudaste a Natureza..." ´
    O poema é extraordinário na sua simplicidade. O mesmo digo da imagem.
    E a flor sem tempo é o sol na alma.

    Excelente publicação, minha amiga!

    Beijo.

    ResponderEliminar