sábado, 14 de dezembro de 2019

Residência





Guardas as estações do sol e as harpas.
Os perfumados símbolos da terra cantam
no primeiro verão do olhar.
As mãos levam-te a vasos de margaridas brancas,
sinuosos e claros oceanos.
Sentas-te à mesa da tribo e repartes o pão.
Um homem que ama nas sombras o fulgor e as essências,
nunca chega tarde aos degraus da alegria, dizes,
o cheiro do vento e do trigo entre os dedos.

Não podes morrer contra o sonho contando as lágrimas,
a face reflectida nos espelhos da alma.

Nunca partas dessa casa onde cresce agora
a voz das crianças, os templos da sua inocência,
as mais bravas e fragrantes ervas do amor.
Queres, eu sei, esse mar, a breve cama dos pombos
quando se abrigam nos rumores.

Não há maior orfandade que chegar à ternura
sem palavras.

Eduardo Bettencourt Pinto


Nasceu em Gabela, Sul de Angola, em 1954. Residiu temporariamente na Rodésia e viveu sete anos em Ponta Delgada, Açores, onde iniciou a sua actividade literária. Reside no Canadá desde 1983. Além de vários livros publicados nos géneros de poesia e ficção, tem colaboração dispersa por jornais e revistas da diáspora norte-americana e europeia.
Ler mais em Correntes d'Escrita - aqui


====

LURA


Eclipse - B.Léza


=====

Poema in "um dia qualquer em junho", pg 31
Ed. Instituto Camões
Imagem - daqui

14 comentários:

  1. Excelente escolha, belíssimo poema.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela sublime partilha. Adorei :))

    Hoje : Deslumbras-te na essência da minha tez

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo

    ResponderEliminar
  3. um poema que vem de longe para refrigério de todas as orfandades - "não há maior orfandade que chegar à ternura sem palavras", lembra o Poeta.

    irresistível poema, em seu apelo de permanência!

    magnífico poema e um grande, grande Poeta

    grato, Olinda
    por dar a conhecer.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Basta uma frase para salvar um poema, mas estes tem tantas imagens fascinantes que me apetece deixar, à querida amiga Olinda, um vaso de margaridas brancas e um ramalhete de beijos.

    ResponderEliminar
  5. Belo poema, e há nele uma espécie de delicadeza um tanto melancólica que desperta uma suavidade em nós enquanto lemos. O vídeo possui, além de tudo, imagens lindas. Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Penso que estivemos ambos a residir em Ponta Delgada,
    em simultâneo e transitoriamente...
    Da Gabela para o Canadá... grandes contrastes!
    Gostei muito do poema, Olinda. Grata...
    Dias muito agradáveis.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigado pela partilha, foi uma boa escolha, pessoalmente desconhecia.

    Obrigado e bom início de semana

    ResponderEliminar
  8. Grata pela partilha. Não conhecia.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. "Um homem que ama nas sombras o fulgor e as essências,
    nunca chega tarde aos degraus da alegria, dizes,
    o cheiro do vento e do trigo entre os dedos."
    Tão belo! Mais um poeta para eu descobrir. Obrigada, minha Amiga Olinda.
    Que tenhas um Natal cheio de conforto e um ano de 2020 com tudo o que desejas.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Já deixei algumas residências e todas trazem-me saudades, mas há uma muito especial, a que me viu nascer e que, agora vazia de gente, parece chorar sempre que olho para ela; olho pouco, confesso...entristece-me que já mal se segure de pé e faz-me lembrar que o principal cuidador dela já partiu e a que mais se dedicava a ela com desvelo imenso esteja também a fraquejar; as duas são fortes e, apesar das marcas do tempo, continuam esistindo para felicidade minha. Nesta residência só se escondem boas lembranças, querida Amiga e por isso, ve-la assim, causa-me uma nostalgia muito grande.
    Amiga querida, tenho passado por aqui quase todos os dias, mas, não tenho podido comentar; a Beatriz está a dormir aqui ao meu lado e só espero que ela me dê mais uns minutinhos para terminar. De tarde fica sempre comigo e, como está a dar os primeiros passos tenho de ficar muito atenta, pois só gosta de andar agarrada às coisas, de um lado para o outro, larga as mãos e cai. Está uma sapequinha. Quero desejar-te um natal muito alegre, com todos os que amas e agradecer-te todo o carinho que tens tido para comigo. Enquanto a vida o permitir, estarei por aqui e a minha sincera amizade também. Bendigo a hora em que criei o começar de novo, pois através dele conheci pessoas maravilhosas como tu, Grande Amiga és. Muito obrigada e daqui te mando um abraço e preso a ele com um lindo laço, vai um montão de beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar
  11. Querida Olinda
    Começando pelo fim... maravilhosos vídeo!
    Gosto muito de música cabo-verdiana, especialmente mornas, que ouço sempre com uma certa emoção porque o meu marido adorava! E, invariavelmente, lembro-me dele sempre que ouço uma morna. Está é lindíssima!

    O poema é soberbo. Não conhecia este autor, e fiquei encantada. Tenho que ir à procura de mais...
    É como te digo, minha querida, vir aqui significa aumentar o conhecimento. Sempre!

    Se não nos “virmos” antes do Natal...
    Boas Festas com muito amor envolvido.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  12. Tão belo que, para deleite, preciso reler...

    Boas Festas, querida Olinda!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Boa noite de semana pré natalina, querida amiga Olinda!
    "Um homem que ama nas sombras o fulgor e as essências"...
    Só se vê bem com o 💟 as essências...
    Sem ternura, somos órfãos do Amor.
    Trago um convite com todo carinho: participe se gostar... Ficarei muito feliz.
    https://www.idade-espiritual.com.br/2019/12/minha-noite-de-natal-x-interacao.html
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar