quinta-feira, 11 de abril de 2019

...agora somos sete...


PAULINA CHIZIANE, escritora moçambicana, diz-se contadora de histórias e não romancista: Escrevo livros com muitas estórias, estórias grandes e pequenas. Inspiro-me nos contos à volta da fogueira, minha primeira escola de arte.Essas suas palavras fazem-me lembrar a arte de contar a vida passada, os mitos e as lendas, que os mais velhos (os griots) transmitiam ou transmitem, ainda, aos jovens. A oratura - outra designação que tem vindo a fazer escola.

Balada de amor ao Vento é o primeiro livro de Paulina Chiziane, publicado em 1990 e, tal como o nome indica, trata-se de uma história de amor, antes de mais. O primeiro capítulo começa já numa toada lírica envolvente, em que a saudade, as recordações num tom sofrido nos dão a medida do valor sentimental desta narrativa. Ali, toda a natureza é chamada: as árvores, as ervas, as plantas, as flores, os bichos e, especificamente, o SaveEste atravessa o livro, quase testemunhando as ilusões e desilusões de Sarnau no seu amor por Mwando.

Tenho saudades do meu Save, das águas azul-esverdeadas do seu rio. Tenho saudades do verde canavial balançando ao vento, dos campos de mil cores em harmonia, das mangueiras, dos cajueiros e palmares sem fim. Quem me dera voltar aos matagais da minha infância, galgar as árvores centenárias como os gala-galas e comer frutas silvestres na frescura e na liberdade da planície verde. Estou envelhecida e sinto a aproximação do fim da minha jornada,(...)

Essa caminhada inicia-se quando Sarnau avista Mwando e sente-se presa àquele amor, irremediavelmente. Dá-se o encontro: as mãos encontram-se, veio o abraço tímido. Trocámos odores, trocámos sabores, empreendemos a primeira viagem celestial nas asas das borboletas. Mas cedo, vem a desilusão. Mwando casa-se com outra mulher por imposição familiar, diz ele.

E ela, Sarnau, descoroçoada, aceita casar com o filho do rei, recebendo a família o lobolo de 36 vacas. Depressa constata que existem mais seis mulheres além dela: agora somos sete...

Abri com violência a porta do meu quarto. Meu marido está ao lado de outra mulher mesmo na minha cama, sorriem, suspiram envoltos nas minhas capulanas novas, meu Deus, eu sou cadáver, abre-te terra, engole-me num só trago. Caminhei vencida para a fogueira e aqueci o banho deles...

Paulina Chiziane, denuncia, neste seu primeiro romance, a poligamia e a condição de subalternidade e humilhação da mulher. Fá-lo-á também em "Niketche - uma história de poligamia", publicado em 2002.

Queira ler, aqui, fazendo download, o seu Testemunho - EU, MULHER...POR UMA NOVA VISÃO DO MUNDO.

Um texto inspirador.

====


Acabo de saber do falecimento da Dina. As suas canções fazem parte do nosso imaginário. As suas composições, a sua voz, o seu talento, dão-nos a certeza de que haverá sempre música entre nós. Para além da morte.

Há sempre música entre nós



2019-04-12


=====

No meu texto: 
Excertos e expressões retirados de "Balada de amor ao vento", dos capítulos 1, 6, 8 
*Uma voz feminina em África - aqui
Paulina Chiziane, primeira romancista moçambicana - com video

====

Dina - "há sempre música entre nós" - Youtube
   

38 comentários:

  1. Uma publicação que merece leitura atenta.

    R; O Facto de não conseguir seguir-nos, deve ser do próprio sistema. Vá tentando. Obrigada pelo carinho.

    Hoje:-"A carta" - a esperança é a minha única salvação. {Poetizando e Encantado}

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irei tentando, Larissa.

      Também lhe desejo uma Santa Páscoa.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  2. Moçambique está longe, mas é-nos tão próximo! Acredito que, a sugestão de uma autora moçammbicana, tenha sido intencional neste conturbado momento. De qualquer modo, a forma como a obra nos é apresentada, leva-me a pensar que será uma leitura estimulante. Não perderei!

    Beijo, querida Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, querida Teresa. Tenho trazido alguns alguns aspectos da literatura moçambicana para o nosso convívio e isso é intencional. São autores que acabara de estudar e ler quando se deu a tragédia em Moçambique. Assim, resolvi falar deles ainda que de forma resumida, em sua homenagem.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  3. Boa partilha
    vou tentar o livro

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Muito bem.
      Acho que iria gostar de o ler.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  4. Esse modo de estar em poligamia matava-me em pouco tempo,
    não suportava o vexame...
    Vou colocar a página nos favoritos, porque a escritora seduziu-me.

    Quanto à Dina não sabia que estava tão doente, lamento muito.

    Querida Amiga, um fim de semana em contentamento com tudo a seu contento.
    Beijinhos, Olinda.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  5. Querida Olinda, tenho consciência de que deveria vir a este Xaile todos os dias, mas só tenho conseguido ler algumas coisas, porque a minha querida netinha, como sabes, ocupa-me bastante e agora já está na fase da sopinha ao almoço e jantar e a frutinha à tarde. Estive a reler com cuidado estes autores que desconhecia; Moçambique merece que estejamos unidos a esse povo sofredor, pelo menos, em pensamento, já que nada mais podemos fazer. São autores que irei pesquisar para conhecer melhor e que me agradaram muito. Obrigada por fazeres com que vá daqui sempre mais informada e, tenho a certeza que entendes a minha ausência. Deixo-te um abraço bem apertado e toda a minha amizade. Um bom fim de semana e saúde para todos. Também fiquei triste con a morte da Dina.
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília

      Os bebés requerem muita atenção, com as suas "exigências" e horas para tudo, pelo que o tempo para outras coisas escasseia, é verdade.
      Assim, mais valor ainda dou às tuas visitas e comentários.

      Em relação à Literatura Moçambicana, penso fazer ainda mais dois ou três posts, com Mia Couto, Ungulani Ba Ka Kosa e, por último, sobre o veículo dessa escrita, a Língua Portuguesa.

      Uma Santa Páscoa para ti e toda a Família.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  6. Em Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, tem 22 livros da autora, entre eles aqueles de que fala no post. É uma leitura a fazer em breve. Obrigada pela partilha!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venho corrigir a minha afirmação, pois a BLCS tem 22 livros da autora, mas muitos repetidos.

      Eliminar
    2. Cara Lua Azul

      Já era para lhe ter respondido, para lhe agradecer a informação sobre os livros da autora que existem no acervo da BLCS. Mesmo repetidos, é muito importante essa existência pois permite a vários leitores a requisição da obra pretendida a tempo e horas.

      Muito obrigada.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  7. Um preâmbulo excelente a convidar a abertura de páginas dos livros de PAULINA CHIZIANE.

    "Há sempre música entre nós" por singela Homenagem á partida da Dina.
    Me associo.



    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sol da Esteva

      Contente por poder transmitir esse incentivo.

      Quanto à Dina, as suas canções ressoam aos nossos ouvidos à simples menção dos títulos, não é?

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  8. Mais uma bela homenagem a Moçambique.
    Paulina Chiziane, uma escritora que desconhecia mas que irei agora procurar nas livrarias, graças a ti amiga Olinda.
    De Dina recordarei algumas canções «frescas» como a sua voz. Partiu demasiado cedo.
    Beijo, bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Obrigada, querida Teresa. Conforme disse à Emília, acima, penso trazer mais dois autores da literatura de Moçambique.

      Sim, a Dina partiu demasiado cedo. Ela e as suas canções são inesquecíveis, eternizando-a nos nossos corações.

      Boa Páscoa, minha amiga.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  9. Moçambique tão perto, tão rico literáriamente e tão eficaz este XAILE, quando aqui se decide publicar algo. Sempre atenta.
    beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Ana.
      És muito generosa.
      Boa Páscoa.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  10. Oi Olinda
    Eu não conhecia esta autora mas fui me envolvendo tanto que lamentei a ruptura; Um estímulo para ler a obra completa
    Beijos e uma feliz semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Gracita

      Sim, é um livro que nos envolve na sua trama e nos temas de que trata.

      Boa Páscoa, minha amiga.

      Bj

      Olinda

      Eliminar
  11. Fiquei contente por me dar a conhecer aqui a escritora moçambicana Paulina Chiziane que desconheço mas vou procurar. Gostei muito do que li.
    Quanto à Dina é e será sempre um gosto ouvi-la cantar, apesar de nos deixar tão cedo.
    Uma boa semana e uma Páscoa feliz.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Querida Graça

      Agradeço-lhe o facto de ter apreciado. Pretendo trazer mais alguns autores moçambicanos. É uma forma de irmos falando de Moçambique, mantendo no nosso horizonte os problemas que o afectam, e ao seu povo, nesses dias aflitivos. E também lembrar um pouco da sua História.

      Uma Santa Páscoa lhe desejo.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Boa Páscoa também para si, Puma.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  13. OI OLINDA!
    ÓTIMA PARTILHA, NOS INSTIGANDO A CONHECER O TRABALHO DA ESCRITORA, PAULINA CHIZIANE MAIS A FUNDO.
    FELIZ PÁSCOA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.bcr/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Zilani

      E eu agradeço-lhe imenso o ter aqui vindo tomar contacto com o que vou publicando.

      Feliz Páscoa também para si.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  14. Não conhecia a Paulina Chiziane, mas vou procurar conhecer melhor. Adora os contadores de histórias, talvez porque eu mesma tenha a pretensão se o ser.
    A morte da Dina apanhou-me de surpresa, nem sequer sabia que estava doente.
    Foi uma grande perda.
    Desejos de uma Santa e Feliz Páscoa
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Gosto muito dos seus contos, cara Elvira, especialmente porque muitos deles se baseiam nas suas próprias vivências.

      Boa Páscoa também para si e para a sua linda Família.

      Bj
      Olinda

      Eliminar
  15. Que a alegria da Páscoa invada os nossos corações irradiando LUZ para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, enchendo-o de Saúde, Paz e Amor.
    Lembremos os que não podem estar à nossa mesa, mas estão, SEMPRE, nos nossos corações. Feliz Páscoa!

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo te desejo, querida Mariazita.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  16. Nunca li nada da Paulina Chiziane, mas registei a sugestão.
    Dina foi uma boa cantora. Paz à sua alma.
    Olinda, um bom resto de semana e uma Páscoa Feliz.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, caro Jaime.
      Também lhe desejo uma Boa Páscoa.

      Abraço

      Olinda

      Eliminar
  17. A Páscoa é uma passagem
    uma fuga para a vida
    contra todos os cativeiros

    Bj

    ResponderEliminar

  18. Talvez. Tudo é possível.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar