quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O amante da China do Norte





Anos depois da guerra, da fome, dos mortos, dos campos de concentração, dos casamentos, das separações, dos divórcios, dos livros, da política, do comunismo, ele telefonou. Sou eu. Ela reconheceu-o logo pela voz. Sou eu. Só queria ouvir a sua voz. Ela disse-lhe: Bom dia. Ele tinha medo como dantes, de tudo. A voz tinha estremecido, e foi nessa altura que ela reconheceu o sotaque da China do Norte.

Ele disse uma coisa sobre o irmão mais novo que ela não sabia: que o corpo dele nunca tinha sido encontrado, que ele tinha ficado sem sepultura. Ela não respondeu. Ele perguntou-lhe se ela ainda ali estava, ela disse que sim, que estava à espera que ele falasse. Ele disse que tinha deixado Sadec por causa dos estudos dos filhos, mas que ia para lá voltar mais tarde porque era o único sítio para onde lhe apetecia voltar.

Foi ela quem perguntou por Thanh, o que é que lhe aconteceu. Ele disse-lhe que nunca teve notícias de Thanh. Ela perguntou-lhe: nenhuma nunca? Ele disse, nunca. Ela perguntou-lhe qual era a opinião dele sobre isso. Ele disse-lhe que na sua opinião Thanh devia ter resolvido procurar a família na floresta do Sião e devia ter-se perdido e morrido aí, nessa floresta.

Ele disse que para ele era muito curioso que a história deles tivesse permanecido como era antes, que ainda a amava, que nunca poderia em toda a sua vida deixar de a amar. Que ia amá-la até à morte.

Ele ouviu-a a chorar ao telefone.

E depois continuou a ouvir chorar mais longe, do quarto dela sem dúvida, porque ela não desligou. E depois tentou continuar a ouvir. Ela já ali não estava. Tinha-se tornado invisível, inatingível. E ele chorou. Muito alto. Com todas as suas forças.





Extraí este texto das duas últimas páginas da obra de Marguerite Duras, 'O amante da China do Norte'. Nas palavras da autora, O livro poderia ter-se chamado "O Amor na Rua" ou "O Romance do Amante" ou "O Amante Recomeçado". No fim escolhemos entre estes dois títulos mais vastos, mais verdadeiros. "Escrevi este livro na felicidade louca de escrevê-lo".

Segundo o resumo, o livro conta a história da "criança": A criança, de 15 anos, tem uma mãe tentada a prostituir a filha e dois irmãos: o mais velho é violento e de mau carácter, o mais novo é medroso, um pouco atrasado mental. Não são ricos. Certo dia a criança, numa viagem pelo Mékong, encontra um jovem chinês de 27 anos, pertencente a uma família opulenta, e é amor à primeira vista. As origens separam-nos e a idade também, mas tal não os impede de viver uma intensa paixão que, embora contrária à sociedade que os rodeia e aos costumes familiares chineses, resistirá ao afastamento e à passagem dos anos. Esta história, que arrebata os sentidos e os corpos, tem, pois, a beleza, como diria a própria Marguerite Duras, da "soberana banalidade" do amor... 

Voltarei a este livro e a esta história.

Para já, descubramos as semelhanças e as diferenças, os pontos de contacto, do texto acima transcrito com o meu texto do post anterior.

:)

Abraço

Olinda

18 comentários:

  1. Li este livro há tanto, tanto tempo, que não me lembro já muito bem do conteúdo e o título parecia-me ser só "O Amante", de que aliás há adaptação ao cinema.

    De qualquer modo, Duras não é a minha escritora preferida.

    Ao contrário de outra Marguerite, que escreveu um dos livros da minha vida "Memórias de Adriano"...pois, essa mesmo : Marguerite Yourcenar.

