quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Fazes-me falta

Acabo de ouvir, na rádio, João Pedro Pais com um tema, Fazes-me falta, que me remeteu logo para o livro, FAZES-ME FALTA, de Inês Pedrosa, que li em tempos. Para fazerem uma ideia do que se trata, transcrevo as palavras que vêm na contra-capa:

Contado em duas vozes - uma delas a de alguém que acaba de morrer - o romance Fazes-me Falta entrecruza o olhar de duas gerações, e traça a história de uma amizade profunda e sem ponto final, com todas as suas reminiscências, remorsos e tesouros. (...) Inês Pedrosa debruça-se sobre a vida, a morte, o irreparável, num romance de grande intensidade poética que nos conduz ao mundo dos sentimentos imortais.

Um livro escrito num diálogo impressionante. A fala de um deles vem em negrito, uma forma de indicar ao leitor se é ele ou ela, logo de entrada. Deixo-vos esta passagem, da página 164:

Para onde foi a minha música? Abro a janela, deixo entrar o barulho da noite da cidade, ponho a tua música. A música desse desmazelado cuja morte tu tanto choraste, a música de Paris que tanto e tão separadamente amámos. Acendo um charuto e fico à tua espera, à espera de um sinal desse outro clochard que te levou de mim sem me ter dado tempo de saber quem eras. "Dieu est un fumeur de havanes/Je vois ses nuages gris/Je sais qu'il fume même la nuit/comme moi, ma chérie."

Agora, o video de João Pedro Pais que, neste momento, está a ser entrevistado sobre o seu último album:


O comentário que escrevi no próprio livro, quando o li:

"A história de uma amizade abordada de forma curiosa e interessante"

Uma boa quarta-feira.

Abraço.

8 comentários:

  1. Olá! Muito bom. Vou procurar esse livro para ler, realmente parece muito bom! beijos

    ResponderEliminar
  2. João Pedro Pais de parabéns. Uma música muito bonita
    .
    POEMA ** A criança, a chuva, a liberdade **
    .
    Desejando uma semana feliz

    ResponderEliminar
  3. Muito legal o trecho e vídeo. Valeu compartilhar! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Não li mas parece interessante!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. ... e se tivéssemos um barco seria inútil
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Boa noite de paz, querida amiga Olinda!
    Gosto demais do estilo declamada da música. Fica tão linda!
    "Tudo o que me fazes e bom! Só eu sei como fazes falta aqui..."
    Adorei ouvir agora... Estou num bom momemto se sentir ...
    Post muito sensível, minha doce amiga.
    Tenha uma noite feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    https://espiritual-marazul.blogspot.com/2019/10/coletanea-por-amor.html

    ResponderEliminar
  7. os (re)encontros, mesmo quando apenas desejados, são sempre momentos altos de emoção!

    e então, sob inscrição literária da reputadíssima Inês Pedrosa. é caso para dizer que são (re)encontros paradigmáticos.

    gostei muito, amiga Olinda

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Tenho e li o livro da Inês Pedrosa "Fazes-me falta". Gostei muito dessa escrita a duas vozes…
    Gostei de ouvir João Pedro Pais.
    Um grande beijo, minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar