terça-feira, 27 de agosto de 2024

Uma questão de perspectiva, talvez...





Comecei a achar que já não reconhecia aquela rua. Parecia-me muito pequena. Lembro-me que saía de Lombo do Meio para ir a Armazém e fartava-me de andar. A ponte que atravessava a vila tinha uma boa extensão. De um lado e do outro, agora, casas que me parecem sem traça, enormes. Os bancos da ponte desapareceram. Nas noites de lua cheia costumávamos percorrê-la dando uns bons passeios e neles nos sentávamos, contávamos anedotas, rindo às gargalhadas. E também nas noites escuras. Conhecíamos todos os desníveis da calçada. Nem um tropeço acontecia. A ribeira, seca em tempo de estio, também já não tinha aquela largura que eu atravessava a correr como se tivesse asas nos pés, alternativa para não passar pela ponte à saída da escola, quando queria fugir aos piropos dos rapazes. Não poucas vezes, nessa pressa, estatelava-me e então é que eram risos trocistas. Por conta disso, tenho boas marcas nos joelhos que o tempo conservou. Uma das minhas decepções foi já não ver o chafariz. O progresso fê-lo sumir restando apenas aquele recanto irreconhecível. Também as árvores-da-borracha, que davam uma bela sombra, foram arrancadas...



===

imagem: net



13 comentários:

  1. Olá, amiga Olinda,
    Normalmente, as nossas recordações do passado, mesmo as boas, entroncam a realidade dos dias de hoje. Mudanças, muitas mudanças, que ficam para nós nos dias de hoje quase irreconhecíveis. Mas a vida é mesmo assim. As coisas vão mudando, acompanhando os dias que correm. Já Camões dizia: "Mudam-se os tempos mudam-se as vontades".
    Gostei de ler estas suas lembranças.

    Deixo os votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Lindo,Olinda! Quando retornamos após muitos anos aos lugares, temos visões diferentes mesmo. Pena quando em nome do progresso "matam pedaços de nossas memórias! Lindo dia! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde de Paz, querida amiga Olinda!
    Que boa discursiva você tem feito ultimamente, com textos da sua autoria que tenho apreciado muitíssimo pois sei bem do seu potencial!
    O de hoje descreve linda e sensivelmente um tempo que não volta, um lugar que se faz saudade.
    Eu não sinto saudade do lugar que nasci porque ele não existe mais como era... tudo mudou. De 8nterior, à cidade de periferia sem condição de visita. Nem há espaço de recordações.
    Confesso que revi minha infância caminhando com meu pai por lá, com morros e pontes por sobre valões pelos cantos...
    Era tudo muito bom, confesso.
    Pena que muitas vilas rurais tenham sido habitadas por pessoas desprovidas de bom caráter na maioria, aprisionando os de boa índole com pouca condição de sair do local.
    Assim foi minha realidade, bem diferente da sua.
    Entretanto, seu belissmo texto me serviu para recordar belos tempos que não voltam mais.
    Tenha dias abençoados na nova semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Qué hermoso texto, muy emotivo. Me faltan algunas palabras como "chafariz", qué bello. Besos y buena semana.

    ResponderEliminar
  5. Olinda🌻
    Parabéns pelo resgate de dias especiais. Viajei no tempo com suas recordações, parecidas com as minhas, especialmente o "chafariz" da minha infância que já não existe.
    Deixo um abraço de gratidão pela sua presença ❤️

    ResponderEliminar
  6. Que bela recordação uma ponte te liga a um passado de várias emoções.
    Gosto desta viagem no túnel do tempo de uma época, que tem historias,
    que se eternizam na mente Olinda. A descrição é tão boa, que se recria cada passo do seu caminho.
    Abraços de paz e luz.

    ResponderEliminar
  7. As recordações que temos de certos lugares, quando alterados, causam-nos clara desilusão.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  8. Existem acontecimentos que se gravam na nossa alma, memória, coração.
    .
    Saudações cordiais e poéticas.
    .

    ResponderEliminar
  9. Memórias que ficam apesar do tempo ir alterando pessoas e locais, deixando uma certa desilusão por vermos desaparecer o que considerávamos especial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Tens toda a razão! A perspectiva muda por completo uma situação!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Linda recordação; a volta aos lugares. fotos ou imagens nos leva a uma viagem e nos rememora bons momentos, mas muda a perspectiva. tudo se transforma. Bom dia. bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Norma
      O seu blog continua inacessível para mim.
      Várias as tentativas, mas debalde.
      Fico com muitas pena.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    2. Olinda, como entendo tão bem estas palavras.
      Agarro as boas memórias e guardo elas bem guardadas.
      As mudanças acontecem, e nem sempre para melhor.
      Mas a vida segue,
      Gostei muito destas suas memórias.
      Por hoje vou, mas volto.
      Deixo abraço e brisas doces ***

      Eliminar