terça-feira, 31 de outubro de 2017

Poupar, poupar e...poupar

No poupar é que está o ganho, lá diz o povo na sua infinita sabedoria. Mas a Dona Maria, senhora de fino trato que já vos trouxe a estas páginas, está a cada dia que passa mais descrente desse aforismo popular. Encontrei-a a sair da mercearia da nossa aldeia e prontifiquei-me a ajudá-la com os sacos que, na verdade, era só um. 



Ela atalhou logo: 
-Ai filha, nem vale a pena. Veja como está levezinho. Quando não é uma coisa é outra e lá se vai a reforma. Tem uma coisa boa. Com a carestia, já não preciso de ajuda para levar as compras para casa. É um favor que me fazem. E também já não preciso de muito. 
-Vá lá, não diga isso.
-Digo, digo (sorriu com tristeza). Antigamente quando se pensava em poupar víamos o resultado dessa poupança. Agora a "poupança" tem outro significado. Nos tempos da troika a poupança era aquilo que nos tiravam com ajustamentos e outros eufemismos.
-Mas, presentemente...
-Ah, isso! (sorriu de novo). Ouve-se falar em devolução. Compreendo que se refiram à devolução de direitos. Em todo o caso acho que devolver era outra coisa. Era, em termos retroactivos, entregar o que nos tinha sido retirado ao mesmo tempo que eram repostos direitos. Mas, que digo eu? Isto é sonhar acordada, não acha?
-Bem, o sonho comanda a vida, diz o poeta.
-Valha-nos ao menos a poesia. Gosto muito de poesia, sabe? Claro que sabe. Já temos falado sobre isso. Mas, voltando à crueza da vida no outro dia fui à Caixa receber a reforma e sabe qual foi o meu espanto? Passaram a cobrar-me a manutenção da conta...
-Então, como é agora? Bastava a domiciliação do salário e se não fosse o caso ter determinada quantia na conta, não?
-Pois, agora mudou tudo. A partir de um salário e meio passamos a pagar 5€ e não interessa se a pessoa tem alguma poupança, coisa que eu não tenho e ainda bem senão ficaria mais revoltada ainda.
-Realmente, todos os dias sai uma novidade...
-E que novidade! Mas, ainda há outra coisa. Disseram-me que se não quisesse que me fossem retirados os tais 5€ tinha de assinar uma carta e assim passaria a pagar só 2.50€. Claro que assinei e era já um impresso pré-definido o qual não cheguei a ler de modo que estou na dúvida sobre o que terei assinado. Deram-me um duplicado, tenho de o ler pois não percebi nada.
-Ah, acho que sim, devia lê-lo. 
-Há outra coisa, no meio de tantas outras, que me pôs hoje muito mal-disposta. Como sabe gosto de ver alguns canais do Cabo, como História, Discovery, National Geographic e mais um ou outro. Pois, qual não foi o meu espanto desapareceram de um momento para o outro apesar de ter o pagamento em dia...
-Então, tem de ligar para lá para saber o que se passa. E quanto mais depressa melhor. Se precisar de ajuda é só dizer.
-Minha amiga, muito obrigada. Já o fiz. E sabe qual foi a resposta? Como o meu televisor não é daqueles XPTO tenho de adaptar nele um sincronizador, um DTA (imagine), de modo a poder aceder aos tais canais. A operadora informou-me que aluga o dito aparelho e apresenta a conta mensalmente na factura. Pedi a um dos meus netos para ir ver se eventualmente poderia comprá-lo, está esgotado.
-Já não é a primeira pessoa que me fala nisso. No outro dia uma vizinha também esteve a queixar-se...
-O passo seguinte será obrigarem-nos a deitar fora televisores bons para seguirmos na onda do desperdício. E ainda se fala em poupança e poupanças. Mas chega de falar de tristezas. Tenha um bom dia, filha.

-O mesmo lhe desejo, Dona Maria. Até um dia destes.

=====
Curiosidade sobre XPTO
Imagem: Pixabay

4 comentários:

  1. Querida Olinda, à medida que lia a conversa que teve com a D. Maria fui recordando os lamentos da D. Lurdes, a idosa de 89 anos onde faço voluntariado. É uma pessoa bastante saudável, mas mesmo assim há alguns medicamentos que tem de tomar e, juntando a eles a renda de casa e a alimentação que vem da autarquia, pouco lhe sobra. Fala sempre nos cortes que lhe fizeram e " coloca este governo no céu " por lhe ter acrescentado 6 euros na reforma e a promessa de mais 10 no próximo ano. Os medicamentos mais caros não são comparticipados e além disso a médica dela não é nada acessivel o que dificulta muito as coisas. Mesmo assim, Olinda, tenho muitas vezes elogiado o muito que se faz pelos idosos, pelo menos aqui no concelho de Famalicão. Como a D. Lurdes tem de alugar um taxi para ir ao centro de saúde, pois a pé não consegue, vieram a casa dela duas enfermeiras ver como ela estava; viram se o aparelhos de medir a tensão que ela usa estava a funcionar bem, conversaram com ela e depois de se certificarem de que estava tudo certo foram embora. Também há aqui o projecto de voluntariado " palavras e afectos " que consiste em visitar um idoso que viva sozinho, conversar com ele e fazer tudo aquilo que ele não puder, como ir à farmácia, fazer alguma compra e também acompanhá-lo à rua para um passeio. E isso o que eu faço às terças e quintas de manhã. costumo dizer que, pelo menos aqui onde moro, um idoso só estará abandonado por desconhecimento, pois, se necessário, também mandam a casa pessoas para cuidarem deles e da limpeza da casa. Por enquanto a D Lurdes nāo precisa, pois está ainda muito esperta e também consegue pagar a uma senhora que vai lá de quinze em quinze dias limpar a casa e trocar a roupa de cama. Há muita coisa errada em relação aos idosos, mas também há muita coisa boa que temos de elogiar, aliás, conhecemos casos em que são vos próprios filhos a esquece-los. A D. L lurdes recebe todos os dias, , Sábados e domingos também a comida da câmara e têm o cuidado de lhe mandarem sempre um bolinho no dia de aniversario. Acho este serviço muito bom, Olonda. Mas... já me alonguei muito e muito mais ainda teria a dizer, mas fica para uma próxima. Há que se dar valor também ao muito que se tem feito a favor destas pessoas que se veem sozinhas e com poucos recursos para viverem com dignidade. Amiga, muito obrigada pelo texto que nos leva a reflectir e a pensar que podemos sempre fazer algo por eles, nem que seja só escutá-los. Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
  2. Fui ver de onde veio a expressão XPTO e fiquei a conhecer a página onde podemos titar dúvidas sobre a lingua portuguesa, tão rica, mas às vezes com umas " partidinhas " gramaticais que me deixam algumas dúvidas. Agora já sei onde as tirar. Antigamente procurava na gramática, mas assim é mais fácil. Obrigada pela " dica " ( bem...este termo também precisaria de pesquisa, mas, no meu caso vem do Brasil ..)
    Beijinhos
    Emilia

    ResponderEliminar
  3. É a situação de muitos reformados que recebem uma reforma de miséria após uma vida inteira de trabalho.
    Um abraço

    ResponderEliminar