quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

PENSAMENTO - B.LÉZA




MORNA

PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

UNESCO

2019-12-11

======

Francisco Xavier da Cruz (B.Leza ou Beléza) foi um músico de Cabo Verde.

Natural do Mindelo, B.Leza inovou a morna ao utilizar frequentemente os acordes de passagem, (chamados de meio-tom brasileiro na gíria dos músicos cabo-verdianos), antes pouco usados nesse género musical.

O seu estilo e a sua obra, que começaram a ter sucesso na década de 1950, marcaram a música de Cabo Verde nos vinte anos seguintes. Compôs dezenas de mornas, entre as quais se destacam Eclipse, Miss Perfumado, Resposta de Segredo Cu Mar e Lua Nha Testemunha, que, diz a lenda, foi composta no leito do hospital, dias antes da sua morte a 14 de Junho de 1958.
Diz também a lenda que muitas pessoas iam ter com o mestre B.Leza para lhe pedir uma morna para a pessoa amada, para uma serenata ou para assinalar um acontecimento. Em questão de dias, B.Leza tinha a obra feita. Moacyr Rodrigues escreve que “influenciado pela música brasileira e argentina – B.Leza – vai enriquecer não só a música com a introdução do meio-tom mas também a letra pelo desenvolvimento de ideias”. aqui


=====



4 comentários:

  1. Lindo vídeo! Seja lindo também teu dia! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Gostei sim senhor:))

    Hoje : Tempo incerto numa acalmia que dói

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderEliminar
  3. Nem sempre um certo estilo de música pertence ao passado
    A morna , embala, enternece , aquece a alma
    Oportuno post , Olinda . Gostei
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Regozijo-me, com todos os cabo-verdianos e com todos os que gostam de ouvir esta magnífica música que é a Morna, que foi considerada Património Imaterial da Humanidade pela Unesco.
    Um beijo minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar