ZECA AFONSO
Venham mais cinco
Senhor de um invejável talento, que lhe dá para escrever, compôr, cantar, este é o nosso Zeca Afonso, de seu nome, José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos.
Da sua forja saiu Grândola Vila Morena* que foi escolhida como senha, indicando que a Revolução de Abril de 1974 estava em marcha e que era para ir até ao fim. Embora não tenha sido concebida com cariz de protesto cedo serviu para enviar uma nota altamente política ao Estado Novo. Tinha sido composta em 1971 após uma visita à Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense de Grândola, no Alentejo, e gravada em França com a direcção de José Mário Branco.
Para assinalar o Centenário do nascimento de Zeca Afonso, 2029, o Município de Grândola criou uma Comissão, presidida por Francisco Fanhais. Este, padre incómodo, assumidamente contra a guerra colonial, impedido de dar aulas, suspenso das funções de padre e, muitas vezes, impedido de cantar, acompanhou Zeca Afonso e José Mário Branco na gravação de Grândola Vila Morena. Diz que: “apanhou o comboio dos cantores que lutavam contra o regime”
E hoje, 1º de Maio, Dia do Trabalhador, trago "Venham mais cinco", para o festejarmos comme il faut .
Bom feriado, amigos.
Vou ausentar-me por 2 dias.
Voltarei no domingo.
Abraços
Olinda
===
* "E depois do adeus" - foi a primeira senha radiofónica - cantada por Paulo de Carvalho, letra de José Niza e música de José Calvário
Francisco Fanhais - aqui
Lindo modo de festejar a data com essa música! Gostei! Feliz MAIO! beijos, chica
ResponderEliminarCom Zeca podem vir todos!
ResponderEliminarBom primeiro de Maio!
Abraço
Boa tarde, amiga Olinda.
ResponderEliminarInconfundível a música de intervenção social de Zeca Afonso. Curiosamente, sempre atual. Neste contexto complexo da política portuguesa.
Que este 1º de Maio, seja um grito de alerta para o que o governo quer fazer com este pacote laboral.
Que o 1ºde Maio nunca morra. E que a voz de quem trabalha se erga sempre, contra aqueles que lhe querem tirar os seu direitos.
Votos de um excelente fim de semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Olá.
ResponderEliminarGostei de conhecer a história e a música de Zeca Afonso. Aqui no Brasil não conhecemos bem a música de Portugal, pra nós aí só existe fado. rs
Muito obrigada, Olinda. "Choca esos cinco", qué hermosa manera de suave cantar político o social de este señor. Besos
ResponderEliminarAmiga O(linda, boa noite de paz!
ResponderEliminarPor aqui, um super feriado com praias lotadas e um verão no outono.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos fraternos
Caríssima Olinda, sempre generosa ao afagar meus textos pelo que sou grato e aproveito para perguntar-lhe: Teria havido a Revolução de 25 de abril sem “Grândola, Vila Morena”? Não espero sua resposta, pois a indagação é meramente retórica. Recurso para reiterar que a letra de "Venham Mais Cinco" simboliza a fraternidade e o compromisso de dividir as dificuldades para fortalecer a luta coletiva ao se pagar uma rodada na mesa do bar, que se tornou um dos clássicos de José Afonso (Zeca Afonso), hino de resistência e convívio, para celebrar a união "Em cada esquina, um amigo / Em cada rosto, igualdade", que celebrava a união e criticava a opressão da ditadura. Ou o verso "O povo é quem mais ordena" que se tornaria o lema da revolução, simbolizando a transferência do poder da ditadura para a vontade popular. E por aí vai, a beleza do poema de Zeca Afonso.
ResponderEliminarPois, pois, fui à letra da música e recuperei minimamente a história de Zeca Afonso, e da Revolução; é preciso (e não me canso) de dizer que as suas postagens são repositório de história. Como se aprende por aqui!
Daí porque você não pode afastar-se, ainda que seja por dois dias, rsrsrs, que sentimos sua falta.
Aproveite os dois afastada para recarregar a bateria e nos traga novidades.
Beijinhos, amiga Olinda!
José Carlos
Uma homenagem ao nosso Grande José Afonso a que me associo.
ResponderEliminarVIVA O PRIMEIRO DE MAIO!!!
Um abraço.
A diversidade da sua grandeza, torna o Zeca Afonso num fenómeno.
ResponderEliminarSaudades dos seus trabalhos.
Obrigado Olinda, pala escolha.
Beijo,
SOL da Esteva
Um icone contra um regime do silencio. Merece todas homenagens e reverencias. Gente que faz diferente, que vai a luta e são imprescindiveis.
ResponderEliminarBela postagem Olinda.
Carinhoso abraço amiga.
Tenho saudades do Zeca. Que o mês de maio seja um mês agradável e tranquilo para si minha Amiga Olinda.
ResponderEliminarTudo a correr bem.
Um beijo.
Infelizmente no Brasil só o fado é conhecido, e fico agradecida quando ouço as músicas portuguesas, que nos trazem os amigos . Obrigada,Olinda.
ResponderEliminarUm abraço grande e uma semana de paz.