quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Hino de Amor




Andava um dia
Em pequenino
Nos arredores
De Nazaré,
Em companhia
De São José,
O bom Jesus,
O Deus Menino.

Eis senão quando
Vê num silvado
Andar piando
Arrepiado
E esvoaçando
Um rouxinol,
Que uma serpente
De olhar de luz
Resplandecente
Como a do Sol,
E penetrante
Como diamante,
Tinha atraído,
Tinha encantado.
Jesus, doído
Do desgraçado
Do passarinho,
Sai do caminho,
Corre apressado,
Quebra o encanto,
Foge a serpente,
E de repente
O pobrezinho,
Salvo e contente,
Rompe num canto
Tão requebrado,
Ou antes pranto
Tão soluçado,
Tão repassado
De gratidão,
De uma alegria,
Uma expansão,
Uma veemência,
Uma expressão,
Uma cadência,
Que comovia
O coração!
Jesus caminha
No seu passeio,
E a avezinha
Continuando
No seu gorjeio
Enquanto o via;
De vez em quando
Lá lhe passava
A dianteira
E mal poisava,
Não afroixava
Nem repetia,
Que redobrava
De melodia!

Assim foi indo
E foi seguindo.
De tal maneira,
Que noite e dia
Numa palmeira,
Que havia perto
Donde morava
Nosso Senhor
Em pequenino
(Era já certo)
Ela lá estava
A pobre ave
Cantando o hino
Terno e suave
Do seu amor
Ao Salvador!
in :'Antologia Poética'

João de Deus,  o poeta que cresci a ouvir, de tal modo que me admiro de não o ter trazido ao "Xaile de Seda", há mais tempo.  A verdade é que este e outros poemas de autores do Sec. XIX fazem parte do meu imaginário. E a sua cadência ainda me soa aos ouvidos, recordando-me a voz da minha Mãe.
Talvez por este Natal ser tão diferente - num tempo em que tudo parece em desequilíbrio - eu sinta uma certa propensão para lembrar momentos da minha infância, recriando intimamente 
esse ambiente familiar.





AVÉ MARIA!
Amira Willighagen




A TODOS UM BOM NATAL!


=====
Poema - Citador
João de Deus de Nogueira Ramos (1830 -1896), mais conhecido por João de Deus, foi um eminente poeta lírico e pedagogo, considerado à época o primeiro do seu tempo, e o proponente de um método de ensino da leitura, assente numa Cartilha Maternal por ele escrita, que teve grande aceitação popular, sendo ainda utilizado. Gozou de extraordinária popularidade, foi quase um culto, sendo ainda em vida objecto das mais variadas homenagens. Foi considerado o poeta do amor e encontra-se sepultado no Panteão Nacional da Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa...aqui

18 comentários:

  1. Uma cadência encantada permeia os versos lindos que nos trouxe. Ouvir a Ave Maria é sempre emocionante para mim e amei o vídeo. Você está certa quando menciona o desequilíbrio, pois creio que ele vem afetando todos nós, nessa fase obscura que estamos atravessando. Que o Natal nos traga paz, na comemoração especial que a data pede. Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo poema! Desejo um lindo e bem abençoado NATAL pra ti e teus! bjs,chica

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha ter trazido este poema de João de Deus, dos meus tempos de escola e que eu sabia de cor, como todos os poemas dos livros de leitura. O poema é delicioso. Obrigada por mo ter lembrado.
    Que tenho um Natal com conforto e muito amor. Que 2021 lhe traga muita saúde e tudo o que desejar.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Olá, querida amiga Olinda!
    A minha longa e inexplicável ausência não significa NADA.
    E por isso, aqui estou a desejar-te um Santo e Feliz Natal.
    Que 2021 chegue pleno de saúde, amor e felicidade.
    (O belo «Hino de Amor» de João de Deus foi uma escolha apropriadíssima!)
    Beijo, fica bem.

    ResponderEliminar
  5. Que poema maravilhoso
    Querida Olinda
    Desejo a você um Feliz Natal pleno de paz, amor, fé e muita saúde e um Ano Novo cheio de realizações! Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz todos os corações. Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança.
    Beijinhos Natalinos carregadinhos de amor


    ResponderEliminar
  6. Que belo poema, Olinda!
    Parabéns! E João de Deus,
    Evoco aplausos meus
    Quando fosse vivo, ainda!
    Tua postagem está linda,
    Divina e maravilhosa!
    E tua mensagem goza
    De muita luz ao Natal!
    Do Brasil a Portugal
    Minha atenção a esposa!

    Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a ti e aos teus, querida Olinda! Laerte.

    ResponderEliminar
  7. Também cresci a dizer de cor poemas de João de Deus, o poeta da ternura!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Passando. lendo, elogiando, agradecendo, e deixando votos de um feliz e Santo Natal

    Boas festas.

    ResponderEliminar
  9. Também gosto do Poeta e de o recordar...

    UM DIA DE NATAL MUITO FELIZ.

    ABRAÇO, OLINDA - ✨🏠🎄💛
    ~~~~

    ResponderEliminar
  10. Feliz Natal, querida amiga Olinda!
    Mais um post tão terno com um poema mostrando a bondade e a meguice do Menino Deus.
    Gosto de ler sobre os apócrifos onde se encontram particularidades que bem sabemos deve ter sido assim. Jesus menino encantado e encantando até hoje.
    Salve Maria!
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso, natalino e fraterno

    ResponderEliminar
  11. Nesta época tão atarefada as visitas têm de ser, forçosamente, rápidas… (daí o Copy & Paste, do qual peço desculpa… 😥)
    Mas eu não podia deixar de vir agradecer, em meu nome e no da Nanda, a tua presença na minha CASA.
    Aproveitando para desejar um Feliz Ano Novo não posso deixar de dizer:
    “Tu ajudaste a tornar os meus dias menos sombrios neste ano difícil que passou, e as tuas palavras fazem parte das melhores lembranças que me ficam dos 366 dias que caminhámos lado a lado (na blogosfera, claro! 😊).
    FELIZ ANO NOVO!

    (VOLTAREI PARA LER E COMENTAR, ANOTA AÍ…)

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  12. Nesta Época, em tempos da Primária, cantava-se este belíssimo Poema de João de Deus. E como era suave a melodia!...
    Adorei a partilha, Olinda.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  13. Feliz Ano Novo.

    Que em 2021 possamos olhar a vida com olhos de criança, que vê beleza e sinceridade em tudo que observa, que você tenha inúmeros motivos para sorrir e que o amor, a paz, a tranquilidade, a felicidade e a saúde possam fazer parte do seu novo ano.

    Não poderia deixar de agradecer por todas as vezes que carinhosamente esteve em meu blog neste ano, espero que possamos continuar juntos nesse mundo de poesia e amizade no próximo ano também.

    Beijos

    Ani

    ResponderEliminar
  14. apreciei, em especial, a relevância da Cartilha Maternal, e o método pedagógico introduzido por João de Deus no ensino das "primeiras letras", que - dizem-me - em larga medida se mantém "actualizado" ...

    e, se permite, Olinda, acrescento as suas memoráveis barbas,
    fascínio meu desde a infância, em tudo parecidas com uns retratos
    que havia lá em casa...

    Beijo, minha amiga




    ResponderEliminar
  15. Aplausos para tão lindo poema, minha amiga! Mais um poeta que conheço nesse teu belo espaço.
    Quanto ao maravilhoso vídeo, conheço já essa menina que é fantástica! Essa Ave Maria me arrepia, ainda mais cantada por 'ela' e esse excelente tenor. Como é afinada essa menina! É sucesso garantido.
    Olinda querida, um ano com muita saúde e esperança!
    bjins

    ResponderEliminar
  16. oi, Olinda! apesar de o Natal não ter mais, para mim, o mesmo significado que costumava ter na minha infância, e de este ter sido, estar sendo ainda, um ano bem difícil para todos, principalmente para as pessoas que perderam outras pessoas de suas vidas, espero que tenha sido um bom Natal para ti, para aqueles que tu queres bem e que te querem bem também, e que venham bons dias, um ano melhor que este em que ainda estamos. fica bem, saúde! um beijo.

    ResponderEliminar
  17. Também me senti assim...tantos lugares de ausências.

    Venho desejar um Ano Novo melhor! @braço e muito obrigada pela presença na minha vida.

    Por estes dias é-me impossível a vida virtual, a realidade reclama-me. Voltarei. Beijo

    ResponderEliminar