sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Não sei quantas almas tenho




Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo: <<Fui eu?>>
Deus sabe, porque o escreveu.
Fernando Pessoa
   (1888-1935)



=====
Poema: daqui
Imagem: daqui

10 comentários:

  1. Pessoa sempre maravilhoso! Bela escolha! Ótimo fim de semana! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Muitas de certeza a julgar pelo seu talento.
    Um abraço e feliz 2020

    ResponderEliminar
  3. Molto bella questa poesia di Pessoa.
    Sereno fine settimana a te.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, querida amiga Olinda!
    "Quem tem alma não tem calma."
    Recortei do poema pois achei-a interessante demais.
    A alma, muitas vezes, é insatisfeita e tem pressa de ser saciada...
    A paz na alma venha em nosso auxilio nos permitindo sossego ao ❤.
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
  5. Sempre fico sem jeito para Comentar Pessoa. Sou suspeito, porque, dele, adoro cada Poema, cada verso, cada frase...
    Te estou grato por no-lo trazeres á nossa própria Alma.

    Um Ano Feliz e verdadeiro.
    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  6. por vezes desejo que a alma do(s) poeta(s) seja
    um caleidoscópio de cores irrepetíveis...

    enfim, pretensão minha...
    pois que a alma do Fernando Pessoa me parece um pouco
    "enevoada"...

    excelência sempre, minha amiga Olinda
    abraço

    ResponderEliminar
  7. Lindo... A alma por vezes molda-se ao que tem de ser... por diversos motivos e pode muitas das vezes parecer apenas insatisfação porque isso pode trazer outros valores, ou ser só insatisfação e mais vale... mudar e alimentar a alma...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sempre Pessoa e Sempre Actual!!!

    ResponderEliminar
  9. Oi, Olinda. Admiro imensamente os escritos do Pessoa, uma das razões é o fato de que em qualquer poema escrito por ele (através de qualquer um dos nomes que usava, inclusive o próprio) há sempre, no mínimo, algum verso que parece falar sobre nós mesmos, qualquer um de nós, foi/é um poeta de uma multiplicidade tão vasta de pensamentos, tão ampla, que qualquer um que leia qualquer um de seus poemas sente alguma identificação. O poema citado por ti, por exemplo, tem versos com os quais muito me identifico. Um abraço.

    ResponderEliminar