domingo, 18 de maio de 2014

Comemoração dos "8 Séculos da Língua Portuguesa"

Numa espécie de resposta às minhas questões inseridas no post de oito do corrente mês, encontrei na revista e-Cultura referências às comemorações dos "800 anos da Língua Portuguesa", que decorrem entre 5 de Maio e 10 de Junho.





Eis o texto:

Entre 5 de maio de 2014 (Dia da Língua Portuguesa instituído pela CPLP) e 10 de junho de 2015 decorre a celebração dos “8 Séculos da Língua Portuguesa”, evento organizado pela Associação com o mesmo nome, que visa a valorização e a visibilidade da Língua Portuguesa enquanto idioma oficial de oito países inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais.

Esta iniciativa assinala os 800 anos da Língua Portuguesa, tendo por base os primeiros documentos escritos em português – Testamento de D. Afonso II (1214), Notícia dos Fiadores (1175) e outros documentos dessa época.

A Associação “8 Séculos de Língua Portuguesa” conta com algumas pessoas de reconhecido mérito entre fundadores e corpos dirigentes, tais como os escritores Alice Vieira e António Torrado, os jornalistas Laurinda Alves e Mário Figueiredo, as professoras universitárias Inês Sim-Sim, Helena Bárbara Marques Dias e Marta Martins e Vasco Alves, ex–dirigente do Ministério da Educação.

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP apoia a celebração dos “8 Séculos da Língua Portuguesa”.

O projeto apresenta, entre outros, os seguintes objetivos:

- Fazer uma grande comemoração da Língua Portuguesa em todo o mundo lusófono, em 2014/2015, por altura da comemoração dos seus 8 séculos;

- Contribuir para a aproximação dos países lusófonos, bem como de Macau, em torno de uma grande manifestação cultural;

- Contribuir para pensar a afirmação da Língua Portuguesa no mundo, a nível cultural, político e económico, bem como nas grandes instituições internacionais;

- Contribuir para dar a conhecer nacional e internacionalmente poetas, escritores e artistas do mundo lusófono;


- Contribuir para incentivar a produção poética em língua portuguesa no mundo lusófono.

O Programa encontra-se aqui

Num site do Ministério de Educação encontrei também esta referência:

A Direção-Geral da Educação participará neste evento através da divulgação das várias atividades a desenvolver pela Associação, tais como a conceção de um sítio na internet, o lançamento de livros de poesia ou a realização de colóquios, de exposições e de grandes acontecimentos culturais e económicos subordinados à temática da celebração da Língua Portuguesa.


A imagem é do Observatório da Língua Portuguesa que noticiava talvez em Janeiro ou Fevereiro: Conferência de apresentação pública das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, no dia 17 de Fevereiro, às 18 horas, no auditório B203 do ISCTE, em Lisboa.


Pelos vistos só eu é que não sabia de nada. Talvez porque a notícia não me tenha chegado pela via mais óbvia que é a TV ou então estive desatenta...

Desejo-vos um óptimo domingo.


6 comentários:

  1. (^‿^) ❀

    Coucou chère Olinda et MERCI pour cette publication
    MERCI pour tout ce que tu partages
    C'est BEAU !

    GROS BISOUS D'ASIE vers le Portugal et bon dimanche

    ResponderEliminar
  2. Não sabia, que a língua que herdamos, nós os brasileiros, há mais de 5 séculos, completará 8 séculos. Vou querer acompanhar as comemorações. Desde já, já compartilho com os do lado de cá do Atlântico que fazem parte do meu círculo de amigos, brasileiros e portugueses.
    Obrigada, Olinda querida.
    Beijos,
    da Lúcia

    ResponderEliminar
  3. Quando comecei a ler o post, Olinda, pensei logo: mas onde estão as notícias acerca deste facto tão importante? Vejo muito pouco televisão, mas a partir das 23, 30 mais ou menos, vejo a sic notícia, a RTP informação e a TVI 24, pois gosto muito de ouvir os comentadores e debates, mas, nunca ouvi nada sobre o assunto o que é lamentável. Bem..vamos lá ver se começam a falar disso, embora não me pareça; andam ocupados demais com as eleições. Os projetos parecem interessantes e só espero que metade não fique só no papel. Obrigada, amiga pela divulgação . Um beijinho e desejo-te uma excelente semana. Espero que estejas melhor da alergia
    Emília.

    ResponderEliminar
  4. A Língua Portuguesa vai celebrar 800 anos e... muito bem! Só não sei se vão incluir no "evento" o malfadado (de)Acordo Ortográfico.
    Quanto ás notícias (que são omitidas por gente que não sabe escrever nem fala Português), não admira.
    Quem não sabe, naturalmente se remete ao seu silêncio de inocentes.
    Portugal, a Pátria Portuguesa é una ("A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA").
    Sempre seria bom lembrar um (ridiculo)/Programa de TV: "Assim se fala em bom Português". Qual quê?




    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  5. Eu estava com vergonha de admitir que não tinha ouvido falar de nada, o que é grave, tendo em conta que já começou no dia 5, mas noto que não sou a única...
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Já temos história...faltam-nos outras coisas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar