domingo, 23 de dezembro de 2012

Palavras já ditas...



O Natal, a história do Menino e sua Mãe tem sido contada e cantada por poetas e prosadores, de grande inspiração, ao longo dos tempos. Parece tudo dito, mas agora, mais do que nunca, palavras como amor, solidariedade e amizade, devem ser ditas e reditas, há que repeti-las e dar-lhes uma nova amplitude, carregando-as de significações novas e actuantes, aplicando-as na esfera dos nossos dias.  

Da mesma forma que a Terra vai seguindo o seu ciclo de renovação, também em nós deverá brotar, incessantemente, essa música mágica, a das palavras saborosas, doces como o mel, estuantes de vida, prontas a saltar de boca em boca, soando aos nossos ouvidas em melodias luminosas. As oportunidades para isso correm atrás de nós. Só teremos que prestar atenção.


Há uma obra imensa a decorrer, a de cuidarmos uns dos outros. Deus quer, o homem sonha e a obra nasce, disse o Poeta. Como vêem, esta expressão completamente retirada do próprio contexto tem, no entanto, o condão de poder ser adaptada àquilo que nós quisermos, como incentivo para a persecução de objectivos maiores.

Neste sucinto balanço de palavras já ditas, não posso esquecer o poema de Ary dos Santos que nos refere que o Natal é quando um homem quiser. Nele estão reunidos todos os votos, todos os bons desejos, todo o amor, toda a solidariedade e toda a verdade sobre as necessidades a suprir, no que diz respeito ao nosso semelhante. E como numa declaração universal ele repetirá, até ao fim dos tempos:

ÉS MEU IRMÃO, AMIGO, ÉS MEU IRMÃO! 






Caros amigos, desejo-vos um BOM NATAL, junto às vossas famílias. Agradeço a vossa companhia e as excelentes palavras de apreço e amizade que me têm trazido.

Abraços.

:)

*****
Imagens disponibilizadas pelos bloggers:
Maria Alice CerqueiraSmareisAndradarte
Obrigada.

8 comentários:

  1. Olinda,

    Agradeço e desejo também, para si e para a sua família, uns dias muito felizes, sentido o calor do afecto e a ternura dos que a rodeiam.

    E obrigada pelas cuidadas palavras e imagens com que sempre nos presenteia, seja ou não Natal, porque, como muito bem cita 'Natal é quando o homem quiser'.

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Palavras bem ditas, são sempre Benditas e bem vindas.
    Uma bela postagem, nas palavras e imagens. Obrigada!

    Deixo-lhe um afetuoso abraço, com renovados votos de Lindo e Santo Natal.

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  3. É sempre tempo de aprender a viver o Natal
    Passá-lo para a nossa vida de cada dia e ver o mundo nas suas cores.
    Boas festas

    ResponderEliminar
  4. Sim, temos de olhar para o lado com olhos do coração!
    Beijinhos, Olinda, e Feliz Natal!!!

    ResponderEliminar
  5. Querida Olinda
    Muito rapidinho :) venho só deixar um beijinho de Feliz Natal.
    Daqui a pouco vou para casa da minha filha, e só regresso amanhã à noite. Durmo lá... para não ficar aqui...

    Tudo de bom, minha querida.

    ResponderEliminar
  6. Querida Olinda, quantas vezes já lhe chamei assim, e continuarei a chamar, a dizer, a redizer, porque nela está contida tanta admiração, respeito, carinho e amizade por ti, e então ora diremos, que a amizade seja para além de confirmada, vivida nos espaços possíveis.

    Além da pertinência do seu texto e da reflexão que ele causa em todos nós, recebi suas palavras com muita alegria, porque esse Natal de 2012 têm um significado mais que especial para mim e minha família, suas palavras muito bem ditas, como atestam todos que aqui já se manifestaram, são como cânticos no meu coração, obrigada por tê-las ditas, obrigada pela amizade que celebramos ao longo desse ano, obrigada pelo carinho com que sempre fui recebida aqui e o quanto deixas de grandioso lá no Canto.
    E ratificando o Ary dos Santos, eu digo: pratiquemos o Natal todos os dias, irmãos, amigos!

    Um beijo cheio de desejos de Olinda feliz junto aos seus!

    P.S.
    Estou com absoluta falta de tempo, mas não poderia deixar de fazer um parêntese na turbulência do final do ano, em função das demandas do meu trabalho, e vir aqui dizer que depois volto com mais vagar para ler os textos ainda não lidos, Olinda.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite querida,
    passei aqui somente
    agora, pois meu xaile
    de seda, estava lavando
    e queria passar aqui, a rigor,
    com ele entrelaçado em meu ombro.
    Agradeço, pois, teu carinho comigo,
    e desjo de todo coração...UM FELIZ NATAL,
    repleto de Saúde, PAz e Amor...Muito AMOR!
    Bjinhos carinhosos

    ResponderEliminar
  8. Você fez uma linda postagem. Que esteja vivendo um Natal de muita união e amor. Aqui, por causa das crianças, não esperamos meia noite. Mas almoçamos juntos no dia 25/12. Bjs.

    ResponderEliminar