sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Ah querem uma luz melhor que a do sol!






Ah querem uma luz melhor que a do sol!
Querem campos mais verdes que estes!
Querem flores mais belas que estas que vejo!
A mim este sol, estes campos, estas flores contentam-me.
Mas, se acaso me descontento,
O que quero é um sol mais sol que o sol,
O que quero é campos mais campos que estes prados,
O que quero é flores mais estas flores que estas flores —
Tudo mais ideal do que é do mesmo modo e da mesma maneira!

Aquela coisa que está ali estava mais ali que ali está!
Sim, choro às vezes o corpo perfeito que não existe.
Mas o corpo perfeito é o corpo mais corpo que pode haver,
E o resto são os sonhos dos homens,
A miopia de quem vê pouco,
E o desejo de estar sentado de quem não sabe estar de pé.
Todo o cristianismo é um sonho de cadeiras.

E como a alma é aquilo que não aparece,

A alma mais perfeita é aquela que não apareça nunca —
A alma que está feita com o corpo
O absoluto corpo das coisas,
A existência absolutamente real sem sombras nem erros
A coincidência exacta (e inteira) de uma coisa consigo mesma.




Ah Alberto Caeiro, dilecto e destacado heterónimo do seu Criador, o que diria se visse agora o nosso Sol obscurecido pelos fumos dos incêndios e os nossos prados e florestas consumidos pelas chamas. E as nossas flores? Onde estarão, delas,
 o viço e a cor?
Perante tal desgraça a veia filosófica esconde-se envergonhada, ainda que a filosofia seja a expressão do que acontece na vida. 

Mas compreendo-o. O que quer é:

Tudo mais ideal do que é do mesmo modo e da mesma maneira!



No Teu Poema
Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti
Letra e Música de José Luís Tinoco


E também eu.
Irei em busca desse ideal, pela estrada fora,
lembrando-me agora do poema de Guerra
Junqueiro.

Mas volto em breve. :)

Abraços
Olinda


=====
Poema daqui
12-4-1919

“Poemas Inconjuntos”. Poemas Completos de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. (Recolha, transcrição e notas de Teresa Sobral Cunha.) Lisboa: Presença,

 

1994.

  - 145.1ª versão inc.: Poemas de Alberto Caeiro. Fernando Pessoa. (Nota explicativa e notas de de João Gaspar Simões e Luís de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1946.

22 comentários:

  1. Querida amiga Olinda,
    Entre o ideal, o almejado e a realidade há inúmeras etapas.
    Bom seria se não nos perdêssemos no ideal em meio à realidade.
    O discernimento se faz mister.
    Saborear o que esteja bem próximo do ideal e ao nosso alcance tentando dar nosso melhor com ânimo e generosidade.
    Tenha uns dias de bom descanso e da perfeição que puder ser e ter, amiga!
    Beijinhos
    😘💝💐

    ResponderEliminar
  2. Alberto Caieiro soube bem desenhar com palavras a beleza do sol nos campos ,nas flores ,na vida. E, o querer sempre mais e melhor.
    Música solene e boa de ouvir, Olinda
    Um abraço grande e que tudo esteja bem ,por onde andares.


    ResponderEliminar
  3. Texto lindíssimo que me fascinou ler. O Sol é a luz da vida.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  4. Oi Olinda que belo reflexão em forma de poesia. Parabéns pela postagem. Tenha um dia maravilhoso. Bjs querida

    ResponderEliminar
  5. O meu pessoa de eleição, aquele que mais me inspira.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Linda poesia reflexiva! Gostei muito! Ótimos dias de descanso,Olinda!
    beijos, te esperamos! chica

    ResponderEliminar
  7. Ler Fernando Pessoa em qualquer dos seus heterónimos é uma delícia.
    E este poema não foge à regra.
    Bom fim de semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Aqui deixo os meus cumprimentos, Olinda
    Belíssima poesia e música escolhida.
    Adorei tudo.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderEliminar
  9. Reflectir sobre cada verso das Obras de Pessoa, é um exercício delicioso; é assumir cada identidade como pessoal e deixar o espírito espraiar-se.
    Não é qualquer pessoa que se compara ao nosso "grande" Pessoa.
    Excelente Post.
    Gratos parabéns, Olinda.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  10. Alberto Caeiro o mais filosófico dos heterónimos, precisamente por não ter filosofia nenhuma.

    Boas férias!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Olinda,
    Aprecio imenso este heterónimo de Fernando Pessoa e o poema é genial!
    Gostei também de recordar Carlos do Carmo nesta bela canção.
    Tenha dias bem descansados.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Maravilha de escolha! Eu me deliciei com a leitura e com o vídeo. "A existência absolutamente real sem sombras nem erros" , perfeito , mas difícil. Descanse, querida, e volte logo. Bjs.

    ResponderEliminar
  13. Maravilha, Olinda, fui lendo, e concordando com a
    escrita incisiva, forte...e quando chego no final... só podia ser Fernando Pessoa (Alberto Caeiro).
    Adorei, querida Olinda.
    Descansa, amiga.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Fernando Pessoa é um dos meus poetas preferidos, acho totalmente genial! Amei tua postagem. Ótimas férias, descansa, beijos ;)

    ResponderEliminar
  15. A Natureza tão maravilhosa, sempre a ser agredida com a falta de cuidado dos moradores incautos deste planeta. Alberto Caeiro cantaria de outra forma, com certeza, mas teria sempre razão quando afirmasse: "E o resto são os sonhos dos homens, A miopia de quem vê pouco"...
    Tudo de bom para si, minha Amiga Olinda.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  16. Ancoro-me nos incisivos versos do( Alberto Caieiro) Fernando Pessoa.
    Tenha dias tranquilos com bom descanso e proveito, Olinda.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
  17. Para quem não gostava de pensar e apenas tinha a instrução básica, os textos de A Caeiro são um espanto!... (Sorrisos...)

    Regressada de férias, agradeço a sua participação na minha celebração da Amizade e informo que reabri o meu blogue de poesia que consta do meu perfil lincado no meu nome. Publicarei alternadamente nos dois blogues...

    Têm surgido dias amenos com uma luz espetacular!...
    Boas férias, dias tranquilos, fruindo a natureza... Abraços
    ~~~~~~

    ResponderEliminar
  18. Uma escolha sublime, belíssimo poema.
    Tenha umas tranquilas e felizes férias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Thanks for sharing

    visit our website

    ittelkom jakarta

    ResponderEliminar
  20. Bellos poemas te hacen pensar y soñar. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  21. Um momento que me toca.
    Basta olhar para a minha serra :(
    o que diria A.C se a visse ...
    Excelente partilha.
    Gostei da música.
    Brisas doces **

    ResponderEliminar