sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A mulher em Portugal



Segundo consta, hoje é o dia das donas de casa. Não vou tecer quaisquer considerações sobre esta condição da mulher porquanto todos nós sabemos o que tem sido ao longo dos tempos. Mas, não resisto: depois da mulher lutar pela sua liberdade no trabalho, por um salário compatível e outros direitos vê-se que, ao fim e ao cabo, apesar de ter alcançado algumas vitórias ela, a mulher, vê essas conquistas virarem-se um pouco contra si própria. Trabalha fora para acorrer às despesas conjuntas e trabalha em casa, com todos os seus deveres, e nem sempre lhe é permitido ter uma carreira de sucesso. Não só a própria sociedade a policia como em termos domésticos raramente lhe é reconhecido esse direito.



Trago-vos o resultado de uma pesquisa muito interessante que tem em vista a situação da mulher vertida em legislação, que foi sendo produzida ao longo dos tempos. Trata-se de 2 volumes datados, do Sec. XII ao Sec. XXI (1112 a 2014), com este título e subtítulo: A mulher em Portugal - Alguns aspetos do evoluir da situação feminina na legislação nacional e comunitária.* A apresentação, logo no seu início, presenteia-nos com esta citação:

"Quando os Direitos Humanos das Mulheres são violados
e a sua participação na sociedade limitada,
é a humanidade no seu conjunto que é questionada,
é o tecido social que é destruído”.

Denise Fuchs, Presidente do 

Façam esta viagem. Passem os olhos pelos elementos compilados e vejam como de 1112 a 1499 só vemos referências ao papel desempenhado por rainhas e princesas. A partir de 1518 vemos alargar-se esse universo quando num mesmo documento lemos: "princesas, damas da corte e molheres de condição inferior". Em 1521 nas Ordenações Manuelinas, aparecem a "molher" e as "molheres" em vários pontos, para o bem ou para o mal. E assim por diante, passando pelas grandes transformações a partir de 1910 (implantação da República) que o Estado Novo volta a menorizar. Da Revolução de Abril de 1974 renasce para a mulher portuguesa o sentido de dignidade e reclama para si o direito à autodeterminação. A viagem não termina aqui, continua ainda.  

Este é um documento que é uma ferramenta de trabalho inestimável. Quem quiser pegar num ou outro ponto poderá partir para grandes descobertas.

Boa leitura!

=====

*A mulher em Portugal - Alguns aspetos do evoluir da situação feminina na legislação nacional e comunitária. Volume I e Volume II
Direcção-Geral da Segurança Social - Núcleo de Documentação e Divulgação

Imagens: Pixabay

5 comentários:

  1. Eu penso que a viagem continuará ainda por muitas décadas, apesar das muitas conquistas já conseguidas.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Por maiores que sejam as conquistas femininas ainda pesam sobre os ombros das mulheres das mulheres as tarefas domésticas que elas carregam como um fardo e que culturalmente e socialmente ainda precisa ser transposto
    Uma feliz tarde e uma abençoada semana querida Olimda
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Concordo, Olinda, a mulher, em geral, está sobrecarregada com os seus vários papéis! Vai ser preciso mais tempo para as coisas mudarem, a começar pela educação dada em casa a meninos e meninas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A minha mãe ainda tem uma lata de bolachas com a primeira imagem. Que giro! :)

    ResponderEliminar