domingo, 22 de dezembro de 2019

"Vou-me embora para Pasárgada" - ou não vou?

Manuel Bandeira diz que sim. 

Vejamos como e porquê:

Vou-me Embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

Mas, Ovídio Martins,  com o seu ANTI-EVASÃO, dedicado a João Vário, tem uma palavra a dizer sobre o assunto. E outros antes dele.

Completaremos o post em breve.

Entretanto, estarei ausente por uns dias.

VOTOS DE UM BOM NATAL.

ABRAÇOS

====

20 comentários:

  1. rsss, quando vi tua publicação em minha coluna do blog tive que rir, querida Olinda! Deu-me vontade também de ir embora, não para Pasárgada, mas embora do planeta! Marte, talvez, começar a colonizar Marte! E levar comigo gente que gostaria de iniciar tudo diferente. E nenhuma amiga do rei, nenhuma com regalias, aqui no Brasil está cheio disso. Amiga, brincando, no fundo dá vontade de morar num mundo diferente. Mas como é impossível, um sonho muito louco, vou levando a vidinha da melhor maneira que consigo, e desejando aos amigos como você, que tenham um lindo Natal e um 2020 com mais paz, generosidade e alegria.
    Foi ótimo a interação com você nesse ano velho que está terminando, ano que deu o que falar.
    Beijinho, até breve!

    ResponderEliminar
  2. Penso que revela a insatisfação humana de nunca estar bem onde está com a ilusão de que tudo muda por magina noutro local… quando se não mudar o registo, seja onde for… nada há-de mudar...

    ResponderEliminar
  3. As vezes que durante a minha vida fugi para Pasárgada…
    Um grande beijo, minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde... Vim agradecer pela visita ao meu Blog!
    É te deseja um Feliz Natal cheio de Bênçãos e paz pra você e sua família.
    Realmente tem dias que nos dar vontade de ir embora pra bem longe de tudo e todos, recomeçar!!
    Às vezes nos sentimos assim com esse desejo de sair voando como uma gaivota solitária...
    Mas calma... Tudo na vida tem um sentido!
    Tudo passa, até mesmo os nossos sentimentos, desejo...
    Feliz e abençoado Natal!

    ResponderEliminar
  5. Uma escolha perfeita, adoro este poema.
    Olinda para si e para a sua família e amigos, desejo um Natal muito Feliz e um Ano Novo onde apenas cintilem estrelas de alegria trazendo com elas saúde, paz, amor e sonhos realizados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Para Pasárgada ou para outro lado qualquer. Importa é que seja muito bom. Parece que a ventania vai passar e a fuga poderá acontecer.

    O poema é um espanto.

    Boas Festas!

    Beijos, querida amiga.

    ResponderEliminar
  7. Aproveito para desejar um Feliz Natal!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  8. Maravilhosa publicação. Deixando votos de um Feliz e Santo Natal, bem como, um Ano Novo (2020) repleto de Paz, Saúde, compreensão, ternura, e alegria entre amigos.

    BOAS FESTAS

    ResponderEliminar
  9. em verdade, todos temos um Jardim que nos serve de refúgio
    ou de fuga e resguardo, porventura.
    é humano.

    importante, julgo eu, é que o Jardim não se transforme
    em Torre de Marfim.

    notável o poema de Vinicius.

    abraço

    ResponderEliminar
  10. mea culpa, mea culpa, o Poema é de Manuel Bandeira...

    ResponderEliminar
  11. Olá, Olinda!
    Uma maravilha esse poema de Manuel Bandeira.

    Minha amiga Olinda desejo que tenhas um ótimo Natal
    junto aos que te são caros, e que 2020 seja um ano
    para tuas melhores realizações.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  12. Ah, se pudesse amiga eu estaria em Pasárgadas onde ter mais amores é mais comum e abrangente.
    Noite feliz para voce.
    Não entendi sua dificuldade no blog, mas será sempre um prazer ter você por lá.
    É um prazer estar aqui e em 2020 vamos nesta espalhando poesias.
    Beijo no coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Toninho

      Recíproca a amizade e que 2020 nos traga momentos
      de partilha no campo da Poesia e da Prosa.

      Não tive dificuldades no acesso ao seu blog, meu amigo :)
      Eu é que ao subscrevê-lo não consegui inserir o ícone
      do meu blog.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  13. Boa noite de véspera natalina, querida amiga Olinda!
    Ponho-me em Pasárgada toda vez que sinto ser necessário...
    Levo na bagagem do 💟 todos os que amo...
    Muito bom estar com você nestes dias felizes
    Tenha Festas especiais, amiga!
    Bjm carinhoso, festivo e natalino

    ResponderEliminar
  14. Querida Olinda
    Peço ao Papai Noel que viaje em seu trenó
    por todos os recantos deste vasto mundo
    onde residem os amigos do meu coração
    levando-lhes a minha prenda numa bonita encomenda
    adornada com fios seda numa caixa de veludo
    o tesouro maior de minha vida
    o meu sincero e caloroso abraço
    e os meus mais sinceros votos
    de um natal feliz e muito abençoado
    Beijinhos e um afetuoso abraço

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Olinda!
    Um poema lindíssimo de Manuel Bandeira.
    Eu ainda não voltei pro blog, mas não poderia deixar de passar aqui pra te desejar um feliz Natal pra você e todos os teus.
    Que seu Natal seja recheados de paz e muitas alegrias.
    Boas festas minha amiga!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Smareis

      Sensibilizada por ter vindo aqui, com toda a sua amizade,
      trazer-me esses votos de Bom Natal.
      Desejo que tenha passado o seu o melhor possível junto à Família.
      Sei que o regresso ao blog ainda levará o seu tempo.
      Enquanto isso, eu e todos os amigos, estou certa, estaremos consigo
      e lhe enviamos os nossos pensamentos de força e coragem.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  16. Querida Amiga, grande companheira de convívio poético,
    continuação de uma quadra natalícia muito feliz... e para
    finalizar, quem não gostaria de um tenpo em Pasárgada? Srrsssss...
    Desejo-te dias de paz, harmonia e contentamento.
    O meu abraço, Olinda.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  17. Admirável poema! Grata pela partilha, querida Olinda.
    Curiosamente, não sou de desejar outros locais, a ação tem de ser feita no sítio onde estou.
    Bjinhos

    ResponderEliminar