quarta-feira, 14 de junho de 2023

Sobre as minhas andanças por Cabo Verde (3)

Como devem estar lembrados, ou talvez não*, começámos a descida para a Ribeira Grande, o que quer dizer que, depois de subirmos até ao topo a partir de Porto Novo, iniciámos a descida para o outro lado da ilha. A descer todos os santos ajudam, diz o povo, mas neste caso é preciso pulso firme. Um dos meus sobrinhos ia ao volante do Jeep e parecia bem naquele papel.


Parámos na Povoação onde almoçámos. Devo dizer que não foi dos meus melhores momentos à mesa. Cabo Verde é famoso pelo bom tempero mas ali, naquele restaurante, o cozinheiro parecia ter sido possuído pelo espírito de algum chef indiano pois tudo sabia inexplicavelmente a caril... e o que eu gosto de caril. Nesse dia não estava para aí virada. Do meu frango "estufado" só comi o acompanhamento que me soube muito bem, pão di terra (mandioca, batata doce, banana verde). O empregado pareceu-me bastante contristado: então não comeu nada?


Continuámos viagem em direcção à Ponta do Sol. Enquanto fazíamos a travessia na estrada quase suspensa das rochas, com o mar lá em baixo, de entre nós elevaram-se vozes, em especial a da minha irmã mais velha, voz de ouro, entoando canções antigas relacionadas com alguns pontos da ilha de Santo Antão, neste caso a Ponta do Sol:Da minha terra Ponta do Sol/Guardo comigo saudade imensa/Por isso a quero cantar baixinho/Com a melodia que o amor entoa./Ponta do Sol meu terno berço /Sinto que as tuas rochas altivas/Gritam nos ares no céu de anil/Lugar mais lindo não pode haver.(...) E seguiram-se mais dois pares de quadras igualmente lindas.




E, claro, todos nós fazíamos coro. Aproveitando a inspiração veio a vez de "Paúl jardim florido/de águas cantantes nas bananeiras" ainda que não tivéssemos ainda passado pelo Vale do Paúl e também "Janela" que, por fim, não tivemos oportunidade de visitar. Mas, ouçamos este cantor de voz maviosa que, com largos gestos, canta todas as antigas mornas dedicadas à ilha de Santo Antão, Homero Fonseca. A dificuldade está na escolha. Mas, lá tem que ser, trago-vos a morna que engloba todas as outras chamada: "Santo Antão"* ou não, opto por "Paúl", tendo assim oportunidade de mostrar algumas imagens desse lindo vale:




Antes de chegarmos ao Paúl andámos pela Rua das Pombas onde tudo acontece em termos institucionais. Soube que já foi sede de um Concelho imenso abarcando o lado da ilha donde viemos, incluindo Porto Novo que se emancipou em 1961, quando Adriano Moreira passou por lá e concedeu-lhe o estatuto de Concelho. Nessa altura, havia um grupo de jovens cantores que o encantaram, musicalmente falando, e trouxe-os para cá onde eles tiveram a oportunidade de gravar discos.

Este texto já estava escrito há muito tempo. Não cheguei a publicá-lo. Agora, vendo os rascunhos, que são muitos, deparei-me com ele. Data da minha viagem a Cabo Verde, em 2016/17.

Agora sim, o video de Santo Antão





=====
1ª imagem daqui
2ª imagem: daqui

40 comentários:

  1. Respostas
    1. Foi mesmo. Muitas as peripécias e também muito riso.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  2. Valeu a publicação. Um passeio assim deve ser registrado.
    Boas comidas( muito caril,sr) e um bom motorista e ainda as cantorias! Coisa boa! Adorei ver! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Chica
      Foi um dia cansativo por causa dos solavancos de montanhas acima e montanhas abaixo, mas muito prazeroso.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  3. Olá, querida amiga Olinda!
    Vi as fotos ampliadas, que lindo lugar!
    Não imagina a surpresa que tive ao encontrar por aqui Santo Antão, o que me protege, tenho a ele me consagrado no Mosteiro. havia pensado em Santo Antônio, mas não é santo monástico e a Madre me deu o meu de proteção com uma similar no nome. Quando li a vida dele, entendi a razão do meu padroeiro monástico... Até do veneno com que lhe queriam matar, ele se via livre pela força da sua oração, impressionante a força da fé.
    erou adorando sua viagem (lembro sim das anteriores) , as músicas escolhidas são boas de ouvir, gostosas até diria.
    Vou mandar o vídeo ao Mosteiro agorinha. Emociona a "coincidência".
    Viva Santo Antão (17 de Janeiro se comemora).
    Muito obrigada por tão rica partilha, Amiga.
    Deus abençoe você e sua família!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ***Estou adorando... quis dizer.

      Eliminar
    2. Querida Rosélia
      Que lindo o que me diz. Realmente na época dos descobrimentos, de uma maneira geral, era dado nomes de Santos às ilhas de Cabo Verde. Apenas Boa Vista, Sal, Maio, Fogo, Brava, fogem a essa regra.
      A ilha de Santo Antão é imponente com as suas cadeias montanhosas e os seus vales... Uma pessoa até se sente pequenina à vista dessa magnificência da Natureza. Também se veem pequenas casas alcandoradas, que ao longe parecem estar ali colocadas, quase a cairem...
      Adorei saber que Santo Antão é o seu Santo protector.
      Muito obrigada por enviar o video ao Mosteiro.
      Tudo de bom lhe desejo, minha amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  4. Maravilhosa partilha. Obrigada :)
    .
    Nada acontece por acaso...
    .
    Beijos. boa noite!

    ResponderEliminar
  5. Me gustaría conocer Cabo verde bello lugar. Me gustaron los videos. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, J. P. Alexander
      Um lugar diferente, seco em alguns sítios por falta de chuva, mas verdejante noutros.
      A sua gente tem fama de hospitaleira.
      Un beso.
      Olinda

      Eliminar
  6. What beautiful landscapes I am following with your interesting narrative.
    I'm already among your friends, and I invite you to visit my blog about Hollywood stars and Haikus.
    💋 Kisses 💋

    ResponderEliminar
  7. Nunca fui a Cabo Verde.
    Mas gostei de "viajar" neste seu post.
    Continuação de boa semana, cara amiga Olinda.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Jaime
      Ainda bem que apreciou o post.
      Também lhe desejo bom resto de semana.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  8. Gostaria imenso de regressar a Cabo Verde, onde estive em 2006 : Sal, S. Vicente, Santo Antão , Santiago.

    Já tinha tudo programado para a ilha do Fogo, quando o vulcão entrou em erupção...

    Gostei muito desta postagem.

    Minha querida amiga, carinhoso abraço e bom resto de Junho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me bem dessa altura, quando o vulcão entrou em erupção.
      E o tempo passa tão depressa, parece que foi "ontem"...
      Boa quinta-feira, querida São.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  9. Amei passear com você, querida Olinda.
    Obrigada pela partilha.
    Tenha um excelente fim de semana.
    Verena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, querida Verena.
      Desejo-lhe igualmente um fim de semana feliz.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  10. Uma bela viagem sempre precisa ser compartilhada. Gostei de acompanhar este passeio e ainda com fundo musical. Grata pela partilha. Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Norma
      Tem razão. Partilhar bons momentos faz-nos sentir mais próximos
      dos amigos.
      Bom fim de semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  11. Que bela decisão Olinda.
    Gostei de ouvir o Homero vendo as imagens que faz conhecer as belezas da ilha. Mas confesso medo da descida naquela estrada encrustada na serra.
    Um passeio que deve ter sido fantástico apesar da gastronomia frustrada.
    Grato pela partilha Olinda.
    Meu terno abraço e feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Toninho
      Houve momentos de algum pânico :)
      Tinha estado a chover, o que exigia maior perícia
      de quem estava a conduzir. Lembro-me que a sobrinha
      que ia connosco disse para o marido:"Mete a
      tracção de quatro rodas, agora abranda..." E nós lá no
      alto, suspensos, com o credo na boca :)))
      Um abraço, meu amigo
      Olinda

