sexta-feira, 10 de junho de 2011

Amato Lusitano

10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Ontem, iniciando o programa de comemorações deste dia, em Castelo Branco, o Presidente da República homenageou Amato Lusitano (João Rodrigues), médico judeu, ali nascido, citando-o sobre a relação doente/cura e projectando-a um pouco sobre a realidade que ora se vive no país. Apelou à Diáspora portuguesa no sentido de se unir ao esforço nacional neste momento. Amato Lusitano não pôde viver no seu país por motivo da perseguição que a Inquisição movia aos judeus. Vejamos breves apontamentos sobre esta outra Diáspora: 

Expulsos de Portugal em 1497, por édito de Manuel I, os judeus portugueses tiveram que escolher entre o exílio e a conversão. A sua saída foi uma das razões evidentes dum imenso drama que durou alguns séculos e teve vários aspectos: por um lado, afastou do reino uma parte significativa dos seus melhores filhos, aqui nascidos ou para cá vindos quando os Reis Católicos, Fernando e Isabel, os expulsaram de Espanha, esse povo errante que se notabilizara pela sua cultura e inegável excelência  nos seus vários domínios de actividades. Lá fora estes judeus sefarditas ficariam famosos, como Espinosa, Uriel da Costa,Isaac Cardoso, Amato Lusitano (João Roiz de Castel-Branco), Zacuto Lusitano,Leão Hebreu,Samuel Usque e tantos outros que se espalharam pela Europa. Outros partiriam em larga Diáspora, ao longo do Mediterrâneo, para o Norte de África, para a Palestina e até para o Novo mundo tendo alguns deles ido fundar sinagogas em Nova Iorque e em Newport. Outros preferiram mergulhar no Império asiático português, ao serviço das armas ou da nossa administração (Garcia de Orta por exemplo).


Pouco se fala da cultura judaica em Portugal, da sua História, e dos passos destes homens ilustres e outros menos conhecidos ou anónimos pelo mundo. 


Porém, em Março deste ano foi constituída a Rede de Judiarias de Portugal, integrando os municípios de Belmonte, Castelo de Vide, Freixo de Espada à Cinta, Guarda, Lamego, Penamacor e Trancoso. Também fazem parte desta estrutura as entidades regionais de Turismo do Douro, Serra da Estrela, Lisboa e Vale do Tejo, Oeste, Alentejo e Algarve e ainda a Comunidade Judaica de Belmonte. Consta que esta rede vai juntar os vários centros históricos com o intuito de defender o património judaico urbanístico e arquitectónico.


Esperemos que estes sejam indícios de que realmente algo de concreto vai acontecer e não se fique apenas pela criação desta Associação.











Informação em itálico:
in:Portuguesismo(s)-João Medina
http://capeiaarraiana.wordpress.com:
Elementos sobre a rede e imagens

15 comentários:

  1. Amiga adorei ler a sua crónica de hoje, pois ainda por cima aproveitando o feriado dei um saltinho até à Serra da Estrela e estou hospedada em Belmonte, um local simplesmente encantador.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Olinda truxe um mimo dia dos namorados ,espero que gostes,um feliz final de semana,beijos
    http://i701.photobucket.com/albums/ww15/M-amles/anigifselma-4.gif

    ResponderEliminar
  3. Oi amiga desculpe,vocês comemoram em fevereiro,né?beijos beijos....

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito desta edição. Também me interesso pela temática e no meu blogue há várias postagens sobre a nossa raiz judaica. Foi por causa dessa matéria que passei pela Nova a fazer mestrado...
    Tenho fotos de Belmonte no Rara Avis...
    Em suma: continuamos «próximas».
    Tenha um bom fim-de-semana
    bj

    ResponderEliminar
  5. Olinda
    É com muita alegria e satisfação que leio um dos teus textos mais sublime sobre os judeus portugueses!
    Realmente foram criados tribunais que operaram até o século 19 em busca de "hereges", predominantemente cristãos novos, bruxas e suspeitos por condutas inconvenientes.
    Não sei se você sabe, mas embora não fossem instalados estes tribunais no Brasil, dos 40.000 processos existentes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal, cerca de 1.200 eram réus provenientes de várias capitânias brasileiras.
    Os processos da Inquisição Portuguesa constituem uma das mais ricas fontes onde se pode estudar a sociedade brasileira, especialmente o cotidiano colonial, pouco estudado pela História Oficial. Dos processos existentes, no arquivo português, cerca de 90% são cristãos novos, sentenciados como "Hereges Judaizantes".
    Convertidos à força ao catolicismo no ano de 1497 por D. Manuel, rei de Portugal, os cristão novos - descendentes de judeus sefarditas, eram acusados de práticas secretas da religião judaica. (Revista Morashá, Dezembro de 2007)
    Portanto te aplaudo pelo belo texto oportuno e bem vindo.

    -Shana Tová Umetucá!
    Um fraterno abraço.

    ResponderEliminar
  6. Querida Maria

    Que linda coincidência!Desejo-lhe um fim-de-semana maravilhoso ali nesse sítio encantador que é Belmonte, que mostra orgulho no seu passado judaico demonstrando-o, entre outras coisas, com a criação do Museu Judaico, o 1º em Portugal.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  7. Querida Selma

    É verdade, celebra-se cá o Dia dos Namorados em 14 de Fevereiro. Mas adorei o seu gesto e vou colocar o selo aqui no meu blog com todo o carinho.Tenho estado a tentar fazê-lo desde ontem à noite mas deve haver algum problema com os blogs porque ainda não consegui. Quando não deu pelo JavaScript fui ao seu blog copiei a imagem mas não pude colá-lo, não aceitou.Vou continuar a tentar!

    Beijinhos, amiga e tudo de bom.

    Olinda

    ResponderEliminar
  8. Olá, Ana

    Muito me conta, minha querida, pode crer que vou ler tudo aí no seu blog, sobre a matéria.Gostei muito de saber que fez o Mestrado sobre o tema, uma notícia muito gratificante para mim.Dizem que não há coincidências mas que as há...há.
    Não há dúvida que continuamos muito 'próximas'.
    E também vou ver as fotos de Belmonte.

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  9. oi Olinda você pode deixar seu email lá no blog? que envio um email para você ok ?a postagem coloquei e logo tirei foi só para testar logo colocarei beijos...

    ResponderEliminar
  10. Olinda, muito importante, essa sua postagem.
    Interessante, é que há poucos dias citei Amato Lusitano, lá naquele concurso do Ferreiamigo.
    Lí uma biografia dele, na Wikipédia...O assunto "cristão novos, velhos judeus", me interessa de perto. Quase todos nós, brasileiros descendemos de judeus, que vindos para cá, se tornaram "cristãos novos", chamados. A "santa" inquisição, foi o maior dos terrores...
    Sou Bezerra, além de Paiva, ex- Becerra, da Galiza...
    Quero agradecer, seus comentários na Cadeirinha.
    Dou "corda", para as escritas, aqui, sobre os Engenhos...onde viveram muitos "cristãos novos"...
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Gostei de ler o tema. Foi realmente bom relembrar...



    Ontem, iniciando o programa de comemorações deste dia, em Castelo Branco, o Presidente da República homenageou Amato Lusitano (João Rodrigues), médico judeu, ali nascido, citando-o sobre a relação doente/cura e projectando-a um pouco sobre a realidade que ora se vive no país. Apelou à Diáspora portuguesa no sentido de se unir ao esforço nacional neste momento. Amato Lusitano não pôde viver no seu país por motivo da perseguição que a Inquisição movia aos judeus.



    Amiga um beijinho grande para ti

    ResponderEliminar
  12. Meu caro Antônio

    Fiquei radiante com o contributo que deu ao meu post, trazendo informações preciosas que o complementam.É muito bom focarmos estes problemas porque normalmente são pontos nevrálgicos sobre os quais oficialmente não há muita vontade de falar.Em 1821 foi abolido o Santo Ofício, terminando pelo menos no papel essa parte hedionda da História Portuguesa.Mas as marcas deixadas, das perseguições, dos autos-de-fé, são indeléveis. E todo o sofrimento provocado pela expoliação dos bens,da dignidade, dos próprios filhos, é indizível.Há notícias do envio de crianças judias arrancadas aos pais para a colonização das ilhas atlânticas, nomeadamente São Tomé e Príncipe, que além do horror que era, acrescia o facto das condições da viagem e depois os factores adversos do próprio clima, as dizimar...sobrevivendo poucas delas.
    Enfim, há toda uma História por fazer.

    Retribuo as saudações com muita amizade. :)

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  13. Olá, Selma

    Já passei pelo seu blog, amiga.

    Beijinho e um bom domingo.

    Olinda

    ResponderEliminar
  14. Olá, querida Lúcia

    Pois é verdade, cristãos-novos ou marranos, nome dado aos judeus convertidos à força à religião cristã. Normalmente, é quase alienado o facto de muita gente da Península Ibérica e Brasileiros descendentes de portugueses terem nas suas origens genealógicas ascendência judaica...
    Lembro-me sim, de ter referido Amato Lusitano na
    sua resposta ao concurso do Ferreiramigo...
    Ex-Becerra da Galiza, heim? Está tudo interligado...
    Pois vou começar a pensar nos Engenhos, relacionados com a produção da cana sacarina...Vamos lá ver se não me faltará o engenho e a arte necessários. :)


    Beijinhos e bom domingo.

    Olinda

    ResponderEliminar
  15. Olá, querida Lili

    Foi bom 'ver-te' por aqui.Sim é bom relembrar...Só assim poderemos prevenir erros semelhantes no presente, não é?

    Beijinhos.

    Olinda

    ResponderEliminar