terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O melodioso sistema do Universo




O melodioso sistema do Universo,
O grande festival pagão de haver o sol e a lua
E a titânica dança das estações
E o ritmo plácido das eclípticas
Mandando tudo estar calado.
E atender apenas ao brilho exterior do Universo.


Álvaro de Campos



Eu vejo diante de mim, no espaço incolor mas real do sonho, as caras, os gestos de Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Construí-lhes as idades e as vidas.
Criei, então, uma coterie inexistente. Fixei aquilo tudo em moldes de realidade. Graduei as influências, conheci as amizades, ouvi, dentro de mim, as discussões e as divergências de critérios, e em tudo isto me parece que fui eu, criador de tudo, o menos que ali houve. Parece que tudo se passou independentemente de mim. E parece que assim ainda se passa. Se algum dia eu puder publicar a discussão estética entre Ricardo Reis e Álvaro de Campos, verá como eles são diferentes, e como eu não sou nada na matéria.
Fernando Pessoa

=====

Poema - Banco de poesia Fernando Pessoa
1ª Imagem - daqui
2ª imagem -  Simplificação do retrato imaginado de Álvaro de Campos. Esboço de Cristiano Sardinha. 

14 comentários:

  1. (^‿^)✿
    Bonjour Olinda et MERCI pour ce beau partage !
    J'aime venir visiter ton joli blog.

    GROS BISOUS D'ASIE vers toi

    Bonne journée !!! :o)

    ResponderEliminar
  2. Pensamentos um pouco complicados. Dualidades de personalidade na mesma pessoa.
    Como poderei eu entender dos outros se nem de mim sei dar definições.

    ResponderEliminar

  3. ~ Uma homenagem ao nosso insigne mestre, onde registamos perspicácia e admiração. ~

    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~
    ~ ~

    ResponderEliminar
  4. Magistral apresentação de si mesmo. Quem pode negar a multiplicidade dos Seres?



    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  5. Bela homenagem...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. As capacidades do ser humano ainda estão por decifrar. Aqui, a simplicidade de um funcionário que foi F. Pessoa na sua complexidade e multiplicidade.
    Belíssima homenagem, Olinda.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Estes 'estados d'alma tão 'pessoaninos' são uns pândegos!...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Muito, muito interessante, Olinda.. Se pensarmos bem, vemos que em cada um de nós há pessoas distintas, dependendo das circunstâncias. Somos seres tão complexos que poderíamos bem encarnar diferentes personagens.Hoje trabalhei todo o dia na loja social e amanhã não irei fazê-lo; hoje , se eu escrevesse um poema, um texto poderia bem assinar com outro nome, porque no dia de amanhã serei totalmente diferente; se eu o quiser traduzir em várias frases, retratarei uma outra pessoa, uma outra alma, uma outra atitude. Não tenho é a capacidade de Fernando pessoa que com enorme mestria se faz diferente a cada dia e sabe com exactidão quando é Alvaro de Campos, Caeiro ou Ricardo Reis. Essa facilidade é só para génios. Gostei muito Olinda. Obrigada pelo belo momento Boas noite. Beijinhos e fica bem.
    Emília

    ResponderEliminar
  9. Estou estudando Fernando Pessoa, e amanhã dia 11 vou numa visita de estudo à Casa Fernando Pessoa.
    Um abraço e resto de boa semana

    ResponderEliminar
  10. Foi dele o meu primeiro período de trabalho...
    Grata sempre pelas tuas palavras ( numa semana perdi dois tios...).

    Beijinho, Olinda.

    ResponderEliminar
  11. É impressionante como conseguiu nos encantar de formas tão diferentes! São várias personalidades dentro de uma, mas independentes, e pre-definidas pelo criador delas.
    Até a forma como se posicionou, no texto que transcreveu, é por demais especial.

    Olinda, desejo que viva um maravilhoso Natal, ao lado das pessoas que lhe são queridas. E que todos sejam presenteados com bênçãos divinas. Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Olá querida, passei por aqui para agradecer sua doce presença
    no meu cantinho.Obrigada !!!
    Ótima reflexão... fez-me pensar!!!!
    Abraços, Marie.

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Olinda,
    Dentro de mim moram muitos eus...

    bjo

    ResponderEliminar