domingo, 29 de setembro de 2019

Para a Beatriz





A Bailarina

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
Mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.


Cecília Meireles








Hoje é dia do primeiro aniversário da netinha da Emília, a Beatriz

Sem querer preconizar o seu futuro como bailarina trago-lhe um poema mavioso, com esse título, de Cecília Meireles.

E, assim, daqui do Xaile de Seda envio à pequenina Beatriz muitos beijinhos de Parabéns e, também, umas cantiguinhas. Espero que goste da toada e comece desde já a marcar o ritmo... A música já nasce connosco e, como coisa inata que é, convida-nos a dançar desde o berço.

Querida Emília, também para ti e para os pais da querida menininha vai um grande abraço, com votos de Felicidades.

Olinda

=

Da nossa querida Amiga Graça Pires, num lindo comentário:

Por associação de ideias lembrei-me de um poema do meu primeiro livro:

"Esta noite voltei à minha infância.
Menina rosada de sonhos nos bolsos.
Bailarina de corda na caixinha de som"


Graça Pires 
30/09/2019


====

Um aparte:
Aproveito para referir que esta autora já visitou o Xaile de Seda com dois outros poemas: A velhice pede desculpa e Retrato de Mulher Triste. Como se vê não tantas vezes como o seu talento merece. Mas voltaremos, noutra altura, a esta querida poetisa brasileira.

Imagem: daqui

19 comentários:

  1. Linda essa poesia e dedicatória! Parabéns à pequenina Beatriz e felicidades pra vovó Emília! beijos pra todas! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olinda, não tenho palavras que sejam capazes de traduzir a emoção que senti com esta homenagem à Beatriz. Um MIMO que só a grande amizade consegue agradecer e essa tu a tens, querida Amiga. O poema é lindo demais! A Beatriz não sabe ler, mas vai delirar com este video; ela gosta muito de música e já identifica muito bem as borboletas, as abelhinhas e muitos outros animaizinhos. Logo que esteja com ela, mostrar-lhei o video e com certeza vai bater muitas palminhas A festinha dela vai ser pequenina, só com avós, tios e os três priminhos, mas junto dela, ajudando a soprar a velinha vai estar a tia Olinda , presente no meu pensamento e no da Marta que já viu a homenagem e, emocionada, agradece com mil beijinhos e, no meio deles, encontrarás um, bem lambuzadinho da Beatriz. De mim, querida AMIGA, vai um abraço, longo, apertadinho e muito, muito emocionado. A distância é grande, mas com certeza o laço que amarrei no abraço segurarå toda a Amizade que te dedico e também o meu MUITO OBRIGADA!

      Eliminar
    2. Que a festinha da Beatriz tenha sido de grande alegria para todos. Adorei a dedicatória e podes crer que fiquei emocionada por me fazeres parte do núcleo da Querida Menina, ganhando mais uma sobrinhita. Adorei!!!

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  2. Excelente, querida Olinda!
    A Emília vai de certeza ler em voz alta os versinhos para a Beztriz e ambas rodopiarão de alegria, neste dia que se quer feliz.
    Hoje recordei o primeiro aniversário das minhas netinhas... e amei!
    Beijo, bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Que encantadora e terna forma de dar os parabéns à princesinha Beatriz bem como aos pais e à nossa amiga Emília.
    Bom restinho de domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  4. bonita e delicada prenda de aniversário.
    muitas felicidades para a "bailarina" de um ano...

    abraço, amiga Olinda

    ResponderEliminar
  5. Muito, muito bonito :))

    Hoje no Brincando:-🍀 A tua ausência.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    ResponderEliminar
  6. Que imensa ternura! Tudo. A imagem, o poema de Cecília, a música e...especialmente o teu gesto!

    Beijo meu

    ResponderEliminar
  7. A bailarina de Cecilia Meireles tem poder para animar a festa. As cantiguinhas, também, não poderiam faltar. Juntamo-nos à roda da Beatriz e bailamos até nos cansarmos.
    Querida Olinda, batemos palmimhas e damos muitos beijinhos à Beatriz e à avó Emília Pinto.

    ResponderEliminar
  8. Olinda, que linda homenagem à Beatriz! Se eu te disser não vais acreditar: antes de eu ter lido a autora e a tua referência à netinha da nossa querida Emília, pensei nela, na própria Beatriz da Emília! Não lembro de outra Beatriz!
    Junto-me a ti para enviar um beijo a Emília (irei ao seu blog) e um lindo futuro à pequena Beatriz!
    Beijo, não conhecia esse poema de Cecília Meireles, belíssimo.

    ResponderEliminar
  9. Sim, foi um " gesto" lindo da nossa AMIGA Olinda que me emocionou e que nunca esquecererei. A todos os meus amigos que a ela se juntaram para darem os parabéns à minha pequenina, deixo um abraço do tamanho do mundo e o meu muito, muito obrigada!. É muito bom ter amigos assim!
    Emilia

    ResponderEliminar
  10. Boa noite de festa, querida amiga Olinda!
    Que poema belo e combinando com sua linda princesinha. Fico feliz em saber que é avó, é tão bom!
    Que Deus a abençoe muito e lhe dê muitas e muitas alegrias, querida amiga!
    Já deve ter curtido um lindo dia com ela e seus entes queridos.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  11. Lindo o poema de uma autora que é uma das minhas preferidas. E uma linda maneira de parabenizar a pequena Beatriz.Oxalá o destino lhe dê uma vida de felicidade.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  12. Parabéns para a Beatriz, netinha da Emília. Uma bonita homenagem com o poema inesquecível da Cecília Meireles. Que a Beatriz seja uma menina muito feliz.
    Por associação de ideias lembrei-me de um poema do meu primeiro livro:
    "Esta noite voltei à minha infância.
    Menina rosada de sonhos nos bolsos.
    Bailarina de corda na caixinha de som"...
    Beijos às três.

    ResponderEliminar
  13. Roselia, Elvira e Graça, muito obrigada por tanto carinho. Graça, minha Amiga, é um privilégio ver aqui versos de um poema teu, homenageando a minha pequenininha. Emocionada, deixo um abraço a todas e, acreditem, o que desejam à minha netinha, desejo aos vossos queridos, sejam eles netos ou filhos. Como é bom voltar à infância, quando olhamos para os nossos mais pequenos! OBRIGADA!
    Emília

    ResponderEliminar

  14. Meus amigos

    Foi um prazer enorme ter-vos aqui, para festejarmos o Primeiro Aniversário da netinha da Emília, a Beatriz.

    Muito obrigada.

    Beijos e Abraços

    Olinda

    ResponderEliminar
  15. Uns parabéns, com uma mensagem e um carinho insuperáveis.
    Tudo do melhor para a bebé e sua vovó.
    Abraços grandes para a Emília e para Olinda.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  16. Molto bella la peosia. In ritardo ... tantissimi auguri alla tua nipotina Beatriz.
    Un abbraccio.

    ResponderEliminar
  17. Dimenticavo...il video è molto carino.

    ResponderEliminar