      Eliminar
  12. Obrigado pela partilha.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela sua presença, amigo Juvenal.
      Um abraço.
      Olinda

      Eliminar
  13. Nunca fui a Cabo Verde, o que conheço é da literatura e da música.
    Agora fiquei a conhecer melhor.
    Obrigada

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li com agrado o comentário em que diz da sua leitura
      de "Hora di Bai", de Manuel Ferreira. Disse que esse Cabo Verde
      de que eu mostrava algumas imagens era muito diferente do
      retratado pelo autor. E tem razão. Esse livro regista os anos das
      grandes fomes que grassavam por lá e a grande miséria em que
      viviam as pessoas.
      Obrigada pela sua presença e comentário.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  14. Acredito que tenha sido um passeio deslumbrante, encantador.
    *
    Fim de semana com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi mesmo. :)
      Muito obrigada pela presença e comentário, Mariete.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  15. Uma partilha que muito me agradou, Olinda.
    De Cabo Verde, apenas pisei solo de S. Vicente e tenho vagas lembranças das siluetas de algumas (outras) ilhas, mas já fez tanto tempo que apenas recordo os aromas do ar; não tenho imagens que na época não eram democráticas como nos dias de hoje.
    Li os Posts anteriores e adorei.
    Grato pelos Relatos e vídeos.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, caro Sol
      Houve tempos grandes fomes, década de 40, e as secas são constantes. O que difere é que, presentemente, há uma outra
      forma de encarar essas situações e também há ajudas interna-
      cionais.
      Muito obrigada pela atenção dada aos meus posts.
      Um beijo.
      Olinda

      Eliminar
  16. Cara Olinda
    Fico feliz por verificar que o teu XAILE DE SEDA continua em grande.
    Grata por teres lido a entrevista. Estava em rascunho (engraçada a coincidência) e resolvi publicá-la.
    Continuo sem tempo nenhum, ou melhor, o tempo que vou roubando à família e a projetos pessoais, vai inteirinho para as tarefas, exigentes, da Academia de Letras de Trás-os-Montes.
    Incomportável voltar às postagens regulares. Vou partilhando algumas coisas, sobretudo atividades literárias, na minha página do FB-
    Desejo que tudo te corra muito bem.
    Beijinhos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Odete
      Muito contente pelas palavras de apreço.
      Estou sempre atenta ao "porta-te mal" de modo que, sempre
      que nos deixa alguma mensagem, lá me terás a ler e a apreciar.
      É prestimoso o trabalho que vens realizando na Academia de
      Letras de Trás-os-Montes.
      Também te desejo sucesso em tudo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  17. Respostas
    1. Grata, Isa, pela presença e comentário.
      Beijo
      Olinda

      Eliminar
  18. Bom dia Olinda,
    Como devem ser maravilhosos esses lugares de Cabo Verde, que gostaria de visitar.
    Magnífica a sua narrativa que me fez sentir como se fosse também a viajar.
    Músicas lindas. Adoro desde criança a música cabo-verdiana.
    Um beijinho e um bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, cara Ailime
      Há lugares secos e outros como se fossem oásis.
      As montanhas de Santo Antão metem respeito :)
      A música de Cabo Verde, a "Morna", tem um jeito
      dolente e sentimental. Há outro tipo de música que
      é a "coladera", uma espécie de "cantiga de escárnio
      e maldizer"...
      Mas, presentemente, vêm surgindo outras formas
      musicais e também de dança.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  19. Com estes relatos, fiquei com vontade de visitar Cabo Verde.
    E vou tentar mesmo, porque há tantos motivos de interesse que ir lá é irresistível.
    Boa semana, cara amiga Olinda.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz bem, amigo Jaime.
      As pessoas que lá vão, têm gostado.
      Continuação de boa semana.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  20. Um passeio que não dará para esquecer nunca. A sua descrição é magnífica. E fiquei com vontade de comer o "pão di terra".
    Tudo de bom. minha Amiga Olinda.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Graça.
      Mandioca, batata doce, banana verde, inhame...servem de acompanhamento e também costuma-se colocar nas
      cachupas, penso que não tudo de uma vez :)
      Continuação de boa semana,
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar