quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

O Livro

Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, indubitavelmente, o livro. Os outros são extensões do seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões da vista; o telefone é o prolongamento da voz; seguem-se o arado e a espada, extensões do seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação.
Em «César e Cleópatra» de Shaw, quando se fala da biblioteca de Alexandria, diz-se que ela é a memória da humanidade. O livro é isso e também algo mais: a imaginação. Pois o que é o nosso passado senão uma série de sonhos? Que diferença pode haver entre recordar sonhos e recordar o passado? Tal é a função que o livro realiza.
(...) Se lemos um livro antigo, é como se lêssemos todo o tempo que transcorreu até nós desde o dia em que ele foi escrito. Por isso convém manter o culto do livro. O livro pode estar cheio de coisas erradas, podemos não estar de acordo com as opiniões do autor, mas mesmo assim conserva alguma coisa de sagrado, algo de divino, não para ser objecto de respeito supersticioso, mas para que o abordemos com o desejo de encontrar felicidade, de encontrar sabedoria.

 in 'Ensaio: O Livro'

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Buenos Aires24 de agosto de 1899 — Genebra14 de junho de 1986) foi um escritorpoetatradutorcrítico literário e ensaísta argentino. aqui





Dia Internacional do Tango



=====
Texto: daqui

2 comentários:

  1. Concordo. Pessoalmente, gosto do livro em suporte papel... sentir as folhas, e ler fora de um monitor, rodeado de um ambiente que me transfere como que para uma outra dimensão de paz e tranquilidade, onde posso "ver/viver" o que o livro tem para me dar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Retribuo a visita que fez a meu blog há anos e quero compartilhar a ideia de que o livro é um ente sagrado. Minha mãe introduziu o hábito da leitura em minha vida desde os 5 anos de idade quando me deu a coleção completa da edições melhoramentos. E mais tarde me apresentou Jorge Luis Borges e outros escritores de peso. Amo ler cada vez mais!!! Beijinhos.

    ResponderEliminar