sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A União Europeia, o Brexit e nós...

Vinte e três horas, hora de Greenwich, também hora nossa, e meia-noite em Bruxelas. É quando o Reino Unido sai da União Europeia. Um parto muito difícil que nós, cidadãos europeus, acompanhámos perplexos perante a ausência de visão, de diálogo, de tacto. Como não estar prevista a saída de um membro de uma associação de forma lisa e escorreita? Tratar-se-ia de uma prisão? Depois desta saída é bom que legisladores e quem de direito se debrucem sobre a necessidade de se criarem estruturas de modo a permitir que os estados-membros que queiram sair saiam sem tanto stress.

E agora? Estarão acautelados os interesses dos cidadãos imigrantes que se encontram no Reino Unido e de cidadãos seus nos restantes 27 países da União? É bom que tenham pensado em tudo, pois más consequências por incúria já cansam.

Tivemos aqui no Xaile de Seda momentos de empolgamento em relação à União Europeia, instituída em 1993, pelo Tratado de Maastricht, indo buscar as suas origens ao pós-guerra, na luz que surgia da boa vontade de homens que pretendiam reconstruir a Europa. Começa com a criação, em 1951, da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, e da Comunidade Económica Europeia, 1957, que reúnem à volta dos mesmos interesses a chamada Europa dos seis, Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. A partir de então sempre a crescer em tratados, em instituições, em legislação, em adesões.

Depois o marasmo, na minha óptica. Na altura da crise económica, na acção da Troika, uma certa pusilanimidade. Se não existiu de facto essa fraqueza, o certo é que nos sentimos órfãos e desprotegidos perante a omnipotência dos mercados e decisões políticas draconianas.

Mas não quero alongar-me com este tema. Muitas análises, presumivelmente especializadas, estarão a ser feitas ou hão-de ser feitas.

Neste espaço, apenas quero registar o momento.

E esperar pelo que aí vem.


====

Alguns posts aqui no Xaile
mais este e este e este, talvez


3 comentários:

  1. Tens toda a razão, querida Elvira; não se prepararam para o facto de algum país querer sair, assim como não se prepararam para muitos outros factos e isso, creio, tem trazido um pouco de descrédito em ralação à União Europeia; em muitos aspectos não tem sido a Europa que " homens de boa vontade " idealizaram e que todos nós esperavamos. Para Portugal tem sido muito bom, pois, sem ela, não estávamos tão desenvolvidos, mas há muita coisa a mudar nesta Europa. Um beijinho, querida Amiga e um bom fim de semana, apesar do mau tempo.
    Emilia

    ResponderEliminar
  2. Vi agora que te tratei por Elvira, mas, creio que não te importas. Sabes, há uns anos já, no blog Sexta-feira, tratava muitas vezes a Elvira de Olinda e agora fiz o inverso.
    Já agora, aproveito para corrigir....em relação
    Beijinhos, Olinda!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga

      Negociações e mais negociações durante este ano. Esperemos que as coisas saiam a contento e a União Europeia possa acertar o passo com a evolução dos tempos.

      Vi sim que me trataste por Elvira. :) Isso não tem importância nenhuma, bem sabes. E acontece-nos a todos.

      Bom domingo, querida Emília. Saúde.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar