quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

"a paixão grega"

li algures que os gregos antigos não escreviam necrológios,
quando alguém morria perguntavam apenas:
tinha paixão?
quando alguém morre também eu quero saber da qualidade da sua paixão:
se tinha paixão pelas coisas gerais,
água,
música,
pelo talento de algumas palavras para se moverem no caos,
pelo corpo salvo dos seus precipícios com destino à glória,
paixão pela paixão,
tinha?
e então indago de mim se eu próprio tenho paixão,
se posso morrer gregamente,
que paixão?
os grandes animais selvagens extinguem-se na terra,
os grandes poemas desaparecem nas grandes línguas que desaparecem,
homens e mulheres perdem a aura
na usura,
na política,
no comércio,
na indústria,
dedos conexos, há dedos que se inspiram nos objectos à espera,
trémulos objectos entrando e saindo
dos dez tão poucos dedos para tantos
objectos do mundo
¿e o que há assim no mundo que responda à pergunta grega,
pode manter-se a paixão com fruta comida ainda viva,
e fazer depois com sal grosso uma canção curtida pelas cicatrizes,
palavra soprada a que forno com que fôlego,
que alguém perguntasse: tinha paixão?
afastem de mim a pimenta-do-reino, o gengibre, o cravo-da-índia,
ponham muito alto a música e que eu dance,
fluido, infindável,
apanhado por toda a luz antiga e moderna,
os cegos, os temperados, ah não, que ao menos me encontrasse a paixão e eu me perdesse nela,
a paixão grega

in: A faca não Corta o Fogo


Herberto Helder de Oliveira (1930 – 2015) foi um poeta português, considerado por alguns o "maior poeta português da segunda metade do século XX" e um dos mentores da Poesia Experimental Portuguesa. aqui



Imagine all the people
Living life in peace

====
Poema - daqui

18 comentários:

  1. Desde que exista paixão pelas pessoas e pelo que se faz, a vida é muito mais fácil de se viver.
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Respondo serenamente : tenho paixão, sim !

    Bom resto de semana e tudo de bom

    ResponderEliminar
  3. Muito bem. É sempre bom recordar!:)
    ~~
    Amo a vida na sua forma de ser...
    -
    Beijo e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  4. Adoro a poesia de H. Hélder. E este poema, em particular. Não tenho uma paixão grega, mas pela Grécia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olinda, pelo texto que escolheu já se percebe a grandiosidade do poeta. Nada havia lido antes sobre essa paixão grega, que considerei deveras interessante. Uma forma de saber se a pessoa viveu com intensidade. Para a belíssima música, só aplausos. Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Um grande poeta que muito admiro.
    Obrigado pela partilha.
    Continuação de boa semana, querida amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Antes, quero manifestar o meu agrado por teres colocado aqui a música fantástica de John Lennon: adoro tadas as letras dele, mas, este, é, simplesmente, fabulosa. Fazem 40 anos que ele " foi forçado " a partir e deixou um vazio enorme no mundo inteiro. Disse " forçado a partir " e nem sei de deveria ter dito, pois ninguém parte de livre e espontânea vontade, mas, neste caso, penso que nem a vida queria que ele terminasse a sua caminhada naquela altura, mas um desatinado resolveu que sim e, pronto, acabou com a vida dele. Mas...aqui , com este meu " forçado a...." entrei num dilema...afinal, há destino..., afinal, chegou a hora dele? : será que temos a nossa hora marcada e, se não formos de uma coisa, vamos de outra? Só interrogações que não levam a nada, Amiga! Nunca teremos as respostas! Bem...quanto ao post, sabes que concordo com os gregos? Sim, todos devemos ter paixão por tudo o que fazemos nesta vida que nos foi dada e, ao colocarmos paixão em cada acto nosso, estamos a vivê-la intensamente, com essência, com sensatez e equilibrio. Quendo estudei no colégio de freiras, por volta dos 15 anos, um padre disse-nos uma coisa que nunca esqueci; disse ele" para sermos santos não precisamos de fazer milagres: basta cumprirmos o nosso dever. Um padre dizer isto há tanto tanto tempo é de louvar, não Olinda? Tenho pena de não saber o nome dele, mas, marcou-me, pela positiva esta frase. Bem...se tivermos paixão com certeza cumpriremos o nosso dever nesta sociedade em que estamos inseridos e por isso, sim, pode e deve " manter-se a paixão " Obrigada, Olinda pelo post, como sempre, interessantissimo e desculpa a divagação, mas....sabes como sou....
    SAÚDE para todos aí em casa? Um abraço e boa noite
    Emilia 🙏 🎄 🌻

    ResponderEliminar
  8. Vim reler e encontrei uma pontuação bastante mazinha, mas...vou deixar assim...Dá para entender o que escrevi, não é verdade? Tenho que ter mais cuidado!!! Beijinhos, Amiga!
    Emília
    🙋‍♀️

    ResponderEliminar
  9. Tinha paixão? Uma pergunta de quem usou as palavras com toda a paixão que podia. Curioso, ando a reler Herberto Helder. Nunca está lido em definitivo. Gostei de o encontrar aqui. Adorei também ouvir John Lennon. Magnífica canção!
    Um bom dia, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. quem me dera saber viver gregamente, "com paixão pela paixão"
    e morrer depois de "apanhado por toda a luz antiga e moderna"

    na minha perspectiva, Herberto Helder é um dos maiores Poetas da nossa fecunda História literária.

    que falta para lhe ser atribuído o Nobel?

    Olinda, minha amiga. saúdo-a por tão sábia e bela partilha
    e por dar a conhecer poetas e poemas que superam, em seu esplendor, a banalidade dos escaparates...

    abraço

    ResponderEliminar
  11. Um grande poeta, uma grande paixão!
    _não há muito o que dizer_ só ler reler e amar, se apaixonar !
    meu abraço

    ResponderEliminar
  12. Herberto Helder seguramente tinha paixão, escrevia com paixão... própria.
    Reler "a paixão grega" apenas nos "encaminha" na rota da sua excelente Poesia.
    Imagine todas as pessoas
    Vivendo a vida em paz ? Imagine!


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  13. Boa tardinha de sábado, querida amiga Olinda!
    Gostei muito. Uma pessoa sem paixão é um morto vivo.
    Refiro-me ao que expôs com toda veracidade e eloquência, claro: vibração, garra, ânimo...
    Parabéns pelo post que mostra a mulher de fibra que é.
    Tenha um ótimo final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
  14. Boa poesia que nos trouxeste. Confesso que não conheço muito da obra de Herberto Helder, tenho de conhecer melhor.

    Votos de um Santo e Feliz Natal, com saúde, paz e amor!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. A paixão como cartão de identidade que nos acompanha após o último suspiro.

    É um poema extraordinário de Herberto Hélder. Quem nos toca desta maneira, vive uma grande paixão, grega que seja.

    Grata, querida amiga Olinda, por este momento.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  16. "Imagine all the people", de John Lennon, faz parte da nossa vida.

    ResponderEliminar
  17. Olinda, excelentes estas suas duas escolhas. que se conjugam perfeitamente.
    Herberto Hélder, sem dúvida um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e
    John Lennon no tema inspirador de gerações.
    Música e Poesia, duas paixões que assumidamente tenho !

    Um beijinho


    ResponderEliminar
  18. Posso assegurar que foi dos poemas mais belas que alguma vez li, (pela escrita, mas seguramente, também pela mensagem que contém e a forma que o poeta o transmite) mais uma escolha perfeita.

    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar