quarta-feira, 16 de maio de 2012

Deu-la-Deu Martins


Uma imagem de mulher, segurando um pão em cada mão do alto de uma torre, figura no brasão de Monção com a legenda: Deus a deu - Deus o há dado.


Esta é uma homenagem à coragem e astúcia de uma grande heroína, Deu-la-Deu Martins, mulher do capitão-mor de Monção, Vasco Gomes de Abreu. Esta mulher singular viveu no século XIV, no tempo das guerras entre D. Fernando de Portugal e D. Henrique de Castela.

Foi nesta conjuntura que o galego D. Pedro Rodriguez Sarmento pôs cerco a Monção com um poderoso exército, aproveitando a ausência temporária do seu capitão-mor. A vila aguentou o cerco sob o comando de Deu-la-Deu Martins, apesar da escassez de alimentos.

Mas a situação chegou a um ponto de desespero e foi então que Deu-la-Deu, com um sangue-frio notável, mandou fazer alguns pães da pouca farinha que restava. Deu-la-Deu subiu com os pães à muralha e atirou-os aos sitiantes, gritando-lhes que como abundavam as provisões na cidade e dada a duração do cerco, os galegos poderiam precisar de alimento.

O inimigo também estava cheio de fome e pensando que o cerco ainda poderia demorar mais tempo, decidiu retirar para Espanha. Este feito ficou para sempre na memória dos portugueses e deu origem ao costume de os vereadores do município se dirigirem ao túmulo de Deu-la-Deu, quando tomavam posse dos seus cargos, prestando-lhe homenagem.




Texto retirado de
AQUI

8 comentários:

  1. Estive lá há 5 anos atrás.
    E a lenda eu já conhecia, mas como adoro lendas é sempre um gosto relê-las. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Querida Elvira

    Nesta 'Semana da Lusofonia no Xaile', como eu lhe chamei :) optei por postar um poema ou excerto de um texto e uma lenda. Das várias lendas que existem escolhi esta, talvez porque ela se encontra no meu imaginário. Além disso, é interessante ver que no mundo dos homens da época aparece uma mulher a tomar nas mãos o destino do seu povo.:) É certo
    que há outras que tiveram um papel relevante na História...

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Que linda história...é bom saber a origem de certas expressões!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá, marciagrega

    Tem razão e, às vezes, têm um significado tão simples em relação à sua origem que até ficamos espantados. Eu, por exemplo, sempre conheci esta lenda mas não sabia que deu-la-deu era uma corruptela de 'Deus a deu-Deus o há dado'.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  5. Boa recordação Olinda!
    É interessante constatarmos, como momentos cruciais da Lusitana História, se encontram directamente relacionados com a inteligência, força e coragem de personagens femininas. Ou não fosse o nosso, um país protegido por uma mulher; Nossa Senhora da Conceição. Mas entre outras mulheres ao longo dos séculos, destacaram-se para além de Deu-La-Deu Martins e relacionada também com o pão, a famosa Brites de Almeida,a padeira de Aljubarrota; a Raínha Santa Isabel, que transformou em rosas o pão que iria oferecer aos mais necessitados; Catarina Eufemia, a ceifeira de Baleizão, assassinada pela PIDE; Maria da Fonte, que empunhando a foice com que ceifava o trigo, reuniu em torno de si a população rural que se opôs ao "Cabralismo".
    Outras mulheres pontuaram a nossa história, deixando de si exemplos marcantes e determinantes em várias áreas, tanto política como sociais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo Bartolomeu

      Que bom teres trazido este apontamento tão importante, um friso de mulheres valentes que deixaram a sua marca. Sabes que,apesar de conhecer a acção destas mulheres nestes momentos da História, nunca as relacionei assim, tendo como pano fundo o Pão? É impressionante as vezes que isso aconteceu...E tens razão, muitas outras com a sua força de vontade e amor, conseguiram fazer mudar o curso dos acontecimentos tendo em vista o interesse nacional. Estou a lembrar-me, por exemplo, de Filipa de Vilhena, que armou os seus filhos cavaleiros, para poderem tomar parte na Restauração da Independência, Luísa de Gusmão, com a célebre frase 'Mais vale Rainha uma hora do que Duquesa toda a vida' incentivando o futuro D. João IV a aceitar a coroa de Portugal.

      Enfim, tantas e tantas outras, sem nos esquecermos das mulheres anónimas que, no dia-a-dia, vão trilhando caminhos difíceis,numa perspectiva de missão.

      Abraços.

      Olinda

      Eliminar
  6. Olinda querida:
    Deu-la-Deu Martins, uma das minhas heroínas. Quando estudei história, queria ser valente e esperta, como ela.
    Grande mulher, digna de todas as honras.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Minha amiga

    É uma das figuras que me ficou na memória. Talvez por isso a tenha escolhido de entre tantas.
    Mulher que merece ser lembrada e homenageada.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar