terça-feira, 5 de abril de 2022

Eu não quero ser velha sozinha




Vamos ser velhos ao sol nos degraus
da casa; abrir a porta empenada de
tantos invernos e ver o frio soçobrar
no carvão das ruas; espreitar a horta
que o vizinho anda a tricotar e o vento
lhe desmancha de pirraça; deixar a

chaleira negra em redor do fogão para
um chá que nunca sabemos quando
será – porque a vida dos velhos é curta,
mas imensa; dizer as mesmas coisas

muitas vezes – por sermos velhos e por
serem verdade. Eu não quero ser velha
sozinha, mesmo ao sol, nem quero que
sejas velho com mais ninguém. Vamos

ser velhos juntos nos degraus da casa –
se a chaleira apitar, sossega, vou lá eu; não
atravesses a rua por uma sombra amiga,
trago-te o chá e um chapéu quando voltar.

Maria do Rosário Pedreira


Poema delicioso, este, também de amor. O aconchego requerido e achado, quando a vida já não estará para grandes correrias. Quando já se fez tudo o que a chamada vida activa exige, descansar nesses vagares que só o amor e o companheirismo e uma certa cumplicidade nos concedem. E que ao fim e ao cabo desejamos.  





Maria do Rosário Pedreira (Lisboa, 1959) tem a sua obra poética coligida em Poesia Reunida, que a Quetzal publicou em 2012 (nomeadamente A Casa e o Cheiro dos Livros, 1996; O Canto do Vento nos Ciprestes, 2001; Nenhum Nome Depois, 2014). Além de poeta, romancista (a de Alguns Homens, Duas Mulheres e Eu), autora de literatura juvenil e um dos nomes mais importantes da escrita de fado – Maria do Rosário Pedreira é também uma referência de grande qualidade para a edição portuguesa contemporânea, sendo editora na Leya. Mantém o blogue As Horas Extraordináriasaqui


====
Poema: daqui
Imagem: net

23 comentários:

  1. Gosto da poesia de Maria do Rosário Pedreira e nunca é demais referir o seu trabalho como editora.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida amiga Olinda!
    Nossa, que escolha mais linda!
    Uma imagem en-can-ta-do-ra... Quanta sensibilidade a sua!
    Estou muito emocionada com a leitura da vez:

    Vamos
    ser velhos juntos?!

    Fiquei com a voz embargada e me somem as palavras.
    Pura delicadeza de alma e emoção em cada verso do poema cheio de delicadezas como nos convém
    Vou ver o blog com grande interesse
    Você pôs aqui uma dose de incentivo extraordinária. Muito obrigada, amiga.
    Tenha dias abençoados, com saúde, paz e Amor!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima
    😘🕊️💙

    ResponderEliminar
  3. Muito linda e doce poesia. Ternura pura!Adorei! Lindo dia! beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Que poema terno e aconhecante. Admirando as obras desta poeta. Grata pela partilha. bjs

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha Olinda!
    Lindo este olhar, este aconchego.
    Que descrição maravilhosa que fui recriando o ambiente, sentei no primeiro degrau da escada e fiquei a namorar o jardim e a horta do vizinho. O tempo foi passando e quando dei por mim, recebia o chã fumengante numa linda xicara portuguesa.
    Que bela postagem amiga.
    Grato pelo link Wikipédia que me fez conhecer esta sensível artista das palavras.
    Meu abraço com carinho.

    ResponderEliminar
  6. Como sabe usar bem as palavras, a Maria do Rosário Pedreira! Seja sobre que tema for, a inspiração da Poeta é sempre singular, como se pode observar neste magnífico poema de amor. "Vamos ser velhos juntos nos degraus da casa"... Mais que legítimo este desejo.
    Muita saúde, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Comentei ontem e não está cá.
    Gosto da poesia de Maria do Rosário Pedreira que só conheço de alguns blogues.
    Eu comecei a envelhecer sozinha faz hoje precisamente três anos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rosa dos Ventos

      Deve ter havido algum problema na submissão do seu
      comentário pois não entrou.
      Obrigada por ter voltado e pelo seu testemunho que
      adivinho doloroso.
      Beijos
      Olinda

      Eliminar
  8. poema eternecedr, de que gostei muito.
    talvz por sentir por perto "abrir a porta empenada de
    tantos invernos e ver o frio soçobrar!..."

    grato. beijo, Amiga

    ResponderEliminar
  9. Um belo poema com um toque de humor agradável, fala-nos
    de um amor sadio e da simplicidade da terceira idade...
    Ótimas escolhas.
    Dias bons, Olinda. Beijinhos
    ~~~~~~

    ResponderEliminar
  10. Que bonita escolha a postagem desse belo poema!
    Todo poema nos transmite paz e calmarias.
    Me lembrei da letra da música de Almir Sater que diz uns versos assim:

    "Ando devagar porque já tive pressa
    E levo esse sorriso
    Porque já chorei demais
    Hoje me sinto mais forte
    Mais feliz, quem sabe
    Só levo a certeza
    De que muito pouco sei
    Ou nada sei
    .....................
    Penso que cumprir a vida
    Seja simplesmente
    Compreender a marcha
    E ir tocando em frente......"

    Obrigada Olinda por partilhar tão doce poetisa!
    Beijinhos1

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Olinda,
    Uma autora que gostei imenso de conhecer.
    O poema apresentado é muito belo e retrata bem o amor no outono da vida.
    Música linda e em sintonia.
    Muito obrigada pela partilha.
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Gostei do poema e da canção, minha querida Olinda.

    Quando a companhia é agradável será bom viver com alguém, caso contrário antes só do que em má companhia.

    Caloroso abraço e excelente final de semana, minha amiga :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Olinda!

    Belíssimo poema, adorei conhecer seu blog.
    Desejo-lhe uma semana iluminada
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  14. Muito sensível, belo poema que nos dá uma diretriz, envelhecermos juntos é menos penoso, a cumplicidade dá leveza, querida amiga.
    Gostei muito do poema, Olinda, não conhecia a poeta. Obrigada por me apresentar.
    Um beijinho e um bom fim de semana,
    saúde e paz!

    ResponderEliminar
  15. Tenho de repetir as suas próprias palavras, é um “poema delicioso” porque em muitos momentos, mesmo quando a vida não está já para grandes correrias, ainda pode (normalmente) e deve ser vivida e na perfeição com uma alma gémea.

    A título de curiosidade, não por opção própria (sorrisos) mas cresci a ouvir Michel Sardou, um grande senhor.
    Abraço e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Boa noite querida Olinda.
    Que maravilhosa publicação, desde a escolha da música à imagem, que me fez sonhar e visualizar todo o poema, como num filme. Aconchegou-me e emocionou-me!
    Era assim que eu queria envelhecer, mas a vida minha querida, dá tantas voltas!
    Obrigada pelo seu carinho e amizade de sempre.

    Desculpe-me por não estar presente tanto quanto gostaria.

    Um enorme beijinho com carinho <3
    Fê blue bird

    ResponderEliminar
  17. "Vamos

    ser velhos juntos nos degraus da casa"
    Gosto muito da Maria do Rosário .
    Excelente partilha.
    Uma bela música que fica aqui muito bem.
    brisas doces*

    ResponderEliminar
  18. Envelhecer e dourar a ligação, parece ser o caminho que este delicioso Poema sugere. Quem me dera não perder este Espírito de Vida...
    Magnífico Poema da Maria do Rosário Pedreira.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  19. Que poema tão terno e tão belo. Não conhecia a poetisa.
    Que bom envelhecer ao lado de quem amamos e nos ama.
    Beijinhos

    ResponderEliminar