    Minha querida , bom serão

    ResponderEliminar
  2. Querida Olinda,
    sem tempo para frequentar os blogues amigos, como gostaria, vejo que chego quase sempre tarde...
    Estive a ler o «post» anterior e gostei muito do estilo e do enredo. Sobre Duras (ela preencheu um pouco a minha juventude) é bom revisitá-la e ver essa velha capa dos Livros do Brasil...ah o amor, quase incógnito e banal...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. O amor é a banalidade menos banal de todas! Pelo menos, para quem o vive. E para quem o lê, na esrita magnífica de Marguerite Duras!

    ResponderEliminar
  4. Que bom que trazes para nós mais uma novidade , não tinha visto ou lido nada dessa autora, estou a conhecer agora a Marguerite Duras, valeu pelo compartilhamento.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Tenho vaga ideia de ter lido alguma obra de Marguerite Duras há muito tempo, não sei é qual... O amor, sempre o amor, em todas as épocas e ruas!
    Beijinhos, bom dia!

    ResponderEliminar
  6. Nunca li. Essa vasta colecção tinha excelentes obras, tenho algumas cá!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ai de quem não namora

    pela vida fora

    Bj

    ResponderEliminar
  8. Querida Olinda
    Trago-te um abraço apertado, envolto em muita ternura, para agradecer a tua presença e as tuas palavras, sempre cheias de carinho.

    Há muitos anos li, de Marguerite Duras, "O Amante", de que gostei bastante (embora não seja a autora de que mais gosto...). Este que referes ainda não li, mas o assunto é semelhante; penso que os livros dela rondam sempre o mesmo ambiente e personagens dentro do mesmo estilo.

    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olinda, conheço esta escritora, mas, parece-me que ainda não li nada dela. Mais uma vez...estou a aprender muito aqui.Duas belas histórias de amor que, como também acontece na vida real não têm um final feliz, embora o amor tenha ficado e agora seja motivo de grande sofrimento . As semelhante, creio que são precisamente essas. A diferença é que numa os costumes, as tradições e os preconceitos não permitiram que estes dois jovens ficassem juntos e o resultado foi uma uma vida de infortúnio. Não tiveram força para contrariar o estabelecido, mas quem sabe, um dia a vida não os junta? No outro caso, penso que não soube cuidar do grande amor que sentia pela sua amada e, como acontece muitas vezes, fez julgamentos precipitados acusando ou duvidando sem ouvir a outra parte. Desconfiança por parte de uma pessoa que diz que ama é muito difícil de aceitar e assim ele a perdeu. Não sei...mas não acredito que ela volte. Agora...seria a destruição de mais vidas. Obrigada, Olinda por nos colocares na posição de " colaboradoras ", pois gostei do desafio. Belas histórias! Beijinhos e boa noite, amiga!
    Emília

    ResponderEliminar
  10. (•̃‿•̃)
    Un petit bonjour chez toi Olinda
    GROS BISOUS d'Asie ❀
    et bon dimanche ღ !!!!

    ResponderEliminar
  11. Olá.
    Bom dia de domingo para você.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Sou absolutamente apaixonada por esse livro! Engoli-o em menos de dois dias. Me encantei com a geografia, e a forma como Marguerite se conta na história.

    Beijos, amiga, ótima semana!!

    ;))

    ResponderEliminar
  13. Um história envolvente onde a linguagem do amor nos prende a cada instante.
    Uma ótima sinopse e introdução, Olinda
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  14. Uma história que, pelo excerto, vale a pena ler.
    Como não li, vou comprar o livro.
    Olinda, tem uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  15. Minha querida

    Uma estória linda, não li, mas vou tentar encontrar o livro.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  16. Uma autora do meu agrado.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Olá Olinda!

    Depois de um tempinho ausente, aqui estou pra ver as novidades.
    Ainda não conhecia a obra de Marguerite Duras, a história parece fantástica.
    Vou ver se consigo encontrar.

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  18. Com sua postagem despertou interesse pela leitura da obra. Parece muito bom o livro. Bjs.

    ResponderEliminar