quarta-feira, 5 de outubro de 2022

O simbolismo das espadas

Um dia destes passava eu pela Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, olhei para a estátua entretanto vista em outras ocasiões, mas desta vez deu-me para me perguntar o porquê do braço estendido a apontar em frente, todo decidido. Claro que sabemos que Saldanha era tido como homem de grandes decisões. E fiz um sorriso seguindo a direcção do braço que ia precisamente para a avenida dedicada a Fontes Pereira de Melo, Praça Marquês de Pombal, indo talvez até ao Tejo, se baníssemos todas aquelas construções que tapam a sua visão.

Avancemos mais uns anos, em relação a Saldanha:




E volto* a António Machado Santos, o Herói da Rotunda, como é conhecido, mercê da sua acção na Implantação da República, 5 de Outubro de 1910, e que continuou na vida política na defesa do regime republicano. Como sabemos, morreu ingloriamente abatido pelos ocupantes da camioneta fantasma na noite de 19 de Outubro de 1921, entre outros, como o primeiro-ministro, António Granjo e Carlos da Maia. 

Machado Santos toma parte na insurreição militar de 25 de Janeiro de 1915,- o Movimento das Espadas - que leva à demissão do governo provisório em vigência e que daria posteriormente lugar à instauração da primeira ditadura do republicanismo português. Em causa estavam transferências de militares por motivos políticos e a política do governo favorável à adesão à Primeira Grande Guerra.

A ideia dos insurrectos era entregar as espadas ao Presidente da República, Manuel de Arriaga, e Machado Santos dirige-se ao Palácio de Belém para entregar a espada utilizada na Revolução de 5 de Outubro de 1910. Como se vê, com muito simbolismo à mistura.

É do conhecimento geral a turbulência havida desde a Implantação da República, assunções e quedas contínuas de governos, intrigas várias, obstrução física do Parlamento aos parlamentares, como neste caso que teve de se transferir para o Tojal. De referir que durante esse período tivemos: 7 Parlamentos, 39 Governos, 8 Presidências da República.

A Primeira República encontrará o seu trágico fim com a Revolução de 28 de Maio de 1926, tendo como consequência o regime ditatorial chamado Estado Novo. Mas não nos devemos esquecer das benesses e direitos que a sua implantação trouxe aos portugueses que - ultrapassada a ditadura de 41 anos, interregno em que os ideais da República foram obliterados - terão a oportunidade de verificar a sua consecução real na Revolução de Abril de 1974.




De novo com o Duque de Saldanha (1790-1876),- portador de um pomposo nome, tal como a figura, João Carlos Gregório Domingos Vicente Francisco de Saldanha Oliveira e Daun,- que se destacara como chefe militar na sua participação nas guerras napoleónicas e nas Lutas Liberais. 

Por outro lado, a sua vida política fora bem recheada de cargos ministeriais em vários governos. Com a Revolta dos Marechais, em 1837, tivera de se exilar, sendo reintegrado em 1838 e contando então com o cargo de Embaixador em vários países.

Porquê referir o Duque de Saldanha, hoje, em que se comemora o 5 de Outubro de 1910? Poderia aduzir vários motivos como, por exemplo, que as sementes que levariam ao Partido Republicano já fermentavam no espírito revolucionário de várias individualidades. 

Mas há um outro... 

É que:

À designação dada ao movimento ecoa outro Movimento das Espadas, ocorrido a 5 de Dezembro de 1869, quando um grupo de oficiais generais se manifestaram a favor do Marechal Saldanha após o seu regresso do exílio.


Como diz Antoine-Laurent Lavoisier, cientista de primeira água, infelizmente guilhotinado durante os desvarios da Revolução Francesa: 

Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma...
isto, num sistema fechado, físico ou químico. 

Logo, tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, 
passando a adoptar uma outra.

Donde se poderá concluir que
a tábua rasa é um sofisma.
Será?


 

Desejo-vos uma óptima quarta-feira, meus amigos.

Abraços
Olinda


====
*Veja no Xaile, aqui e aqui:

Leia, aqui
O movimento das Espadas

15 comentários:

  1. Uma verdadeira aula de história que muito gostei de ler. Grato pela partilha.
    .
    Cumprimentos cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Bem, gostei da aula de história Olinda, sobretudo, porque, salvo engano, fiquei hospedado da última vez que estive em Lisboa em um hotel em frente à estátua desse homem público português. Do marquês Pombal conheço um pouco da sua história.
    Sem dúvida, uma bela partilha, pois aguça a curiosidade do seu leitor.
    Abraços,

    ResponderEliminar
  3. Todo começo é involuntário
    Deus é o agente
    O herói a si assiste, vário
    E inconsciente,

    À espada em tuas mãos achada
    teu olhar desce,
    “Que farei com esta espada?”
    Ergueste, e fez-se!

    Fernando Pessoa
    in Mensagem

    ResponderEliminar
  4. Olinda, a espada tem vários significados simbólicos além de força e poder, como justiça e honra. Eu desconhecia a trajetória do Duque de Saldanha (de nome pomposo, realmente) e você até me levou a pesquisar sobre ele. Uma postagem excelente, amiga. Tenho como perfeitas as colocações de Lavoisier, mas não arriscaria responder sua indagação rss. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Gostei de ler. Mas é muita "areia para a minha camioneta"! :)
    -
    Beijos.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  6. Olá Olinda!

    Reviver a história é sempre importante.
    Tenha uma semana repleta de luz
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  7. No lo conocía. Fue muy interesante conocer parte de tu historia. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  8. Uma apreciável lição de história.
    O nosso país está recheado de ocorrências, que nem sempre foi possível coadunar com os objetivos mais idealistas que se pretendiam alcançar.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  9. Há sempre acontecimentos que mais tarde influenciam outros.
    Gostei desta magnífica lição de História.
    Continuação de boa semana, amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Soy española y es curioso que la gran mayoría de las circunstancias históricas que describes han pasado igual en España que en Portugal. El nombre de Salazar y la Revolución de los claveles que abrió un camino a la esperanza de la libertad. En eso estamos y se cometerán errores pero hoy no se pueden silenciar los abusos y corruptelas de los dirigentes políticos ni se tiene que soportar a elementos que abusen del poder, porque hay maneras de expulsarlos. En mi opinión. merece la pena vivir en democracia.

    ResponderEliminar
  11. Um excelente texto informativo que me recordou uns factos e me apresentou outros desconhecidos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Olinda,
    Mutos destes factos eu desconhecia e gostei da forma límpida como narrou estes momentos da nossa História!
    O saber não ocupa lugar e gosto de aprender.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  13. Obrigada amiga Olinda, por esta excelente lição de história.
    Trabalhei no Saldanha durante bastante tempo e nunca olhei, como devia olhar, para a estátua do Duque de Saldanha.
    Vou reler. Beijo.


    ResponderEliminar
  14. Olá :)
    Sempre gostei de história.
    Foi uma boa revisão, e também aprendizado.
    Tenho cá em casa 2 livros com o nome " Histórias da História" em que se fala de pequenos ou grandes momentos numa outra visão.
    Foi lá que li a historia do Marquês Pombal ter desobedecido à ordem de D. Maria I de tirar os pés de Pombal, sob pena de morte. :)
    Gostei muito desta publicação
    Abraço e brisas doces ***

    ResponderEliminar
  15. Boa noite de sábado, querida amiga Olinda!
    Um post história que eu gostei de aprender.
    Espadas tem muitos sentidos.
    No espiritual, por exemplo, ela é uma armadura. Usada para legítima defesa.
    Não difere muita do sentido físico, entretanto pode ser usada com má intenção de apenas atacar...
    Que espadas sejam do bem!
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙

    ResponderEliminar